A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 Gestão da Manutenção 1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção

2 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção - Evolução da manutenção(Histórico) Fim do século XIX até Mecanização das Industrias, produção em série(FORD) Manutenção subordinada à operação - corretiva Gerente de produção Operação Manutenção

3 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Década de ª guerra mundial Necessidade de aumento de rapidez de produção, disponibilidade, confiabilidade, produtividade. Mudança de mentalidade - O importante não é somente corrigir falhas mas também evita-las Inicio da manutenção preventiva A manutenção passou a ter a mesma importância da operação. Gerente de produção Operação Manutenção

4 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Manutenção baseada no tempo, intervalo fixo. Anos 70 – Terceira geração Análise e diagnóstico da manutenção Avaliação da gestão de manutenção - Gerente de manutenção Gestão de recursos Métodos, Recursos humanos, Custos, Compras, Projetos, Contratos, Informática, Patrimônio, Segurança, controle ambiental.

5 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Final do anos 80.. Exigências do aumento da qualidade Série ISO 9000 inclui a função manutenção no processo de certificação. Aumento da confiabilidade operacional. Interação entre projeto, fabricação, instalação, operação e manutenção. PCM - Planejamento e controle da manutenção - Assessorar a gerência de manutenção em tudo que se refira a planejamento e controle, patrimônio técnico, capacitação de pessoal. EDM - Engenharia de manutenção - Compra de materiais, novos equipamentos, projetos.

6 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Manutenção autônoma. Envolvimento do pessoal de operação nas atividades de manutenção O operador é o dono do equipamento. Igualdade com a operação. Cooperação entre manutenção e operação. Manutenção - Fator de qualidade nos produtos e serviços. Departamentos de manutenção e operação trabalham juntos na prevenção de falhas. Capacitação dos operadores para detectarem quaisquer anormalidades e prevenir falhas.

7 Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção O objetivo da manutenção autônoma é envolver os operadores dos equipamentos nas atividades de manutenção Uma boa informação sobre o equipamento facilita na prevenção de falhas ou ajuda a minimizar os seus efeitos. Conhecimento dos operadores sobre seus equipamentos através de treinamento técnico no trabalho – on the job training .

8 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção O triângulo da manutenção eficiente: A eficiência das ações preventivas de manutenção depende de três elementos: 1 - do trabalho das equipes de manutenção; 2 – do trabalho dos operadores da produção; 3 - da cooperação entre os departamentos de produção e de manutenção.

9 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Produto da manutenção( Eficiência) - Qualidade; - Confiabilidade; - Produtividade; - Baixos custos; - Não agressão ao meio ambiente; - Segurança; - Saúde ocupacional; - Inovação tecnológica.

10 Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Conceito moderno de manutenção –Planejamento; Controle; Necessidade de alta performance; Baixo custo. Manutenção corretiva, preventiva(pôr estado e sistemática); Envolvimento e motivação dos operadores nas atividades; Just-in-time.

11 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 Manutenção moderna – A interação das fases de implantação de um sistema(projeto, fabricação, instalação e manutenção). Necessidade de maior disponibilidade/confiabilidade. Fase de projeto e fabricação e instalação– envolvimento da operação e manutenção. Fase de manutenção/operação – garante a função dos equipamentos, sistemas e instalações durante a vida útil. Cuidados com o Meio Ambiente. Segurança e Saúde Ocupacional das partes envolvidas. A busca da unidade de alta performance.

12 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
31/03/2017 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Unidade de Alta Performance Alta confiabilidade (baixas taxas de falhas); Alta mantenabilidade, Baixo custo de manutenção, Automatização e controle avançado, Ecologicamente equacionadas; Intrinsecamente seguras; Atende à qualidade dos produtos; Flexibilidade operacional; Baixo consumo de insumos tais como energia, água, etc.


Carregar ppt "1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google