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Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA

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Apresentação em tema: "Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA

2 Engenharia de Manutenção
Os esforços para reduzir custos com manutenção, bem como aumentar a disponibilidade de máquinas para a produção com confiabilidade, fizeram surgir, a partir da década de 1960 a Engenharia de Manutenção, com as funções de: Analisar a procedência de falhas; Classificar, padronizar, homologar, codificar materiais de manutenção; Atualizar tecnologias (retrofit) Planejar grandes reformas

3 Funções da Engenharia de Manutenção (continuação)
Pesquisar e analisar a aplicação de novos materiais; Analisar contratação de serviços de terceiros; Especificar níveis de estoques de peças sobressalentes; Indicar métodos de manutenção a serem aplicados aos diversos equipamentos e componentes; Definir padrões de manutenção; Assessorar tecnicamente outros setores.

4 Funções da Engenharia de Manutenção (continuação)
Definir parâmetros de controle de manutenções preditivas: Periodicidade, Instrumento, Faixa de controle; Definição de métodos de tendência de falhas em preditivas;

5 Prevenção da Manutenção
A principal função da Engenharia de Manutenção está na atividade de prevenir para a máquina opere por longos períodos sem manutenção; ou que esta seja rápida o suficiente, tornando os prejuízos das paradas de produção insignificantes. Como então fazer a Prevenção da Manutenção?

6 Prevenção da Manutenção
A prevenção da manutenção é feita atacando a origem das falhas. A falha pode originar: No projeto Na fabricação Na instalação Na manutenção Na operação

7 Prevenção da Manutenção
Ferramentas gerenciais auxiliam na identificação das causas das falhas: Diagrama de Ishikawa; FMEA MCC (CRM)

8 FEMA = Failure Modes and Effects Analylis
FMEA na Manutenção FEMA = Failure Modes and Effects Analylis (Análise dos Modos e dos Efeitos de Falhas)

9 FMEA Técnica utilizada para definir, identificar e eliminar falhas, problemas ou erros potenciais ou conhecidos do sistema, projeto, processo e/ou serviço antes que eles cheguem ao usuário. propriamente conduzida fornece informações auxiliares na redução do risco operacional de sistemas e para evitar que falhas/erros cheguem ao usuário

10 FMEA Método sistemático para analisar todas as maneiras em que as falhas podem ocorrer. Falhas analisadas quanto a: Efeito Gravidade Ocorrência (frequência) Facilidade de detecção.

11 FMEA - Aplicações Identifica ações corretivas que previnam a ocorrência de falhas. Identifica modos de falhas conhecidos. Identifica causa e efeito de cada modo de falha. Prioriza modos de falhas. Elenca ações corretivas.

12 FMEA - Conceitos FUNÇÃO BÁSICA OU PRINCIPAL E FUNÇÃO SECUNDÁRIA:
O que o processo ou produto faz? Exemplo de produto: Porta de um carro. Função básica: Entrar e sair de um veículo. Função secundária: Proteger o motorista de ruído.

13 FMEA - Conceitos Básicos
FALHA : Caracteriza-se por um sistema ou parte do mesmo que pare de funcionar ou apresente uma situação de funcionamento não conforme com as intenções do projeto. Descreve-se a falha através de um Modo, Efeito e de uma Causa.

14 FMEA - Conceitos Básicos
MODO DE FALHA: É a descrição da maneira de como a falha ocorre (tipo de falha ). Exemplo: Ruído existente na parte de cima da porta do carro.

15 FMEA - Conceitos Básicos
EFEITO DA FALHA : É a conseqüência observada de um Modo de Falha sobre a operação de um sistema ou parte dele. Exemplo: Insatisfação do motorista.

16 FMEA - Conceitos Básicos
CAUSA DA FALHA: É a razão básica da ocorrência da Falha ou motivo que inicia o processo de deteriorizacao que resulta a FALHA Exemplo: Vedação insuficiente da porta. EFEITO DA FALHA : É a conseqüência observada de um Modo de Falha sobre a operação de um sistema ou parte dele. Exemplo: Insatisfação do motorista.

17 FMEA - Conceitos Básicos
CRITICIDADE: É uma medida das conseqüências de um modo de falha e sua freqüência de ocorrência ANALISE DE CRITICICIDADE (A.C): É um procedimento pelo qual cada Modo de Falha potencial é ordenado, de acordo com influencia combinada da SEVERIDADE e a probabilidades de OCORRENCIA.

18 Componentes que definem a prioridade de uma falha
Severidade (S) Gravidade (em termos de efeito) da falha. Ocorrência (O) Freqüência de incidência de uma falha Detecção (D) Capacidade de detectar a falha antes que ela chegue ao usuário.

19 Índice de Severidade (S)
Pondera a CONSEQUÊNCIA da falha: Efeito não é notório – ( é razoável que o usuário não perceba a falha.) Pequena chance do efeito – ( o usuário perceberá a falha mas não ficará insatisfeito por causa dela ) Efeito Moderado – ( o usuário perceberá a falha e ficará insatisfeito com ela. NÃO AFETA A SEGURANCA Efeito Critico – ( o usuário fica muito insatisfeito e AFETA A SEGURANCA.

20 Índice de Severidade (S)

21 Índice de Ocorrência (O)
Estima a probabilidade de ocorrência para uma falha Extremamente remoto Pequena chance Chance Moderada Certamente ocorre

22 Índice de Ocorrência (O)

23 Detecção da falha (D) Estima-se a probabilidade de que uma falha potencial, seja detectada antes de atingir o cliente. É a probabilidade do Defeito Chegar ao Usuário. Certamente Detectada Moderada Chance de Detectar Pequena Chance de Detectar Impossível de Detectar

24 Detecção da falha (D)

25 RPN - Risk Priority Number
RPN = (O) x (S) x (D) Determina a prioridade relativa da falha em termos de dirigir as ações corretivas. É uma forma de estimar a CRITICIDADE. Falhas devem ser analisadas sempre que tiverem RPN > 50 Atuar em 50% da falhas

26 Ações corretivas Severidade ≥ 9 Severidade x Ocorrência, alto.
Alto Valor para RNP 95% das Causas. RNP > 50.

27 Prática

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