A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA 5S Sempre é hora de arrumar.. Definição É um programa participativo que proporciona aumento de produtividade pela melhoria do ambiente de trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA 5S Sempre é hora de arrumar.. Definição É um programa participativo que proporciona aumento de produtividade pela melhoria do ambiente de trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA 5S Sempre é hora de arrumar.

2 Definição É um programa participativo que proporciona aumento de produtividade pela melhoria do ambiente de trabalho. É o ambiente mudando o comportamento

3 Origem Surgidos no Japão no período pós guerra, para reconstrução do parque industrial. No Brasil o programa teve início oficialmente em 1991.

4 Objetivo Garantir a manutenção e boa utilização dos equipamentos; Evitar perdas produtivas com paradas desnecessárias; Maior qualidade dos produtos; Ambiente de trabalho mais agradável; Qualidade de vida mais elevada. Estruturar e melhorar a guarda de documentos, objetos. Gerar comprometimento de todos.

5 Os 5 Sensos 1.SEIRIUTILIZAÇÃO 2.SEITONORGANIZAÇÃO 3.SEISOLIMPEZA 4.SEIKETSUPADRONIZAÇÃO 5.SHITSUKEDISCIPLINA

6 Seiri – Senso de utilização Utilizar os recursos disponíveis de acordo com a necessidade e adequação, evitando excessos, desperdícios e má utilização.Identificar o que é realmente útil,descartando o desnecessário. Manter próximo somente o necessário.

7 1º Identificar2º Tomar providências Utilizado toda horacolocar no próprio local de trabalho Utilizado todo dia colocar próximo ao local de trabalho Utilizado semanal colocar no almoxarifado Se não é necessário descarta, vender ou transferir para onde forem úteis Utilização: O que fazer?

8 Separar todos os itens necessários e desnecessários; Eliminar materiais inúteis; Registrar tudo que será descartado; Definir área de descarte/ reciclagem. Utilização: Como fazer? Separação do material Necessário para o meu trabalho Desnecessário para o meu trabalho Aplicar o senso de organização Descartar

9 Liberar espaço; Economizar tempo na procura de documentos; Aumentar a segurança; Diminuir os desperdícios; Reaproveitar recursos, e material Eliminação de papéis em desuso. Utilização: Benefícios

10 Determinar o local e a forma de encontrar com facilidade documentos, materiais, equipamentos e ferramentas, através de identificação Seiton – Senso de organização Ou seja, um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.

11 Cada item deve estar no seu lugar conforme identificação. Manter as coisas em ordem; Identificar todo material utilizado; Delegar responsabilidades para cada colaborador. Organização: O que fazer?

12 Definir local dos objetos, em consenso; Padronizar a nomenclatura dos objetos, utilizar cores vivas; Após o expediente, nunca deixar nada fora do lugar; Atualizar dados, controles e informações; Expor visualmente os pontos críticos; Organização: Como fazer?

13 Rapidez e facilidade na busca de objetos ou documentos; Utilização racional dos espaços; Melhor aparência do ambiente de trabalho; Redução de custos e de tempo; Facilidade na comunicação entre todos os colaboradores. Redução de acidentes Organização: Benefícios

14 É deixar tudo limpo de maneira habitual, nas melhores condições de uso, desde o chão até os equipamentos utilizados. A limpeza é essencial seja em casa ou no trabalho. Seiso – Senso de limpeza Ambiente Limpo, não é aquele que mais se limpa, mas aquele que menos se suja

15 Retirar qualquer tipo de pó ou sujeira dos equipamentos, ferramentas, ambiente de trabalho, etc; Deixar ferramentas e utensílios limpos após o uso; Deixar equipamentos em condições de uso; Limpeza: O que fazer?

16 Varrer, lavar, espanar, etc.; Providenciar lixeiras para classificação do lixo. Educar para não sujar. Não jogar nada no chão; Identificar e eliminar as causas da sujeira; Definir responsáveis pela inspeção e rotina de limpeza nos locais de trabalho. Limpeza: Como fazer?

17 Local de trabalho limpo e agradável; Eliminação de desperdícios; Boa imagem da empresa(visual) Redução de custos; Empresa limpa gera uma melhor produtividade. Maior controle sobre o estado de conservação do patrimônio. Limpeza: Benefícios

18 É manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis para o bom desempenho profissional. O melhor caminho para a saúde é a prevenção. É manter e melhorar o ambiente. Seiketsu – Senso de Padronização Sua saúde é sempre mais importante.

19 Usar roupas, uniformes e equipamentos limpos; Manter em boas condições sanitárias as instalações comuns; Manter o ambiente de trabalho limpo, seguro, agradável e arrumado; Identificar de maneira padrão todos os materiais. Padronização: O que fazer?

20 Cuidar da saúde e higiene pessoal; Organizar e manter os produtos de 1º socorros em condições de uso; Verificar iluminação, ventilação, ruídos, piso escorregadiço, fiação, etc.; Respeitar os colegas. Procurar produzir sem gerar tanto lixo. Padronização: O que fazer?

21 Usar EPIs; Eliminar todas as fontes de risco; Conservar pisos, torneiras, encanamentos; Obedecer as regras de segurança do trabalho; Manter o refeitório, vestiários e banheiros sempre limpos. Padronização: Como fazer?

22 Crescimento da auto-estima e cuidados com a saúde; Equilíbrio físico e mental dos colaboradores, com maior harmonia; Ambiente agradável e saudável. Diminuição de desperdícios, evita perdas e danos materiais. Maior produtividade das pessoas Padronização: Benefícios

23 É ter os colaboradores habituados a cumprir os procedimentos operacionais, éticos e padrões estabelecidos. Buscar a integração e conscientização dos colaboradores ao processo de gestão participativa da empresa. Shitsuke – Senso de disciplina Autodisciplina é mudar e manter a mudança.

24 Elogiar a tarefas bem executadas; Corrigir as tarefas ensinando como fazer, ao invés de mandar executar; Conservar e zelar pelos bens da empresa; Desenvolver a capacidade de pensar, sentir e agir dos colaboradores. Disciplina: O que fazer?

25 Manter os padrões da qualidade; Incentivar e analisar sugestões; Melhorar a comunicação entre colegas, clientes, fornecedores. Respeitar os horários; Motivar a aprender novas tarefas; Conhecer e obedecer os regulamentos; Cumprir os 5Ss todos os dias. Disciplina: Como fazer?

26 Incentivo a capacidade criativa dos colaboradores; Cumprimento dos procedimentos operacionais; Constante auto análise e busca de aperfeiçoamento; Manter a qualidade e busca por melhoria. Melhoria Contínua Disciplina, moral e ética. Disciplina: Benefícios

27 É um conjunto de ações que se criam para praticar o sistema 5Ss Dia D

28 Iniciar, na prática a mudança Executar o planejamento do Dia D Criar o comprometimento de todos ao sistema Objetivos do Dia D

29 Ações do Dia D Mapear áreas Levantar necessidades Preparar as equipes Fotografar Praticar Dia D Avaliar Dia D

30 Avaliar Dia D e Auditar mensalmente Verificar se a prática das ações está sendo seguida, através da auditoria Propor sugestões Estabelecer parâmetros de destaque Promover melhorias contínuas.

31 Registro da Auditoria Criar um check list(perguntas), para auditar cada setor Desenvolver método de análise, pontuação e conformidades

32 Benefícios do Programa Economia de tempo; Facilidade na procura de materiais; Bem estar comum entre todos; Prevenção

33 Benefícios do Programa Estimular a criatividade, a participação e o comprometimento dos colaboradores; Motivar para o trabalho, tornando o ambiente mais agradável; Educar e desenvolver as pessoas através da mudanças de atitude; Facilitar o desenvolvimento do trabalho

34 Programa de 5Ss para sistema de Qualidade de uma Empresa CEDENI GRANDI (54)


Carregar ppt "PROGRAMA 5S Sempre é hora de arrumar.. Definição É um programa participativo que proporciona aumento de produtividade pela melhoria do ambiente de trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google