A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas

2 Técnicas Preditivas Buscando a quebra zero das máquinas.
As quatro fases da manutenção de máquinas. Métodos de monitoração. Conhecendo melhor algumas ferramentas de manutenção preditiva. As vantagens e limites da manutenção preditiva.

3 Técnicas Preditivas Buscando a quebra ZERO das máquinas.
A Manutenção Preditiva caminha para o zero defeito. Não faz sentido buscar outro objetivo. A competitividade exige esta postura. A qualidade e a confiabilidade são inerentes aos produtos e serviços vencedores.

4 Técnicas Preditivas Muitas fábricas têm à sua disposição os mais sofisticados e variados programas de manutenção computadorizados. Contudo, isso de nada adianta quando não se consegue o efeito combinado dos operadores, da gerência e das equipes de manutenção. Esse efeito combinado, vinculado a técnicas adequadas de manutenção, visa a quebra ZERO dos equipamentos.

5 Técnicas Preditivas Prevenção de quebras e defeitos em máquinas.
A manutenção nos dias de hoje deve sempre trabalhar de forma preventiva, antecedendo às possíveis quebras ou defeitos que possam interromper a disponibilidade dos equipamentos.

6 Técnicas Preditivas As manutenções corretivas inesperadas ou mesmo planejadas causam sempre transtorno para a produção. A técnicas preditivas atuam de forma a evitar as falhas sendo portanto preventivas.

7 Técnicas Preditivas Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

8 Técnicas Preditivas A Manutenção Preditiva evita falhas nos equipamentos através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.

9 Técnicas Preditivas Problemas crônicos:
Existem problemas que são decorrentes da qualidade não adequada do projeto da instalação e do próprio equipamento. Devido ao paradigma ultrapassado de restabelecer as condições dos equipamentos/sistemas, o homem de manutenção e a própria organização habituaram-se a não buscar as causas básicas dos problemas e, com isto, dar uma solução definitiva que evite a repetição da falha.

10 Técnicas Preditivas Com este procedimento é comum conviver com problemas repetitivos, ainda que de solução conhecida. Isto traduz uma cultura conservadora que precisa ser mudada.

11 Técnicas Preditivas - falta de manutenção planejada e organizada;
Fatores que conduzem a quebra de máquinas: - falta de manutenção adequada; - falta de manutenção planejada e organizada; - uso inadequado das máquinas e equipamentos; - falta de manutenibilidade e confiabilidade das máquinas e equipamentos.

12 Técnicas Preditivas A importância do envolvimento do pessoal de operação: Como foi visto no conceito de Manutenção Autônoma, é fator fundamental para o sucesso da manutenção a participação do operador da máquina utilizando seus conhecimentos e vivência no equipamento para informar possíveis anormalidades.

13 Técnicas Preditivas Os 5 “POR QUES”
Técnica utilizada para se chegar à causa raiz de um problema e assim poder estabelecer uma ação corretiva de tal forma que este problema seja minimizado ou se possível eliminado.

14 Técnicas Preditivas As quatro fase de manutenção de máquinas:
1 – Deterioração forçada – 1ª fase 2 - Deterioração natural – 2ª fase 3 - Reprojeto da máquina/Melhoria na restauração da deterioração – 3ª fase 4 – Tecnologia de diagnóstico melhorada – 4ª fase.

15 Técnicas Preditivas A Manutenção Preditiva indica a necessidade de intervenção com base no estado do equipamento A avaliação do estado do equipamento se dá através da medição, acompanhamento ou monitoração de parâmetros.

16 Técnicas Preditivas Esse acompanhamento pode ser feito de três formas:
- Acompanhamento ou monitoração subjetiva; - Acompanhamento ou monitoração objetiva; - Monitoração contínua.

17 Técnicas Preditivas Mais uma vez se torna importante ressaltar a importância da necessidade de envolvimento de todas as equipes.

18 Técnicas Preditivas Métodos de monitoração: - Subjetiva - Objetiva
- Contínua

19 Técnicas Preditivas Conhecidas as 4 fases de manutenção de máquinas, é importante conhecer os métodos que nos permitem conhecer o estado do equipamento. A avaliação do estado do equipamento se dá através da medição, acompanhamento ou monitoração de parâmetros.

20 Técnicas Preditivas Acompanhamento ou monitoração subjetiva:
Variáveis como temperatura, vibração, ruído, e outras são acompanhadas por um oficial de manutenção baseado na sua experiência. Este é um tipo de acompanhamento ou monitoração subjetivo. Varia de pessoa para pessoa.

21 Técnicas Preditivas Acompanhamento ou monitoração objetiva:
Feito com base em medições utilizando equipamentos ou instrumentos especiais.

22 Técnicas Preditivas É objetiva por:
- Fornecer um valor de medição do parâmetro que está sendo acompanhado; - Ser o valor medido independente do valor do instrumento, desde que utilizado o mesmo procedimento.

23 Técnicas Preditivas Para utilização de qualquer meio de acompanhamento do estado de equipamentos por meio de instrumentos, monitoração objetiva, é fundamental que: - O pessoal que opera os instrumentos seja treinado e habilitado para tal. - Os instrumentos estejam validados e calibrados. - Haja pessoal capaz de interpretar os dados coletados e emitir diagnóstico.

24 Técnicas Preditivas Monitoração contínua:
É adotada em situações onde o tempo de desenvolvimento do defeito era muito curto e em equipamentos de alta responsabilidade.

25 Técnicas Preditivas Exemplo de variáveis com monitoração contínua:
- densidade; - vazão; - pressão; - vibração; - temperatura; - etc.

26 Técnicas Preditivas Aspectos importantes da monitoração contínua:
- independe de pessoal; - pode evitar os danos em tempo real; - pode ser configurada de acordo com as necessidades do cliente; - rapidez de detecção.

27 Técnicas Preditivas Principais técnicas preditivas: - Vibração;
- Temperatura; - Análise de óleos; - Inspeção visual; - testes não destrutivos; - etc.

28 Técnicas Preditivas Com o desenvolvimento da eletrônica e de sistemas digitais, a oferta de sistemas de monitoração teve seu leque de aplicações ampliado e o preço caído. Isso vem permitindo, também, a utilização de monitoração à distância.

29 Técnicas Preditivas Vantagens e limites da manutenção preditiva:
A eficácia de uma Manutenção Preditiva está subordinada a certas características como eficácia e confiabilidade dos parâmetros de medida qua a caracterizam.

30 Técnicas Preditivas São vantagens da aplicação da Manutenção Preditiva o acompanhamento da vida útil dos equipamentos até o seu final ou seja, até que possamos ter uma falha. Isto aumenta a confiabilidade dos equipamentos e consequentemente a sua disponibilidade para a produção.

31 Técnicas Preditivas Os principais limites para a utilização da Manutenção preditiva são: - Limites técnicos; - Limites econômicos; - A escolha do tipo de manutenção adequada.


Carregar ppt "Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google