A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software
Mitos e Problemas Relacionados ao Software Metodologia e Engenharia de Software

2 Gerência de Projetos Trabalhar com desenvolvimento de software sempre foi uma tarefa difícil. A evolução constante da tecnologia e a crescente demanda por softwares como novas soluções, trás consigo a aparente ilusão de que tudo pode ser desenvolvido.

3 Gerência de Projetos A comunicação com as partes envolvidas no projeto de software também pode ser outro obstáculo para o desenvolvimento de programas com a qualidade desejada.

4 Gerência de Projetos Não é muito difícil aprender uma nova linguagem de programação e “sair programando”. Essa maneira e particularidade que cada pessoa tem de programar, pode ser visto como outro problema.

5 Gerência de Projetos A falta de uma metodologia, de métodos e de técnicas para desenvolver software fez com que durante muito tempo os “artistas” criassem e desenvolvessem programas de acordo com o método de trabalho próprio desenvolvido ao longo de suas carreiras.

6 Gerência de Projetos A ausência de uma área para tratar e apresentar soluções para esse problema também contribuiu muito para que todo esse cenário evoluísse a tal ponto. Aparece então, depois de algum tempo a Engenharia de Software, um ramo da tecnologia que cuidaria dos assuntos relacionados ao software. A engenharia de software veio quase que como resposta a essa crise que “pairava” sobre a área de desenvolvimento.

7 Gerência de Projetos A necessidade de validar os programas, a complexidade dos softwares, imaturidade da Engenharia de software, até então, como profissão, a má gestão dos projetos com estouro de orçamentos e prazos, a baixa qualidade dos programas criados, o não atendimento aos requisitos exigidos pelos clientes, códigos de difícil entendimento, foram algumas das causas mais comuns para o problema evoluir.

8 Gerência de Projetos Como resolver um problema como esses?

9 Gerência de Projetos A falta de comprometimento e conhecimento dos muitos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas áreas que trabalham colabora, ainda hoje, para que os softwares criados contribuam para a conhecida “Crise do Software”. O que nos leva, ainda nos dias atuais, ouvir frases como: “Se os engenheiros construíssem pontes como os analistas constroem softwares o mundo estaria perdido”.

10 Gerência de Projetos Rever técnicas, mudar paradigmas sobre o desenvolvimento de softwares podem ser soluções para alguns desses problemas.

11 Gerência de Projetos A fase mais crítica no desenvolvimento de sistemas pode ser considerada a fase de Estudos, que consideraríamos como o levantamento de requisitos, que quando mal executada pode levar a um entendimento errado e distorcido da necessidade e consequentemente a construção de um “software certo” para um “problema errado”.

12 Gerência de Projetos Observando o cenário de construção de softwares, nos dias de hoje, pode-se perceber que há uma falta de interação entre os colaboradores da equipe de desenvolvimento na fase mais importante do Projeto, a fase de Levantamento de requisitos. Outro ponto a tratar é um item que pode ser considerado como fator de sucesso para um projeto, a relação interpessoal. Trabalhar a comunicação e o entendimento de todos os envolvidos no projeto é de grande importância e necessidade para a boa realização e bom andamento do conjunto.

13 Gerência de Projetos Utilizar o tempo de forma eficiente fazendo com que todos colaborem cada vez mais, motivando a equipe e evitando retrabalho estando atento assim ao custo e ao prazo do trabalho contribui com resultados desejáveis em um projeto de software, o que reduz ainda o risco de erros em todo processo de desenvolvimento e informatização de uma empresa.

14 Gerência de Projetos Embora com tantas mudanças já vivenciadas: novas técnicas, novos métodos e novas ferramentas para o desenvolvimento, cada vez mais ágil e livre de falhas, falta ainda uma educação e treinamentos mais apropriados para os profissionais da área. A escassez de investimento e a ausência de um olhar crítico para a construção de softwares que atendam verdadeiramente as necessidades e estejam diretamente relacionados com os padrões de qualidade exigidos, ainda colabora pra que a crise do software continue nos assombrando.


Carregar ppt "Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google