A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade e Produtividade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade e Produtividade"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade e Produtividade

2 Caminhos para a Competitividade
Cada empresa deve escolher seu próprio caminho para atingir a eficiência, mas não precisa reinventar a roda. Convêm dar uma olhada no que os especialistas estão sugerindo e no que as outras empresas de sucesso estão fazendo. Ter uma alta qualidade dos produtos e serviços é requisita imprescindível, mas não suficiente para o sucesso das empresa.

3 Características da Organização Competitiva – Peter Drucker
claridade (e não simplicidade): funcionalidade e lógica, economia de esforços para manter o controle e reduzir fricção, direção de visão no resultado final, não para o processo, compreensão de cada pessoa sobre sua função, assim como da organização como um todo, postura proativa frente a mudança, e decisão orientada aos problemas prioritários, orientação para a ação.

4 Conceito de Qualidade O conceito de “qualidade” sempre estará associado à “avaliação da qualidade”, que por sua vez estará associada ao “avaliador”. Willian Thurston afirma que “qualidade é aquilo que o cliente percebe quando sente que o produto atende às suas necessidades e satisfaz suas expectativas”. Já Armand Feigenbaum diz que “qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente. Essas condições são o verdadeiro uso e o preço de venda do produto”. Ênfase na opinião do cliente.

5 Filosofia da Garantia da Qualidade
Com o termino da II Grande Guerra, por volta de 1950, o comércio internacional acentuou-se por diversas razões. A reconstrução da Europa e do Japão exigiu grande intercâmbio de máquinas, suprimentos, alimentos, etc. Para viabilizar o uso destes produtos em diferentes países tornaram-se necessários os padrões técnicos de produtos.

6 Foram criadas então normas de organização do sistema produtivo das empresas industriais, como a série ISO (Marca registrada de uso internacional, para designar a organização sediada na Suíça que trata de normalização, e que é denominada, em inglês, International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização)), que visa principalmente garantir que a qualidade prometida ao cliente seja cumprida.

7 Áreas da empresa responsáveis pela garantia da qualidade NBR ISO 9000
Gerencial políticas e objetivos, definição da autoridade e responsabilidade, implantação da qualidade, registro da qualidade. Comercial definição de requisitas, Capacidade p/ atender requisitos, assistência técnica Recursos humanos nível de instrução treinamento experiência NBR ISO 9001 Projeto, produção e instalação métodos de trabalho, monitoramento dos trabalhos, critérios de avaliação Suprimentos avaliação de fornecedores dados p/ aquisição verificação dos produtos Recursos técnicos meios e instrumentos de produção e avaliação Identificação dos instrumentos aferição e calibração

8 O Modelo 5 S Muitos classificam este modelo como apenas um projeto a mais a se realizado quando se implanta a “Qualidade Total”. Porem este é um modelo importante de qualidade porque atinge aspectos culturais da organização e não apenas organizacionais ou de infra-estrutura, promove benefícios para diversos públicos interessados na empresa e visa resultados de curto, médio e longo prazo.

9 1ª S SEIRI Descarte Significado: ter só o necessário, na quantidade certa, livrar-se do inútil. Utilitarismo. Objetivo real: Aumento da Produtividade.

10 2ª S SEITON Arrumação Significado: Funcionalidade. Cada coisa de ter um lugar definido e apropriado. Reduzir deslocamentos, tempo, riscos, aumentar o conforto no trabalho. Objetivo real: Aumento da produtividade, qualidade, conforto no trabalho e apresentação do ambiente ao cliente.

11 3ª S SEISO Limpeza Significado: Limpar e manter limpo. Manutenção preventiva. Objetivo real: Aumento da produtividade, qualidade e conforto no trabalho e conservação dos equipamentos.

12 4ª S SEIKETSU Saúde Significado: Qualidade de Vida no Trabalho. Bem-estar físico, intelectual e emocional. Segurança do trabalho. Objetivo real: Aumento da produtividade e qualidade.

13 5ª S SHITSUKE Disciplina
Significado: Autodisciplina. Mínimo de controles indiretos. Hábito de aperfeiçoamento contínuo. As quatro fases anteriores se tornam hábitos, que prescindem de prêmios ou punições. Objetivo real: Manutenção dos benefícios dos 4 Ss com baixo custo operacional do programa.

14 5 Ss SEIRI - DESCARTE SEITON - ARRUMAÇÃO SEISO - LIMPEZA
SEIKETSU - SAÚDE SHITSUKE - DISCIPLINA

15 Sayonara


Carregar ppt "Qualidade e Produtividade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google