A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 Manutenção Corretiva Manutenção Preventiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 Manutenção Corretiva Manutenção Preventiva"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Manutenção Corretiva Manutenção Preventiva
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aula 2 Manutenção Corretiva Manutenção Preventiva Referências KARDEC, Alan. XAVIER, Júlio Nascif. Manutenção – Função Estratégica. Qualitymark, 2001. TAVARES, Lorival. Administração Moderna da Manutenção. Novo Polo, 1999. XENOS, H. Gerenciando a Manutenção Produtiva. INDG, 2004.

2 Manutenção Corretiva MANUTENÇÃO CORRETIVA é a atuação para correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. Ação típica manutenção corretiva é reativa: máquina parou  equipe da manutenção é acionada. É tipicamente uma manutenção não planejada Mas em alguns casos o plano é exatamente corrigir após o defeito. Exemplo: substituição de lâmpadas em escritório

3 Manutenção Corretiva Manutenção Corretiva não planejada
É aquela em que não se tem dúvida de que é manutenção corretiva. Não há plano. A equipe de manutenção é acionada quando o problema ocorre. O custo com peças e materiais até a falha é zero, mas geralmente o custo após a falha é muito maior que na manutenção preventiva e em outros tipos de manutenção após a falha, devido às perdas de produção e compras de emergência

4 Manutenção Corretiva Manutenção Corretiva não planejada
A equipe de manutenção não é bem dimensionada. Há falta de pessoal em alguns períodos e ociosidade em outros. É ainda o tipo de manutenção mais utilizado na maioria das empresas brasileiras.

5 Manutenção Corretiva Manutenção Corretiva Planejada
Quando há uma decisão gerencial de que a intervenção na manutenção da máquina deve ocorrer somente após a falha, estamos diante da manutenção corretiva planejada. Esta decisão, para ser eficaz, deve ser calcada em estudos técnico-financeiros. Decide-se pela manutenção corretiva porque, no equipamento ou componente específico, o custo será menor que outros métodos.

6 Manutenção Corretiva Manutenção Corretiva Planejada
A empresa que tem implantado o método de Manutenção Corretiva Planeja, certamente terá também um ou mais métodos de manutenção (preventiva, preditiva, etc). Alguns autores (e empresas) chamam de corretiva planejada apenas a manutenção onde se decide por intervenção após a falha, sem prévio aviso. Já outros incluem a correção baseada na verificação sistemática da condição da máquina, ou seja, no método de manutenção preditiva.

7 Repensando a manutenção
Sendo o principal objetivo da manutenção a disponibilização máxima de tempo para a produção ao custo mínimo, algumas questões requerem reflexão: Existem ações preventivas que podem ser tomadas para evitar o ocorrência da falha? Estas ações são viáveis técnica e economicamente? A máquina “conversa”? Podemos compreender a comunicação da máquina? Havendo parada inesperada, poderá haver prejuízos para empresa?

8 Repensando a manutenção
A equipe de mantenedores está apta a sanar os problemas no menor tempo possível? Há necessidade de treinamentos? Há peças de reposição? A empresa sabe onde adquirir peças de reposição a custo baixo e com entregas rápidas? É possível reduzir a incidência de falhas? O operador pode cuidar melhor do equipamento? Qual o impacto nos custos se decidirmos mudar algum método?

9 Manutenção Preventiva
As indagações levaram ao desenvolvimento de um conjunto de métodos de manutenção. Um deles á a manutenção preventiva. O conceito de manutenção preventiva é “a atuação realizada para reduzir ou evitar falhas ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento baseado em Intervalos Definidos de TEMPO de trabalho e/ou calendário”

10 Manutenção Preventiva
As indagações levaram ao desenvolvimento de um conjunto de métodos de manutenção. Um deles á a manutenção preventiva. O conceito de manutenção preventiva é “a atuação realizada para reduzir ou evitar falhas ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento baseado em Intervalos Definidos de TEMPO de trabalho e/ou calendário” A preventiva também é conhecida como TBM – Time Based Maintenance (Manutenção Baseada no Tempo)

11 Manutenção Preventiva
A decisão pela manutenção preventiva de determinado equipamento ou componente deve ser baseada em: Observação da periodicidade da falha Custo da parada corretiva versus custo da manutenção preventiva Custos e riscos de continuar a produzir com falhas (peças defeituosas, riscos para a saúde de operadores e terceiros). Custo da peça a ser substituída versus custo da mão de obra da substituição

12 Manutenção Preventiva
Objetivos gerais de manutenção preventiva: Redução de custos totais: manutenção + produção Redução de estoques de peças sobressalentes Melhoria da vida útil do equipamento Redução de peças produzidas com defeito Redução de acidentes do trabalho

13 Manutenção Preventiva
Para funcionar a manutenção preventiva alguns elementos são fundamentais: Sistemas de controle do tempo máquina/componente Sistema de plano e controle de peças de reposição Treinamento da equipe de mantenedores Plano de trabalho de mantenedores (escalas) Interrelação com as áreas industrial, PCP, suprimentos, financeiro, com vistas ao cumprimento do plano Comprometimento da alta administração com o programa.

14 Manutenção Preventiva
Exemplos de itens que normalmente fazem parte da manutenção preventiva: Lubrificação Rolamentos com lubrificação permanente Lâmpadas de estações de trabalho fino, onde a parada gera grandes prejuízos Filtros em geral Condensadores: remoção do condensado Contatores e terminais elétricos: limpeza e reapertos Parafusos e porcas em situação de vibração e/ou fadiga


Carregar ppt "Aula 2 Manutenção Corretiva Manutenção Preventiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google