A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adélia Barros (adelia_nassau@yahoo.com.br) Testes de Software Adélia Barros (adelia_nassau@yahoo.com.br)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adélia Barros (adelia_nassau@yahoo.com.br) Testes de Software Adélia Barros (adelia_nassau@yahoo.com.br)"— Transcrição da apresentação:

1 Adélia Barros (adelia_nassau@yahoo.com.br)
Testes de Software Adélia Barros

2 Roteiro Definições Testes e Homologação X CMMI Testes
Papéis e Fluxos de Atividades Artefatos Benefícios Conclusão

3 Definições Testes Afirmações mais comuns
Garantir que o programa corresponde à sua especificação; Certificar de que o software não faz o que não está proposto para ser feito; Ter confiança de que o software terá um desempenho adequado; Provar que o programa não contêm erros; O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

4 Definições Testes Definição Formal
É uma atividade direcionada para avaliar um atributo ou capacidade de um programa ou sistema e determinar se o mesmo satisfaz os resultados requeridos. [Hetzel] São técnicas de controle da qualidade baseadas na realização de experimentos controlados. [Staa] É o processo de executar um programa ou sistema com a intenção de encontrar erros. [Myers] O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

5 Definições Testes Verificação Dinâmica
No contexto da macroatividade é uma verificação dinâmica do comportamento do produto ou componente de software em um conjunto finito de casos de teste, em relação ao comportamento esperado. Verificação Dinâmica Os testes serão realizados com o produto ou componente de software em execução. O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

6 Definições Finito Esperado
Os testes são aplicados a um conjunto limitado de casos de teste selecionado através do equilíbrio entre os recursos disponíveis e os requisitos de teste. Esperado É necessário definir os resultados aceitáveis; O comportamento observado do produto pode ser comparado com: Especificação; Expectativas do usuário; O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

7 Definições Alvo do Teste Teste de Unidade Teste de Integração
Visa testar pequenas partes ou unidades do sistema. Teste de Integração Visa encontrar falhas provenientes da integração das unidades/componentes do sistema. Teste de Sistema Visa encontrar falhas no comportamento do sistema. Varre-o simulando a utilização de um usuário final. Sistema UI O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos. Comp.

8 Definições Objetivo do Teste Testes de Aceitação Teste Funcional
Validar o comportamento do sistema conforme os requisitos do cliente; Realizado geralmente por um grupo restrito de usuários finais do sistema. Teste Funcional Verificar o comportamento do sistema em relação a sua especificação. Teste de Regressão Verificar se as modificações não causaram efeitos indesejados através de um re-teste seletivo do sistema.

9 Definições Objetivo do Teste Teste de Performance Teste de Stress
Verificar se o sistema está conforme com os requisitos específicos de performance como, capacidade e tempo de resposta. Teste de Stress Verificar o sistema com a carga máxima projetada. Teste de Usabilidade Avaliar a facilidade de uso e aprendizagem do sistema pelo usuário final.

10 Testes e Homologação x CMMI
Área de Processo Verificação O objetivo da verificação é assegurar que os produtos de trabalho selecionados (artefatos) atenderão seus requisitos. [CMMI 2004] Atividades que atendem à verificação: Revisão por Pares: Verificação estática dos artefatos produzidos em todas as fases do projeto. Testes: Verificação dinâmica do software ou componente de software em execução. Homologação: Verificação dinâmica através de testes de aceitação. O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

11 Testes e Homologação Verificação Estática Dinâmica Homologação Testes
Revisão por Pares Dinâmica Homologação Testes O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

12 Testes e Homologação x CMMI
A validação confirma que o produto, como fornecido, irá atender o seu uso pretendido. Em outras palavras, a validação assegura que “você construiu a coisa certa”. [CMMI 2004] Validação O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos. Dinâmica Homologação

13 Papéis e Fluxos de Atividades
Planejar Testes Nesta atividade será definido o escopo, os recursos a serem utilizados, prazos, estratégias e técnicas de testes. Artefatos de Entrada Requisitos Relatório de Análise e Impacto Artefatos de Saída Plano de Testes Configuração de Hardware e Software

14 Papéis e Fluxos de Atividades
Subatividades x Papéis x Artefatos

15 Papéis e Fluxos de Atividades
Projetar Testes Nesta atividade, os casos de testes serão elaborados. Em paralelo, será iniciada a preparação do ambiente de testes. Artefatos de Entrada Plano de Testes Requisitos Modelo de Projeto Artefatos de Saída Modelo de Testes Plano de Testes ‏ Configuração de Hardware e Software Especificação das Unid. de Implementação

16 Papéis e Fluxos de Atividades
Subatividades x Papéis x Artefatos

17 Papéis e Fluxos de Atividades
Implementar Testes Neste momento serão implementados os scripts automáticos e/ou manuais, programas, stubs, e massas de dados. Artefatos de Entrada Modelo de Testes Especificação das Unid. de Implementação Modelo de Projeto‏ Plano de Testes ‏ Configuração de Hardware e Software Artefatos de Saída Unidade de Implementação

18 Papéis e Fluxos de Atividades
Subatividades x Papéis x Artefatos

19 Papéis e Fluxos de Atividades
Executar Testes Nesta atividade os testes serão executados e os relatórios de resultados serão gerados para posterior avaliação. Artefatos de Entrada Build do Sistema Modelo de Testes Artefatos de Saída Log de Testes ‏ Resultados de Testes

20 Papéis e Fluxos de Atividades
Subatividades x Papéis x Artefatos

21 Papéis e Fluxos de Atividades
Avaliar Resultados Nesta atividade os resultados serão consolidados. Tem por finalidade indicar a qualidade do produto para tomada de decisão do gerente. Artefatos de Entrada Plano de Testes ‏ Resultados de Testes Modelo de Requisitos Modelo de Testes ‏ Artefatos de Saída Relatório de Avaliação de Testes

22 Papéis e Fluxos de Atividades
Avaliar Resultados

23 Benefícios Vantagens Aumento da qualidade do produto;
Aumento das chances de sucesso numa Homologação; Redução de retrabalho; Diminuição de manutenções corretivas; Maior credibilidade junto ao cliente; O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

24 Conclusão Conclusão A principal finalidade dos testes é localizar e expor os pontos fracos do software; A realização dos testes é normalmente limitada por restrições de prazo ou de custos; Testes deve ser visto como uma atividade crítica e realizada de forma sistemática e efetiva. [Patton] O teste do software é uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que pareça, é mesmo o de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

25 Dúvidas?


Carregar ppt "Adélia Barros (adelia_nassau@yahoo.com.br) Testes de Software Adélia Barros (adelia_nassau@yahoo.com.br)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google