A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2 O QUE SÃO OS 5S ? Criado no Japão. Tem como o objetivo auxiliar na reestruturação do País. Melhorar a produção. É um processo que visa organizar o ambiente de trabalho para mantê-lo limpo e arrumado.

3 OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS 5S Melhorar as condições de trabalho. Aliando a internalização de valores econômicos, organizacionais, disciplinares e higiênicos por cada colaborador e por sua vez toda a equipe.

4 SEIRI SEIRI ORGANIZAÇÃO Descartar o que não apresenta utilidade, evitando excessos, desperdícios e má utilização do seu espaço. Diminui os custos e de uma certa forma reduz a burocracia

5 SEITON SEITON O RDENAMENTO Organizar, colocar as coisas em ordem. Arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil.

6 SEISOU SEISOU L IMPEZA Antes, durante ou depois de uma dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas. Além do ambiente agradável, o bem- estar pessoal será priorizado. Os equipamentos terão uma melhor conservação e a prevenção de acidentes será maior proporcionando ao seu cliente uma imagem melhor.

7 SEIKETSU SEIKETSU A SSEIO A imagem pessoal é de suma importância, cuidados rigorosos com as mãos e pés, os dentes face e as roupas. Assim, o corpo e a mente são sadios, se tem maior disposição e forma-se um contexto harmônico com o ambiente bem cuidado

8 SHITSUKE SHITSUKE D ISCIPLINA A prática promove a perfeição ou ao menos aproxima-se dela. O hábito de treinar, educar, criar, disciplinar molda um bom profissional, que conseguirá um bom desempenho em suas ações e desta forma um aperfeiçoamento.

9 PROCEDIMENTOS Essa ferramenta visa de forma geral: Melhora o ambiente de trabalho; Preveni acidentes; Incentivar a criatividade; Reduzir custos; Desenvolve o trabalho em equipe, as relações humanas e a qualidade dos produtos e serviços.

10 No entanto, é necessário haver uma comprometimento da alta administração na condução do programa, como também atribuir sua coordenação a um gestor competente para criar a estrutura, o plano diretor e treinar os líderes.

11 PROCEDIMENTOS Junto a criação, elaboração e treinamento, deve ser elaborada uma avaliação para cada etapa do sistema, visando apontar as fragilidades e fortalezas existentes. Uma vez apontados esses itens, a implantação do Sistema 5S poderá ser efetuado.

12 REFERÊNCIAS NATALI, M. Praticando os 5S: na indústria, comércio e vida pessoal. São Paulo Editora STS, p 101 as_da_Qualidade.pdf#page=37


Carregar ppt "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google