A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aulas 18 Gestão da Manutenção Utilização racional de recursos Orçamentação da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aulas 18 Gestão da Manutenção Utilização racional de recursos Orçamentação da."— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aulas 18 Gestão da Manutenção Utilização racional de recursos Orçamentação da manutenção XENOS. Gerenciando a manutenção produtiva NASCIF – A importância da gestão de manutenção (artigo)

2 Equipe de manutenção Equilíbrio entre disponibilidade de máquinas para a produção x quadro reduzido de pessoal. Equilíbrio entre centralização e descentralização da manutenção. Empowerment aumenta a agilidade. É preciso ter tempo para cuidar das atividades de planejamento de preventivas e preditivas, bem como dos retrofits

3 Equipe de manutenção Quais ferramentas podem ajudar o gerente a determinar um quadro tal que custe o mínimo possível e mantenha a máxima disponibilidade de máquinas na produção? Equipe de planejadores da manutenção e equipe de executores. É realmente necessária a divisão destas tarefas? No caso de erros, de quem é a responsabilidade?

4 Estoques de peças para manutenção Custo da falta versus custo da manutenção. Just in time. PDCA aplicado à gestão de estoques. Administrar peças sobressalentes é diferente de administrar peças para produção? E quanto às ferramentas e aos instrumentos de medição e verificação?

5 Estoques de peças para manutenção Tipos de estoques na manutenção: – Para atender a planos de manutenção – Para reposição de emergência – Peças recuperadas, mas que já foram substituídas por outra. – Ferramentas – Instrumentos e aparelhos de medição e análise.

6 Estoques de peças para manutenção Armazenamento: – Condições de armazenamento – Organização: Localização Padronização – 5S. – Tem que se evitar a demora para localizar a peça. – Evitar também burocracia excessiva, que resulte em perda de tempo no processo de requisição.

7 Orçamento da Manutenção Bases: – Manutenções planejadas. – Histórico de corretivas e aperfeiçoamentos – Planos de retrofits. – Previsão de produção e consequentes reflexos na probabilidade de falhas de equipamentos. – Backlogs.

8 Orçamento da Manutenção Custos Envolvidos: – Materiais de uso contínuo: lubrificantes, estopas, eletrodos, arames, alguns parafusos, etc. – Peças técnicas: rolamentos, retentores, correias, peças especiais, etc. – Mão de obra – Servisos de terceitos

9 Orçamento da Manutenção Anual Mensal Semanal Preparar com antecedência suficiente para permitir as revisões necessárias. Um orçamento deve ser sempre acompanhado e analisadas as divergências entre plano e real. Ajustes podem ser necessários ao longo das realizações.


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aulas 18 Gestão da Manutenção Utilização racional de recursos Orçamentação da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google