A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE."— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE

2 AUDITORIA AMBIENTAL DEFINIÇÕES:
“[...] um processo sistemático, objetivo e documentado, de obtenção e avaliação de evidências ligadas ao um sistema de gestão e informações, eventos ou atividades ambientais específicas, buscando a verificação da conformidade destes com relação a critérios definidos a priori, e a posterior comunicação do resultado deste processo ao cliente (Câmara Internacional do Comércio).

3 DEFINIÇÕES “[...] um processo de avaliação sistemático e documentado que visa obter e avaliar objetivamente as evidências que determinam se as atividades específicas, acontecimentos, condições e sistemas de gestão relativos ao meio ambiente, ou informações sobre essas questões, estão em conformidade com os critérios de auditoria e comunicar os resultados desse processo ao cliente” (ABNT, 1997, p. 2).

4 DEFINIÇÕES AUDITORIA AMBIENTAL DO SGA “Processo de verificação sistemático e documentado, obtendo e avaliando evidências para determinar se o SGA da organização está de acordo com os critérios de auditoria do SGA, e comunicando os resultados deste processo ao cliente”

5 DEFINIÇÕES “[...] é um processo sistemático e formal de verificação, por uma parte da auditora, se a conduta ambiental e/ou o desempenho ambiental de uma entidade auditada atendem a um conjunto de critérios específicos” (PHILIPPI Jr. e AGUIAR, 2004, p. 811)

6 AUDITORIA AMBIENTAL ISOLADA E DESVINCULADA DA GESTÃO AMBIENTAL
DEFINIÇÕES AUDITORIA AMBIENTAL ISOLADA E DESVINCULADA DA GESTÃO AMBIENTAL “Atividade administrativa que compreende uma sistemática e documentada avaliação de como a organização se encontra em relação a questão ambiental usada: - para fins de incorporação, compra ou venda de empresas; - por exigências das seguradoras ou bancos; - para atender dispositivos legais específicos.

7 AUDITORIA AMBIENTAL ESTRUTURA GERAL
NORMA AMBIENTAL CREDENCIADOR / ACREDITADOR AUDITOR / CERTIFICADOR CONSUMIDOR EMPRESA

8 AUDITORIA AMBIENTAL OBJETIVO MAIOR: “ A busca permanente da compatibilidade ambiental das ações, processos, produtos e serviços das organizações.”

9 AUDITORIA AMBIENTAL OUTROS OBJETIVOS:
Cumprimento da Legislação Ambiental; Cumprimento da Política Ambiental; Verificação do gerenciamento da empresa em relação às práticas ambientais.

10 AUDITORIA AMBIENTAL VANTAGENS:
Ajuda a proteger o meio ambiente interno e externo da empresa; Identifica e documento o cumprimento da Política e da Legislação Ambiental; Ajuda a minimizar o uso de recursos naturais; Conduz a melhorias no desempenho da unidade auditada;

11 AUDITORIA AMBIENTAL VANTAGENS:
Fornece garantias à Direção quanto ao gerenciamento correto das responsabilidades ambientais; Protege a empresa contra eventuais ações de responsabilidade civil; Facilita a obtenção de seguro com taxas mais vantajosas; Atribui crédito positivo à Direção quando há um bom desempenho ambiental; Possibilita à Alta Direção comparações ambientais entre as unidades auditadas.

12 AUDITORIA AMBIENTAL DESVANTAGENS: Representa custos adicionais;
Exige contração de especialistas ou de empresas auditoras; Os resultados podem ser usados como informação para desinformar público conforme os interesses da empresa; Pode levar a uma falsa imagem se não houver o cuidado na interpretação e divulgação dos resultados.

13 AUDITORIA AMBIENTAL DESVANTAGENS:
Pode levar a uma falsa sensação de segurança ambiental se for realizada de maneira incompleta e/ou por peritos inexperientes; Em ações de responsabilidade civil a empresa pode ser obrigada a fornecer informações confidenciais; A Sociedade Civil pode exercer pressões ou ações para liberação das informações; Em caso de fusões ou venda da empresa os resultados negativos podem influenciar na negociação.

14 CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS AMBIENTAIS
Com relação a Parte Auditora Auditoria Ambiental de Primeira Parte: realizada por equipe formada pela própria organização auditada. Auditoria Ambiental de Segunda Parte: realizada por uma equipe formada por organização externa que tenha poder legal para exigir a auditoria. Auditoria Ambiental de Terceira Parte: é realizada por uma instituição que não tem interesse direto nos impactos ambientais da organização. É o caso das auditorias realizadas com vistas a certificação do Sistema de Gestão Ambiental ISO

15 CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM CRITÉRIOS DE AUDITORIA
Auditoria de conformidade legal ambiental. Auditoria de desempenho ambiental Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental

16 Auditoria Ambiental Classificação
Auditoria de Conformidade Legal (compliance): avalia a adequação da unidade auditada com a legislação e os regulamentos aplicáveis;

17 Auditoria Ambiental Classificação Auditoria de Desempenho Ambiental:
Avalia a conformidade da unidade auditada com a legislação, os regulamentos aplicáveis e indicadores de desempenho ambiental setorial aplicáveis à unidade;

18 Auditoria Ambiental Classificação
Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental: Avalia o cumprimento dos princípios estabelecidos no Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa e sua adequação e eficácia. A Auditoria para Sistema de Gestão Ambiental deve ser realizada periodicamente e visa facilitar a atuação e o controle da gestão ambiental da empresa;

19 CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DA AUDITORIA AMBIENTAL
Auditoria ambiental de certificação; Auditoria ambiental de acompanhamento Auditoria ambiental de verificação de correções Auditoria ambiental de responsabilidade Auditoria ambiental de sítio Auditoria compulsória Auditoria Pontual ou de Processos Auditoria de Descomissionamento

20 Auditoria Ambiental Classificação Auditoria de Certificação:
Avalia a conformidade da empresa com princípios estabelecidos nas normas pela qual a empresa esteja desejando se certificar.

21 Auditoria Ambiental Classificação
Auditoria de responsabilidade (due dilligence): avalia o passivo ambiental das empresas, ou seja, suas responsabilidades ambientais efetivas e potenciais. Em geral, contabiliza-se como passivo ambiental, os seguintes custos: multas, taxas e impostos ambientais a serem pagas, gastos para implantação de procedimentos e tecnologias que possibilitem o atendimento às não conformidades, dispêndios necessários à recuperação da área degradada e indenização à população afetada.

22 Auditoria Ambiental Classificação Auditoria de Sítios:
Destinada a avaliar o estágio de contaminação de um determinado local;

23 Auditoria Ambiental Classificação Auditoria Pontual ou de Processos:
Destinada a otimizar a gestão dos recursos, a melhorar a eficiência do processo produtivo e, conseqüentemente, minimizar a geração de resíduos, o uso de energia ou de outros insumos.

24 Auditoria Ambiental Classificação Auditoria de Descomissionamento:
Avalia os danos ao ecossistema e à população do entorno de alguma unidade empresarial em conseqüência de sua desativação (paralisação definitiva de suas atividades)

25 AUDITORIA AMBIENTAL Auditoria Compulsória A que é realizada por mandado judicial; Auditoria de Acompanhamento Para verificar se a implantação do SGA está sendo implantado conforme foi planejado; Auditoria de Verificação de Correções Para verificar se as correções sugeridas na Auditoria anterior ou no processo de implantação do SGA foram e estão sendo cumpridas;

26 Auditoria Ambiental Recomendações
Enfocar um objeto claramente definido e documentado, assim como a(s) parte(s) responsável (eis) pelo objeto sejam bem definidas e documentadas. Requisitos: Existirem informações suficientes e apropriadas sobre o objeto da auditoria; Existirem recursos adequados para apoiar o processo de auditoria; Existir cooperação adequada por parte do auditado.

27 Auditoria Ambiental Relatório
Identificação da organização auditada e do cliente; Objetivos acordados e escopo da auditoria; Critérios acordados em relação aos quais a auditoria foi realizada; Período coberto pela auditoria e as datas nas quais a auditoria foi realizada; Identificação dos membros da equipe de auditoria; Identificação dos representantes do auditado que participam da auditoria; Declaração sobre a natureza confidencial do conteúdo; Lista de distribuição do relatório de auditoria; Sumário do processo de auditoria, incluindo quaisquer obstáculos encontrados; Conclusões da auditoria.

28 AUDITORIA AMBIENTAL Nomenclatura normalmente usada
Equipe de Auditoria: Grupo de auditores, ou um único auditor incluindo especialistas técnicos e auditores em fase de treinamento. Um dos auditores da equipe terá função de auditor líder. Auditado: A organização a ser auditada. Auditor: Indivíduo que realiza a auditoria ambiental, ou parte dela. Cliente: Organização que contrata a auditoria. O cliente poderá ser o auditado ou outra organização que tenha direito contratual ou regulamentar de comissionar uma auditoria. Aspectos Ambientais: Componentes das atividades, produtos e serviços de uma organização, que interagem com o meio ambiente.

29 AUDITORIA AMBIENTAL Nomenclatura normalmente usada
Conclusão de Auditoria: Julgamento do auditor sobre o objeto da auditoria, baseada no raciocínio que o auditor aplicou para as constatações de auditoria. Critério de Auditoria: Avaliar Políticas, práticas, procedimentos ou requerimentos contra os quais o auditor compara as evidências coligadas sobre a matéria objeto da auditoria. Constatações de Auditoria: Resultado da avaliação das evidências coletadas , comparadas com o critério de auditoria acordado. Constatações de Auditoria: Resultado da avaliação das evidências coletadas , comparadas com o critério de auditoria acordado

30 Nomenclatura normalmente usada
AUDITORIA AMBIENTAL Nomenclatura normalmente usada Evidências de auditoria São as informações verificáveis, registros ou declarações. Pode ser: qualitativa ou quantitativa a) Permite ao auditor determinar se os critérios de auditoria são atendidos. b) É normalmente baseada em entrevistas, exame de documentos, observações das atividades e condições, resultados de medições e ensaios ou outros meios dentro do escopo da auditoria.

31 AUDITORIA AMBIENTAL FIM


Carregar ppt "AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google