A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Sílder Lamas Vecchi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Sílder Lamas Vecchi"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Sílder Lamas Vecchi
Teste de Software Professor Sílder Lamas Vecchi

2 Conteúdo 1. Definição de Teste e suas Classificações 1.1 - Introdução
1.2 – O que é homologação 1.3 – História do teste. 1.4 – A falta de teste 1.5 – O que é um software de qualidade. 1.6 Como o teste funciona no RUP. 1.7 – Classificação dos Defeitos

3 Conteúdo 2 – Detalhamento dos vários tipos de teste
2.1. Teste Exaustivo 2.2. Teste Estrutural 2.3. Teste de Regressão 2.4. Teste de Software Estático 3 – Estudos de Caso

4 Os Softwares no Mundo Moderno
O Software tem um papel importante no apoio aos negócios das empresas. As empresas dependem cada vez mais de Software. Os softwares tem se caracterizado, na sua maioria, por apresentar um gradne números de defeitos, afetando a usabilidade, a funcionalidade, a segurança e a confiabilidade dos mesmos. (prejuízos) Exemplo: INTERNET Os usuários abandonam o site, insatisfeitos com a sua usabilidade e/ou funcionalidade.

5 O que é Teste? Prova pela qual se colhem amostras de comportamento. Exame crítico ou prova das qualidades de uma pessoa ou coisa. PROVA, EXAME, VERIFICAÇÃO TESTAR – Submeter a Teste, experimentar, por a prova. Fonte: Aurélio.

6 Por a prova, considerar bom, comprovar, confirmar, consolidar.
O que é Homologação APROVAR, RATIFICAR Por a prova, considerar bom, comprovar, confirmar, consolidar. Fonte:Aurélio

7 História do Teste Primórdios do Desenvolvimento Navegação pelo código
Correção de erros conhecidos Depois vieram: Processo de detecção de erros, Engenharia de software, Qualidade de software, Padrões Mundiais, Ferramenta de Testes e Bug Ano 2000

8 Métodos Tradicionais de testes não funcionam
Nem todos os requisitos são testados. Informalidade no processo de testes. Pouca importância atribuída ao processo de testes. Defeitos só detectados em produção, onde custam de 100 a 1000vezes mais para serem consertados. Falta de automação de testes Falta de metodologia de testes.

9 A falta de Teste Aumento de falhas devido a podre qualidade;
Aumento dos custos de desenvolvimento; Aumento do custo de suporte; Falta de confiabilidade do produto no mercado; Insatisfação dos clientes e usuários; Perda de mercado.

10 O que é um software com qualidade
O que é um software com qualidade? Consideramos um software de qualidade quando: O número e a severidade dos defeitos residuais do processo de teste é aceitável pela organização (não existe um software 100% livre de erros) O software é entregue dentro do prazo e custo, atende aos requisitos e/ou as expectativas. Ter sido construído de tal maneira que possa ser mantido de forma eficiente após sua implantação. “O quanto se quer melhorar dependerá de quanto se deseja investir”

11 Visões sobre qualidade de software
Usuário Desenvolvedor Organização Facilidade de Uso Desempenho Confiabilidade dos Resultados Preço do Software Taxa de defeitos Facilidade de Manutenção Conformidade em relação aos requisitos de usuários Cumprimento de prazo Boa previsão de Custo Boa Produtividade

12 Objetivos da Atividade de Teste
A ATIVIDADE DE TESTE DE SOFTWARE é o processo de executar um programa com a intenção de descobrir um erro. UM TESTE BEM SUCEDIDO é aquele que revela um erro ainda não descoberto.

13 Administrando Interesses Quando o teste se inicia há um conflito de interesses:
Desenvolvedores: têm interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos Testes: têm interesse em mostrar que o programa tem erros. Do ponto de vista pscológico: Análise, projeto e codificação de software são tarefas construtivas. Teste é tarefa destrutiva.

14


Carregar ppt "Professor Sílder Lamas Vecchi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google