A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Manutenção 1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Manutenção 1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Manutenção 1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção

2 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção - Evolução da manutenção(Histórico) - Evolução da manutenção(Histórico) Fim do século XIX até Mecanização das Industrias, produção em série(FORD). Manutenção subordinada à operação - corretiva Fim do século XIX até Mecanização das Industrias, produção em série(FORD). Manutenção subordinada à operação - corretiva Gerente de produção Operação Manutenção

3 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Década de ª guerra mundial Década de ª guerra mundial Necessidade de aumento de rapidez de produção, disponibilidade, confiabilidade, produtividade. Mudança de mentalidade - O importante não é somente corrigir falhas mas também evita-las Mudança de mentalidade - O importante não é somente corrigir falhas mas também evita-las Inicio da manutenção preventiva Inicio da manutenção preventiva A manutenção passou a ter a mesma importância da operação. A manutenção passou a ter a mesma importância da operação. Gerente de produção Operação Manutenção

4 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Manutenção baseada no tempo, intervalo fixo. Manutenção baseada no tempo, intervalo fixo. Anos 70 – Terceira geração Anos 70 – Terceira geração Análise e diagnóstico da manutenção Análise e diagnóstico da manutenção Avaliação da gestão de manutenção - Gerente de manutenção Avaliação da gestão de manutenção - Gerente de manutenção Gestão de recursos Gestão de recursos Métodos, Recursos humanos, Custos, Compras, Projetos, Contratos, Informática, Patrimônio, Segurança, controle ambiental. Métodos, Recursos humanos, Custos, Compras, Projetos, Contratos, Informática, Patrimônio, Segurança, controle ambiental.

5 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Final do anos 80.. Final do anos 80.. Exigências do aumento da qualidade Exigências do aumento da qualidade Série ISO 9000 inclui a função manutenção no Série ISO 9000 inclui a função manutenção no processo de certificação. processo de certificação. Aumento da confiabilidade operacional. Interação entre projeto, fabricação, instalação, operação e manutenção. Aumento da confiabilidade operacional. Interação entre projeto, fabricação, instalação, operação e manutenção. PCM - Planejamento e controle da manutenção - Assessorar a gerência de manutenção em tudo que se refira a planejamento e controle, patrimônio técnico, capacitação de pessoal. PCM - Planejamento e controle da manutenção - Assessorar a gerência de manutenção em tudo que se refira a planejamento e controle, patrimônio técnico, capacitação de pessoal. EDM - Engenharia de manutenção - Compra de materiais, novos equipamentos, projetos. EDM - Engenharia de manutenção - Compra de materiais, novos equipamentos, projetos.

6 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Manutenção autônoma. Manutenção autônoma. Envolvimento do pessoal de operação nas atividades de manutenção. O operador é o dono do equipamento. Envolvimento do pessoal de operação nas atividades de manutenção. O operador é o dono do equipamento. Igualdade com a operação. Cooperação entre manutenção e operação. Igualdade com a operação. Cooperação entre manutenção e operação. Manutenção - Fator de qualidade nos produtos e serviços. Manutenção - Fator de qualidade nos produtos e serviços. Departamentos de manutenção e operação trabalham juntos na prevenção de falhas. Departamentos de manutenção e operação trabalham juntos na prevenção de falhas. Capacitação dos operadores para detectarem quaisquer anormalidades e prevenir falhas. Capacitação dos operadores para detectarem quaisquer anormalidades e prevenir falhas.

7 Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção O objetivo da manutenção autônoma é envolver os operadores dos equipamentos nas atividades de manutenção. Uma boa informação sobre o equipamento facilita na prevenção de falhas ou ajuda a minimizar os seus efeitos. O objetivo da manutenção autônoma é envolver os operadores dos equipamentos nas atividades de manutenção. Uma boa informação sobre o equipamento facilita na prevenção de falhas ou ajuda a minimizar os seus efeitos. Conhecimento dos operadores sobre seus equipamentos através de treinamento técnico no trabalho – on the job training. Conhecimento dos operadores sobre seus equipamentos através de treinamento técnico no trabalho – on the job training.

8 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção O triângulo da manutenção eficiente: O triângulo da manutenção eficiente: A eficiência das ações preventivas de manutenção depende de três elementos: A eficiência das ações preventivas de manutenção depende de três elementos: 1 - do trabalho das equipes de manutenção; 1 - do trabalho das equipes de manutenção; 2 – do trabalho dos operadores da produção; 2 – do trabalho dos operadores da produção; 3 - da cooperação entre os departamentos de produção e de manutenção. 3 - da cooperação entre os departamentos de produção e de manutenção.

9 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Produto da manutenção( Eficiência) Produto da manutenção( Eficiência) - Qualidade; - Qualidade; - Confiabilidade; - Confiabilidade; - Produtividade; - Produtividade; - Baixos custos; - Baixos custos; - Não agressão ao meio ambiente; - Não agressão ao meio ambiente; - Segurança; - Segurança; - Saúde ocupacional; - Saúde ocupacional; - Inovação tecnológica. - Inovação tecnológica.

10 Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de ProduçãoFundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Conceito moderno de manutenção – Planejamento; Conceito moderno de manutenção – Planejamento; Controle; Controle; Necessidade de alta performance; Necessidade de alta performance; Baixo custo. Baixo custo. Manutenção corretiva, preventiva(pôr estado e sistemática); Manutenção corretiva, preventiva(pôr estado e sistemática); Envolvimento e motivação dos operadores nas atividades; Envolvimento e motivação dos operadores nas atividades; Just-in-time. Just-in-time.

11 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Manutenção moderna – Manutenção moderna – A interação das fases de implantação de um sistema(projeto, fabricação, instalação e manutenção). A interação das fases de implantação de um sistema(projeto, fabricação, instalação e manutenção). Necessidade de maior disponibilidade/confiabilidade. Necessidade de maior disponibilidade/confiabilidade. Fase de projeto e fabricação e instalação– envolvimento da operação e manutenção. Fase de projeto e fabricação e instalação– envolvimento da operação e manutenção. Fase de manutenção/operação – garante a função dos equipamentos, sistemas e instalações durante a vida útil. Fase de manutenção/operação – garante a função dos equipamentos, sistemas e instalações durante a vida útil. Cuidados com o Meio Ambiente. Cuidados com o Meio Ambiente. Segurança e Saúde Ocupacional das partes envolvidas. Segurança e Saúde Ocupacional das partes envolvidas. A busca da unidade de alta performance. A busca da unidade de alta performance.

12 . Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção Unidade de Alta Performance Unidade de Alta Performance Alta confiabilidade (baixas taxas de falhas); Alta confiabilidade (baixas taxas de falhas); Alta mantenabilidade, Alta mantenabilidade, Baixo custo de manutenção, Baixo custo de manutenção, Automatização e controle avançado, Automatização e controle avançado, Ecologicamente equacionadas; Ecologicamente equacionadas; Intrinsecamente seguras; Intrinsecamente seguras; Atende à qualidade dos produtos; Atende à qualidade dos produtos; Flexibilidade operacional; Flexibilidade operacional; Baixo consumo de insumos tais como energia, água, etc. Baixo consumo de insumos tais como energia, água, etc.


Carregar ppt "Gestão da Manutenção 1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google