A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade e reduzir os custos de produção evitando desperdícios. Para prevenir possíveis falhas e quebras nos equipamentos a empresa deve elaborar uma política de manutenção preventiva e lançar este custo no rateio de despesas da produção.

2 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Existem quatro tipos de manutenção: Manutenção Corretiva Manutenção Preventiva Manutenção Preditiva Manutenção Produtiva Total - TPM

3 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Manutenção corretiva Existe para restaurar ou corrigir o funcionamento da máquina e é feita depois de apresentada quebra ou falha. A manutenção corretiva pode ser planejada (quando se percebe que o equipamento não está trabalhando como deveria) ou não planejada (quando é realizada após a quebra do equipamento). Geralmente a manutenção corretiva não planejada implica em custos altos e pode gerar quebra de produção e da qualidade do produto.

4 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Manutenção preventiva Existe com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou queda no desempenho do equipamento. A manutenção preventiva é indicada quando houver riscos com a segurança do operador e/ou riscos de agressão ao meio ambiente.

5 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Manutenção preditiva Visa realizar ajustes na máquina ou equipamento apenas quando for necessário, conforme indicação do fabricante para evitar deixá-los falhas ou danos ao equipamento. Com um acompanhamento direto e constante é preciso prever falhas, mas as máquinas devem permitir monitoramento para que se faça este tipo de manutenção, também chamada de manutenção planejada.

6 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Manutenção produtiva total (TPM) É tratada como um assunto da empresa e realizada por todos os empregados. A TPM significa uma evolução da manutenção corretiva para a manutenção preventiva e no Japão é encarada como uma extensão natural da organização fabril baseada no programa 5S (organizar, arrumar, limpar, padronizar, ter disciplina).

7 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
As cinco metas da TPM Melhorar a eficácia dos equipamentos (ou seja, tirar o máximo proveito das funções da máquina) 2. Promover a manutenção autônoma (ou seja, ao precisar da intervenção de técnicos externos) 3. Planejar a manutenção (ou seja, manter um calendário de manutenção constante e planejado para épocas em que a parada dos equipamentos não prejudique o andamento da produção)

8 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
As cinco metas da TPM 4. Treinar todo o pessoal (ou seja, habilitar sempre mais de um funcionário para realizar a manutenção) 5. Conseguir gerir os equipamentos (ou seja, conhecer o rendimento/produtividade de cada máquina e o custo desta operação para a empresa)

9 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Manutenção Corretiva X Preventiva A maioria das empresas com um controle razoável de manutenção planeja-se incluindo um certo nível de manutenção preventiva regular, o que resulta numa probabilidade razoavelmente baixa de falhar. Na maior parte das vezes, quanto mais freqüentemente elas acontecem, menor é a chance de ocorrerem quebras ou falhas nos equipamentos. O equilíbrio entre manutenção preventiva e corretiva é estabelecido para minimizar o custo total das paradas.

10 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Manutenção Corretiva X Preventiva A manutenção preventiva pouco freqüente custará pouco para ser realizada, mas resultará em alta probabilidade de manutenção corretiva. O inverso também ocorre: a manutenção preventiva muito freqüente será dispendiosa de realizar, mas reduzirá os custos necessários para providenciar a manutenção corretiva.

11 A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Manutenção de máquinas

12 Compra de Máquinas e Equipamentos
Para evitar a aquisição de uma máquina ou equipamento que não corresponde às necessidades da empresa deve-se realizar uma análise minuciosa, utilizando um procedimento técnico de pesquisa para definir o que comprar e quando comprar. Veja um roteiro básico de avaliação para aquisição de máquinas e equipamentos a seguir:

13 Compra de Máquinas e Equipamentos
1ª Etapa: Considerações Preliminares Quem está pedindo a máquina nova? Quando foi pedida pela primeira vez? Por que foi recusada a compra na primeira vez? Qual é a situação atual sem a máquina? Que influência terá a máquina nova sobre o processo de fabricação? Qual o prazo de entrega? Quanto tempo levará a instalação? A compra da máquina provocará necessidade de outros investimentos? Foi feito cálculo de amortização? Em quanto tempo será amortizado o investimento? Qual o espaço necessário para instalar a nova máquina? Existe este espaço? Todas as pessoas interessadas foram consultadas antes da encomenda? Será necessário parar a produção, durante a instalação da nova máquina?

14 Compra de Máquinas e Equipamentos
2ª Etapa: Características Técnicas Existem dados sobre a eficiência da máquina em diversas situações? Foi feita a comparação com máquinas semelhantes? A máquina considerada permite adaptações para atender outras necessidades? A potência, estabilidade e velocidades são suficientes para o trabalho que se pretende realizar? A máquina é confortável e segura para o operador? Qual a duração das peças e componentes sujeitos a desgaste? A concepção da máquina permite realizar limpeza e manutenção com facilidade? Serão fornecidos manuais completos de manutenção, especificações e referências de peças de reposição? É necessário aumentar o estoque de peças sobressalentes? Qual é o nível de automação da máquina considerada?

15 Compra de Máquinas e Equipamentos
3ª Etapa: Componentes e Utilidades para as Máquinas A máquina necessita de ferramentas especiais para operação? Quais são os acessórios e ferramentas que acompanharão a máquina? As ferramentas disponíveis se enquadram no sistema de padronização adotado? Os acessórios e ferramentas poderão ser utilizados em outras máquinas existentes ou futuras? O fabricante está em condições de fornecer rapidamente as peças de reposição? Existe manual de instruções ou suporte técnico para trocar acessórios e ferramentas? O fabricante pode enviar um técnico para avaliar a máquina em caso de acidente? Há alguma máquina idêntica operando em outra empresa para que se possa observar? Há quanto tempo este modelo de máquina existe no mercado?

16 Compra de Máquinas e Equipamentos
4ª Etapa: Instruções de operação O pessoal deverá ser especialmente treinado? Como será feito o treinamento? Haverá custos adicionais? O pessoal pode ser treinado na fábrica do fornecedor? Com quanta antecedência é preciso iniciar o treinamento? Há possibilidade de obter vídeos contendo instruções de operação e manutenção?

17 Compra de Máquinas e Equipamentos
5ª Etapa: Instalação Listar alterações de alvenaria em esquema dimensionado. Listar alterações das conexões elétricas, de água e ar comprimido (se houver). Enviar o lay-out em escala para o fabricante da máquina antes da instalação.

18 Compra de Máquinas e Equipamentos
CONCLUSÃO Cuidado: Evite a aquisição de uma máquina ou equipamento que não corresponde às necessidades de sua empresa.


Carregar ppt "A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google