A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Ambiental e Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Auditoria Ambiental Prof. Marlon A Santos

2 AUDITORIA AMBIENTAL HISTÓRICO:
Auditore (latim) = ouvinte ou aquele que ouve. Refere-se aos auditores. Auditoria Ambiental (século XX): avaliar desastres relativos a explosões, vazamentos, contaminações em fábricas, refinarias, gasodutos e terminais portuários.

3 AUDITORIA AMBIENTAL 1970: Instrumento autônomo da gestão ambiental com o objetivo principal de verificar o cumprimento da legislação ambiental. ESTADOS UNIDOS: Ferramenta de gerenciamento utilizada para identificar, antecipadamente, problemas ambientais causados por empresas norte-americanas

4 AUDITORIA AMBIENTAL “A Auditoria Ambiental é um instrumento de gestão que permite fazer uma avaliação sistemática, periódica, documentada e objetiva do sistema de gestão e do desempenho dos equipamentos instalados em um estabelecimento de uma empresa, para fiscalizar e limitar o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente”. Valle (2002)

5 AUDITORIA AMBIENTAL Brasil : marco inicial ao final da década de 80 e início da década de 90. Por meio das empresas multinacionais de grande porte.

6 AUDITORIA AMBIENTAL Dividida em 2 tipos:
INTERNA: da própria organização EXTERNA: organismos externos especializados.

7 OBJETIVOS DA AUDITORIA
Identificar e documentar o status da conformidade ambiental. Oferece confiança ao administrador sênior. Auxiliar os administradores a melhorar o desempenho ambiental da empresa. Acelerar o desenvolvimento dos sistemas de gestão ambiental.

8 OBJETIVOS DA AUDITORIA
Aperfeiçoar o sistema de gestão de riscos ambientais. Proteger a empresa de responsabilidades ambientais. Desenvolver uma base para a utilização dos recursos ambientais.

9 TIPOS DE AUDITORIA Auditoria de Conformidade Legal:
Objetivo: verificar o cumprimento da legislação ambiental e correspondente a aplicação na organização. Principais instrumentos de referência: Legislação Ambiental, Licenças e Processos de Licenciamento, Termos de Ajustamento

10 TIPOS DE AUDITORIA Auditoria de Desempenho Ambiental:
Objetivo: avaliar o desempenho de unidades produtivas referentes à geração de poluentes e ao consumo de energia e materiais, de acordo com os objetivos definidos pela organização. Principais instrumentos de referência: Legislação Ambiental, Acordos Voluntários Subscritos, Normas Técnicas Normas da Própria Organização.

11 TIPOS DE AUDITORIA Due Dilligence:
Objetivo: verificar as responsabilidades da empresa perante acionistas, credores, fornecedores, clientes, governos e outras partes interessadas. Principais instrumentos de referência: Legislação Ambiental, Trabalhista, Societária, Tributária, Civil, etc.; Contrato Social, Acordos com Acionistas e Empréstimos;

12 TIPOS DE AUDITORIA Auditoria de Desperdícios e de Emissões:
Objetivo: avaliar os desperdícios e seus impactos ambientais e econômicos prevendo melhorias em processos ou equipamentos específicos. Principais instrumentos de referência: Legislação Ambiental, Normas Técnicas, Fluxograma e Rotinas Operacionais, Códigos e Práticas do Setor.

13 TIPOS DE AUDITORIA Auditoria Pós-Acidente:
Objetivo: verificar as causas, em caso de acidente, identificar as responsabilidades e avaliar os danos. Principais instrumentos de referência: Legislação Ambiental e Trabalhista, Acordos Voluntários Subscritos, Norma Técnicas, Plano de Emergência Normas da Organização e Programas de Treinamento.

14 TIPOS DE AUDITORIA Auditoria de Fornecedor:
Objetivo: Avaliar o desempenho de fornecedores atuais e selecionar novos. Selecionar fornecedores para projetos conjuntos. Principais instrumentos de referência: Legislação Ambiental e Trabalhista, Acordos Voluntários Subscritos, Norma Técnicas, Normas da Empresa, Demonstrativos Contábeis dos Fornecedores, Licenças, Certificações e Premiações

15 TIPOS DE AUDITORIA Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental:
Objetivo: Avaliar o desempenho do sistema de gestão ambiental, grau de conformidade com os requisitos da norma empregada e analisar a conformidade com a política da empresa. Principais instrumentos de referência: Normas que especificam os requisitos do SGA ( ISO 14001, Emas etc.), Documentos e Registros do SGA, Critérios de Auditoria do SGA

16 VERIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS AMBIENTAIS
Fontes de poluição e medidas de controle e prevenção; Uso de energia e água e medidas de economia; Processos de produção e distribuição; Pesquisas e desenvolvimento de produtos; Uso, armazenagem, manuseio e transporte de produtos controlados; Subprodutos e desperdícios.

17 VERIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS AMBIENTAIS
Estações de tratamento de águas residuárias (esgoto) Sítios contaminados Reformas e manutenções de prédios e instalações Panes, acidentes e medidas de emergência e mitigação Saúde ocupacional e segurança do trabalho

18 FASES DA AUDITORIA Planejamento das ações;
Reconhecimento do local e das áreas circunvizinhas; Trabalhos de coleta de dados na empresa e no campo; Elaboração de relatório de auditoria; Discussão dos resultados e recomendações.

19 BENEFÍCIOS DA AUDITORIA AMBIENTAL
Garante segurança aos administradores quanto aos riscos, adequadamente conduzidos. Produz uma nova imagem da empresa diante da sociedade e das autoridades ambientais. Divulga aos empregados a postura de prioridade da administração em prol da proteção ambiental. Certifica à administração da planta o controle adequado dos riscos. Identifica as deficiências nos sistemas de controle e as necessidades de ações corretivas.


Carregar ppt "Gestão Ambiental e Responsabilidade Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google