A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Manutenção 2.Tipos principais de manutenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Manutenção 2.Tipos principais de manutenção."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Manutenção 2.Tipos principais de manutenção

2 Tipos principais de manutenção Manutenção corretiva. Manutenção corretiva não planejada Manutenção corretiva planejada Manutenção preventiva Manutenção preditiva Manutenção detectiva Engenharia de manutenção

3 Tipos principais de manutenção Existem várias ferramentas disponíveis e adotadas hoje em dia que tem o nome de manutenção mas estas ferramentas não são novos tipos de manutenção. Estas ferramentas permitem a aplicação dos seis tipos de manutenção citados anteriormente: - Manutenção Produtiva Total(TPM) - Manutenção Centrada na Confiabilidade(RCM) - Manutenção Baseada na Confiabilidade(RBM)

4 Tipos principais de manutenção Manutenção Corretiva Manutenção corretiva é a atuação para a correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. A ação principal da manutenção corretiva é Corrigir ou Restaurar as condições de funcionamento do equipamento ou sistema.

5 Tipos principais de manutenção Classes de Manutenção Corretiva Manutenção corretiva não planejada É a correção da falha de maneira aleatória. Atua em um fato já ocorrido, seja uma falha ou um desempenho menor que o esperado.

6 Tipos principais de manutenção Conseqüências de uma manutenção corretiva não planejada. Altos custos; Perdas de produção; Perda da qualidade do produto; Riscos à segurança.

7 Tipos principais de manutenção Manutenção corretiva planejada É a correção do desempenho menor que o esperado ou da falha, por DECISÃO GERENCIAL, isto é, pela atuação de acompanhamento preditivo ou pela decisão de operar até a quebra.

8 Tipos principais de manutenção Manutenção corretiva planejada – O equipamento funciona até a quebra mas, como a condição é conhecida algum planejamento pode ser feito antes de ocorrer a falha.

9 Tipos principais de manutenção Conseqüências da manutenção corretiva planejada : Um trabalho planejado é sempre mais barato, mais rápido e mais seguro do que um trabalho não planejado. É função da qualidade da informação fornecida pelo acompanhamento do equipamento.

10 Tipos principais de manutenção Porque da utilização de manutenção corretiva planejada: Possibilidade de compartilhar a necessidade de manutenção com os interesses da operação. Aspectos relacionados com a segurança – do equipamento ou do pessoal. Melhor planejamento dos serviços. Garantia da existência de sobressalentes, máquinas, ferramentas, etc. Recursos humanos em quantidade e qualidade suficientes.

11 Tipos principais de manutenção Manutenção Preventiva Manutenção preventiva é a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo.

12 Tipos principais de manutenção O objetivo principal da manutenção preventiva é evitar a ocorrência de falhas, ou seja, procura prevenir. A manutenção preventiva é aplicada principalmente quando aspectos relacionados com segurança pessoal ou dos equipamentos estão envolvidos; equipamentos críticos de difícil liberação operacional; riscos de agressão ao meio ambiente; sistemas complexos e/ou de operação contínua; sistemas cujas falhas podem causar insatisfação dos clientes; onde é de fácil reposição; altos custos de falhas.

13 Tipos principais de manutenção Inconvenientes da manutenção preventiva: Introdução de defeitos não existentes no equipamento devido a: Falha humana; Falha de sobressalentes; Contaminações introduzidas no sistema de óleo; Danos durante as partidas e paradas; Falhas dos Procedimentos de Manutenção.

14 Tipos principais de manutenção Manutenção Preditiva (manutenção baseado na condição ou manutenção baseada no estado do equipamento). Manutenção preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de CONDIÇÃO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

15 Tipos principais de manutenção Objetivo da manutenção preditiva: Prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível. Visa predizer as condições dos equipamentos, mantendo a disponibilidade uma vez que ela não promove a intervenção nestes equipamentos ou sistemas,pois as medições e verificações são feitas com o equipamento produzindo.

16 Tipos principais de manutenção Condições básicas para se adotar a Manutenção Preditiva: O equipamento, sistema ou instalação deve permitir algum tipo de monitoramento/medição. O equipamento, sistema ou instalação deve merecer esse tipo de ação em função dos custos envolvidos. As falhas devem ser oriundas de causas que possam ser monitoradas e ter sua progressão acompanhada. Seja estabelecido um programa de acompanhamento, análise e diagnóstico, sistematizado.

17 Tipos principais de manutenção Fatores indicados para análise da adoção de política de Manutenção Preditiva: Aspectos relacionados com a segurança pessoal e operacional. Redução de custos pelo acompanhamento constante das condições dos equipamentos, evitando intervenções desnecessárias. Manter os equipamentos operando, de modo seguro, por mais tempo.

18 Tipos principais de manutenção A manutenção preditiva: Reduz acidentes por falhas catastróficas. Reduz a ocorrência de falhas não esperadas. Aumenta a segurança pessoal e dos equipamentos. Reduz paradas da produção que dependendo do tipo de planta, implicam consideráveis prejuízos. Aumenta a confiabilidade da linha de produção; Reduz a incidência de defeitos causados pela manutenção.

19 Tipos principais de manutenção Custos envolvidos na Manutenção Preditiva: O acompanhamento periódico através de instrumentos/aparelhos de medição e análise não é muito elevado e quanto maior o progresso na área de microeletrônica, maior a redução dos preços. A mão-de- obra envolvida não representa custos significativos, haja vista a possibilidade de acompanhamento também pelos operadores. A instalação de sistemas de monitoramento contínuo on line apresenta um custo inicial de investimento de 1% do capital total do equipamento a ser monitorado e que um programa de acompanhamento de equipamento bem gerenciado apresenta uma relação custo/benefício de 1/5.

20 Tipos principais de manutenção Manutenção Predititiva em relação à produção é a que oferece melhores resultados, pois intervém o mínimo possível na planta. A mão-de-obra da manutenção responsável pela análise e diagnóstico deve ser bem treinada.Não basta medir; é preciso analisar os resultados e formular diagnósticos.

21 Tipos principais de manutenção Manutenção Detectiva Começou a ser mencionada na literatura a partir da década de 90. É a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando detectar FALHAS OCULTAS ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção.

22 Tipos principais de manutenção Tarefas executadas para verificar se um sistema de proteção está funcionando representam a Manutenção Detectiva. Exemplo – Botão de teste de lâmpadas de sinalização e alarme em painéis. A identificação de falhas ocultas é primordial para garantir a confiabilidade de sistemas.

23 Tipos principais de manutenção Exemplos de equipamentos utilizados em manutenção detectiva: Sistemas de aquisição de dados; Sistemas Digitais de Controle Distribuídos – SDCD; Controladores Lógicos Programáveis – PLC; Computadores Supervisórios; Sistemas Shut-down ou sistemas trip.

24 Tipos principais de manutenção Sistemas shut-down ou trip: São a última barreira entre a integridade e a falha. Protegem as máquinas, equipamentos e instalações contra falhas e suas conseqüências menores, maiores e catastróficas. São projetados para atuar automaticamente na iminência de desvios que possam comprometer as máquinas, a produção, a segurança no seu aspecto global ou o meio ambiente. Os componentes do sistema de trip também podem apresentar falhas causando a não atuação do sistema ou atuação indevida.

25 Tipos principais de manutenção Na Manutenção Detectiva, especialistas fazem verificações no sistema, sem tirá-lo de operação, são capazes de detectar falhas ocultas, e preferencialmente podem corrigir a situação, mantendo o equipamento operando.

26 Tipos principais de manutenção Engenharia de Manutenção É deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas básicas, modificar situações permanentes de mau desempenho, deixar de conviver com os problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas, desenvolver a mantenabilidade, dar feedback ao Projeto, interferir tecnicamente nas compras.

27 Tipos principais de manutenção Melhoria contínua( KAIZEN ) Praticar o KAIZEN dos equipamentos significa melhorá-los gradativamente e continuamente para além de suas especificações originais. Ao invés de simplesmente retornar os equipamentos às suas condições originais após a ocorrência das falhas, é preciso melhorar continuamente os equipamentos, alterando, conforme necessário, seu projeto, seus padrões de operação e manutenção.

28 Tipos principais de manutenção Para melhorar um equipamento é preciso investigar exaustivamente as causas fundamentais das falhas. É preciso conhecer a causa raiz do problema para determinar a ação corretiva a ser tomada.

29 Tipos principais de manutenção Ação Corretiva É a ação tomada para solucionar um problema eliminando a possibilidade de nova ocorrência ou, caso não seja possível, minimizando a probabilidade de sua ocorrência.

30 Tipos principais de manutenção Resultados x Tipos de Manutenção resultados Tipos de manutenção 1- Corretiva não planejada 2 - Preventiva 3 - Preditiva e detectiva 4 - Engenharia de Manutenção

31 Tipos principais de manutenção Qual é o melhor método de manutenção? Em qualquer planta ou instalação sempre haverá lugar para os diversos tipos de manutenção. O tipo a ser adotado é uma decisão gerencial e está baseada em fatores como importância dos equipamentos do ponto de vista operacional, segurança pessoal e da instalação, meio ambiente, dos custos envolvidos no processo, no reparo e nas conseqüências das falhas, na oportunidade e da adequabilidade dos equipamentos.

32 Tipos principais de manutenção Todos os tipos de manutenção tem seus pontos positivos e negativos. O método mais primitivo de manutenção é o corretivo e o mais moderno é o preventivo, mas normalmente estes métodos coexistem simultaneamente. A melhor manutenção será a combinação mais adequada dos vários métodos, de acordo com a natureza e criticidade do equipamento para a produção.

33 Tipos principais de manutenção Entende-se como a melhor aplicação dos diversos métodos de manutenção, como Manutenção Produtiva, que visa otimizar os fatores econômicos da produção, garantindo a melhor utilização e maior produtividade dos equipamentos com o custo mais baixo. A manutenção produtiva deve abranger todas as etapas do ciclo de vida dos equipamentos, desde a sua especificação, projeto até o seu sucateamento.


Carregar ppt "Gestão da Manutenção 2.Tipos principais de manutenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google