A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas 17 Estrutura da Manutenção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas 17 Estrutura da Manutenção"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 17 Estrutura da Manutenção
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aulas 17 Estrutura da Manutenção Fontes Consultadas KARDEC, A. Manutenção – função estratégica XENOS. Gerenciando a manutenção produtiva NASCIF – A importância da gestão de manutenção (artigo)

2 Estrutura da Manutenção
Não existe uma estrutura ideal para a manutenção. Cada situação deve ser adequada às peculiaridades da complexidade dos trabalhos e dos recursos disponíveis. Mas há controles e procedimentos básicos comuns às diferentes estruturas.

3 Organização e Controle
Arquivo de catálogos Físico e/ou eletrônico O importante é garantir agilidade e qualidade na reposição de peças sobressalentes. Arquivo de desenhos e manuais dos equipamentos e das instalações. Arquivo de originais, arquivo técnico e arquivo de oficina. Com as redes de computadores, as “cópias” podem ficar disponíveis no servidor.

4 Planejamento e Controle
Ordem (ou solicitação) de Manutenção Corretiva Formulário impresso ou eletrônico em que o solicitante informa a falha e, se souber, a provável causa. Supervisor da manutenção determina o técnico que irá analisar a falha e a provável causa. Técnico informa os recursos materiais necessários, horas e equipe de manutenção previstos. A burocracia geralmente exige que os itens previstos sejam verificados e aprovados pelo supervisor (Esta etapa é realmente necessária? Reflita).

5 Planejamento e Controle
É preciso manter controle das pendências (peças solicitadas para compras, serviços externos, etc.) Na execução, os recursos materiais consumidos, assim como as horas dos técnicos devem ser apontadas. Num sistema adequadamente preparado, os dados da ordem de manutenção devem alimentar os relatórios de manutenção.

6 Exemplo de Ordem de Manutenção

7 Exemplo de Sistema de Controle (Acompanhamento)

8 Planejamento e Controle
Cronogramas de manutenções preventivas e preditivas. Recursos materiais necessários por período. Horas de manutenção previstas. Os consumos reais devem alimentar os relatórios de manutenção

9 Plano Mestre da Manutenção
Os Recursos Humanos são planejados com base nas horas de manutenção em carteira (backlog) e nas horas previstas (segundo o histórico), tudo por especialidade. O dimensionamento deve levar em consideração também as melhorias que possam impactar no rendimento.

10 Relatórios da Manutenção
Os controles de manutenção, complementos das ordens de serviços, devem alimentar: Dossiês de máquinas: serviços realizados, datas de realização, horas por especialidade e materiais utilizados, casas das falhas, etc. Relatório gerencial da manutenção: horas previstas e realizadas por especialidade, tempo médio de reparos, horas de atraso na entrega.

11 Avaliação da Manutenção
Indicadores da manutenção devem verificar os desempenhos técnicos e operacionais: TMEF – Tempo médio entre falhas. TMR – Tempo médio de reparos. % de custo da manutenção em relação ao custo (ou resultado) da máquina/seção. % Disponibilidade. Índice de satisfação do usuário. % ocupação da mão de obra.

12 Um exemplo de indicador

13 Fluxo Gerencial da Manutenção (um exemplo)
Ordens de Serviços Relatórios Plantões Check List (preventivas e preditivas) Plano Mestre Trimestral civil, hidráulica, elétrica, pintura, serralheria, fibra, marcenaria. Pequenos serviços Programação e Controle de horas-homem Requisição de materiais e ferramentas Contratação de serviços de terceiros Desempenho Real/Plano Atendimento Ocupação Reunião de Revisão

14 Itens importantes (ou básicos) na Gestão da Manutenção

15 Gerenciando a manutenção
A organização deve possuir pessoal habilitado e treinado Fixação de tempo, período e prazo de execução de serviços Coordenar pessoal, materiais, ferramentas, acessórios, etc Estabelecer controle das atividades departamentais Trabalhar de forma harmoniosa com os demais setores Manter e promover a motivação da equipe

16 Administração e organização da manutenção
Aspectos fundamentais que o sistema de gerenciamento deve considerar: Fixação de política e dos objetivos da manutenção; Estabelecimento dos graus de autoridade e responsabilidade de cada estágio ou degrau; Organograma detalhado, especificando através de manual as finalidades da organização e os diversos estágios ou degraus;

17 Administração e organização da manutenção
Aspectos fundamentais que o sistema de gerenciamento deve considerar: Elaboração de planejamento de ação e distribuição aos envolvidos de tais planos; Treinamento e instrução adequada do pessoal de manutenção, se necessário, deve-se contratar especialistas; Prover os recursos para implementação do sistema, considerar espaço físicio, equipamentos, máquinas, acessórios, etc;

18 Administração e organização da manutenção
Aspectos fundamentais que o sistema de gerenciamento deve considerar: Fixar procedimentos contábeis que permitam controlar os custos de maneira eficiente e segura; Implantar sistemas de dossiês; onde cada peça ou equipamento tenha o seu histórico completo, da aquisição até a época presente; Desenvolver um método ou processo que permita a análise visando verificar a eficiência e o desempenho

19 Administração e organização da manutenção
No estabelecimento e implantação de uma gerência de manutenção o responsável deve analisar: Organização planejada de maneira adequada, contando com pessoal devidamente habilitado e treinado e composta de elementos competentes aptos a trabalhar de maneira harmônica. Quais as providencias e quais procedimentos para conseguir bons resultados que significam a obtenção de serviços de qualidade amplamente satisfatória, executados no prazo certo e com custos adequados a todos os fatores econômicos envolvidos Estabelecer um sistema de informações para que os cálculos dos custos sejam confiáveis e objetivos

20 Administração e organização da manutenção
No estabelecimento e implantação de uma gerência de manutenção o responsável deve analisar: Os procedimentos para controle e alocação de pessoal, acompanhamento individual e avaliação dos resultados; Qual o método e como compatibilizar o treinamento e aperfeiçoamento do pessoal sem prejudicar a execução dos serviços de manutenção; Se há necessidade de preparo adequado para execução das tarefas obedecendo as orientações contra acidentes; Deve-se estabelecer um método ou processo que permita determinar a qualidade do serviço prestado.

21 Administração e organização da manutenção
Princípios fundamentais: Cada departamento, secção ou divisão da instalação deve ter um responsável; A responsabilidade de cada secção deve ser bem delimitada, assim como as atividades de cada responsável deve ser especificada com clareza, preferivelmente por escrito; Cada área deve contar com pessoal suficiente e dotada de ferramentas, acessórios e dispositivos necessários à execução dos serviços que lhe são afetos; As obrigações, responsabilidades e autoridade de cada cargo deve ser estabelecida claramente e atribuídas por escrito visando:

22 Administração e organização da manutenção
Princípios fundamentais: delimitar as áreas de autoridade e responsabilidade; instruir os operadores e supervisores com relação às suas funções, obrigações e autoridade, orientando-os adequadamente para evitar choques; permitir um selecionamento de pessoal de maneira objetiva, tornando possível uma avaliação dos cargos, assim como auxiliar a aplicação de uma política salarial satisfatória.

23 Classificações Básicas da Gestão da Manutenção
Manutenção Centralizada Manutenção Descentralizada Manutenção Integrada

24 Classificações da Gestão da Manutenção
Manutenção Centralizada Normalmente concentrada em um homem e auxiliado por 01 ou 02 colaboradores; Grande flexibilidade; Pequenas empresas, instalações de porte médio e pequeno; Existência do responsável por toda tarefa desenvolvida na manutenção; Limitado a baixo índice de complexidade.

25 Classificações da Gestão da Manutenção
Manutenção Descentralizada Equipes de manutenção integradas às de produção; Instalações de porte médio a grande; A responsabilidade pelas tarefas desenvolvidas na manutenção é da gestão da produção; A responsabilidade técnica e por capacitação das equipes é da gestão de manutenção; Atua em instalações com baixo ou alto índice de complexidade.

26 Classificações da Gestão da Manutenção
Manutenção Integrada Concentrada em equipes; Instalações de porte médio e grande; Existência de vários responsáveis pelas tarefas desenvolvidas na manutenção; Atua em instalações com alto índice de complexidade.


Carregar ppt "Aulas 17 Estrutura da Manutenção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google