A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente."— Transcrição da apresentação:

1 VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.

2 VALIDAÇÃO Conjunto de procedimentos cujo objetivo é assegurar que todos os requerimentos legais, estruturais e de processo sejam corretamente identificados pela equipe de auditores e que possam ser controlados de maneira eficaz pelo programa ou sistema proposto.

3 Aquele que ouve; ouvinte
QUE É UMA AUDITORIA? 1. Cargo ou emprego de auditor. 2. Local ou escritório onde o auditor exerce suas funções. AUDITOR ? Aquele que ouve; ouvinte

4 Definição de Auditoria
“Auditoria é uma exame sistemático e independente para determinar que as atividades e seus resultados estão de acordo com os objetivos planejados.”

5 QUE É UMA AUDITORIA? ISO 19011:2002
Processo sistemático, independente e documentado para obter evidências da auditoria e avaliá-las de maneira objetiva, com o fim de determinar o grau de cumprimento dos critérios de auditoria.

6 DEFINIÇÕES Auditado: região, subregião, país ou países a serem auditados. Auditor: pessoa com competência para conduzir uma auditoria. Equipe Auditora: dois ou mais auditores que conduzem uma auditoria.

7 DEFINIÇÕES Critérios de auditoria: grupo de políticas, procedimentos ou requerimentos da auditoria. NOTA: são usados como referência para comparar uma evidência de auditoria Achados de auditoria: resultados da avaliação das evidências verificadas na auditoria a serem comparados com os critérios de auditoria. NOTA: os achados de auditoria podem indicar conformidade ou não conformidade com os criterios da auditoria ou oportunidades de aperfeiçoamento.

8 DEFINIÇÕES Evidências de auditoria: registros, declarações de fatos ou outras informações as quais são relevantes para os criterios de auditoria; são verificáveis. A evidência de auditoria pode ser qualitativa ou quantitativa.

9 Confidencialidade obrigação dos membros da Equipe Auditora de abster-se de divulgar verbal, escrita ou de qualquer outra forma, as informações, evidências e achados de auditoria obtidos antes, durante e depois da auditoria.

10 QUE É UMA AUDITORIA? Na prática, AUDITORIA pode ser definida como:
O procedimento sistemático, independente e documentado que permite uma validação, verificação ou reavaliação de um sistema.

11 OBJETIVO PRINCIPAL DA AUDITORIA
O objetivo das auditorias é avaliar se a estrutura, funcionamento e processos de atencão veterinária desenvolvidos nas zonas auditadas são compativeis com as metas propostas e com os respectivos programas nacionais, assim como sua influência no contexto regional, dotando as ações da transparência requerida para a consolidaçao do propósito de domínio da saúde animal.

12 OBJETIVOS PRINCIPAIS DA AUDITORIA
Verificar se o programa escrito foi elaborado com base científica e/ou legal Verificar se o programa escrito está sendo aplicado na prática Verificar se a aplicação prática do programa escrito está atingindo os objetivos almejados.

13 exemplos de outros objetivos da auditoria
Propiciar à instituição auditada uma oportunidade para avaliação interna e a melhoria contínua do Sistema Atender aos requisitos da legislação vigente, etc.

14 Por que Auditar ? Auditar é um meio de obter informações de uma maneira independente e imparcial. Normalmente, as auditorias são realizadas, dentre outras, por uma ou mais das seguintes razões: verificar se o sistema da própria organização atende as especificações e se está implementado; comprovar a eficácia do sistema frente a organismos fiscalizadores.

15 AUDITORIA REPRESENTA uma contribuição ao aperfeiçoamento de programas ou sistemas um levantamento sobre as conformidades e não conformidades uma oportunidade de melhoria dos processos um retorno isento e imparcial

16 A AUDITORIA NÃO DEVE SER
Uma forma de espionagem Uma inquisição Uma forma de exercer pressão Uma cobrança de resultados Uma situação de confronto / desconforto

17 AUDITORIA DEVE CONTEMPLAR:
os recursos humanos e materiais disponíveis, a estrutura organizacional, capilaridade do serviço, a capacidade de gerenciamento dos programas sanitários,

18 AUDITORIA DEVE CONTEMPLAR:
nível de acompanhamento e padronização das atividades de campo, as atividades de vigilância primária, atividades de educação sanitária em execução legislação disponível

19 Classificações das Auditorias
As auditorias podem ser classificadas da seguinte forma: Quanto ao tipo: Auditoria de Adequação Auditoria de Conformidade Quanto à instituição: Interna Externa (DSA, DG SANCO, PANAFTOSA)

20 O ciclo de vida da auditoria
PLANEJAMENTO EXECUÇÃO RELATÓRIO


Carregar ppt "VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google