A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Manutenção 4 - Planejamento e Organização da manutenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Manutenção 4 - Planejamento e Organização da manutenção."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Manutenção 4 - Planejamento e Organização da manutenção

2 Planejamento e Organização da Manutenção Planejamento da manutenção Planejamento da manutenção Recursos humanos Recursos humanos Custos em manutenção Custos em manutenção Estrutura organizacional da manutenção Estrutura organizacional da manutenção Sistema de controle da manutenção Sistema de controle da manutenção

3 Planejamento e Organização da Manutenção Planejamento da Manutenção Planejamento da Manutenção Basicamente, um plano de manutenção consiste de um conjunto de ações preventivas e de suas datas de execução. Basicamente, um plano de manutenção consiste de um conjunto de ações preventivas e de suas datas de execução. Em outras palavras, inicialmente um plano de manutenção é, simplesmente, um calendário de ações preventivas. Em outras palavras, inicialmente um plano de manutenção é, simplesmente, um calendário de ações preventivas.

4 Planejamento e Organização da Manutenção A base para elaboração do plano de manutenção é a necessidade de manutenção preventiva dos equipamentos A base para elaboração do plano de manutenção é a necessidade de manutenção preventiva dos equipamentos

5 Planejamento e Organização da Manutenção Um bom plano de manutenção representa a coleção de todas as ações preventivas que devem ser tomadas para evitar falhas e garantir a disponibilidade dos equipamentos. Um bom plano de manutenção representa a coleção de todas as ações preventivas que devem ser tomadas para evitar falhas e garantir a disponibilidade dos equipamentos.

6 Planejamento e Organização da Manutenção Quanto melhor for o conhecimento das necessidades de manutenção preventiva dos equipamentos, melhor será o conteúdo do plano de manutenção. Quanto melhor for o conhecimento das necessidades de manutenção preventiva dos equipamentos, melhor será o conteúdo do plano de manutenção.

7 Planejamento e Organização da Manutenção Elaboração de um plano de manutenção deve ser baseada em: Elaboração de um plano de manutenção deve ser baseada em: Ações baseadas em inspeções; Ações baseadas em inspeções; Necessidade de reforma do equipamento; Necessidade de reforma do equipamento; Necessidade de troca do equipamento; Necessidade de troca do equipamento; Histórico dos equipamentos; Histórico dos equipamentos; Padrões de manutenção fornecidos pelo fabricante(especificações técnicas, manuais) Padrões de manutenção fornecidos pelo fabricante(especificações técnicas, manuais)

8 Planejamento e Organização da Manutenção Recursos Humanos Recursos Humanos O que se verifica atualmente no perfil dos profissionais de manutenção e no perfil estrutural das empresas tem tradução em modificações na relação de cada área, bem como no seu perfil funcional. O que se verifica atualmente no perfil dos profissionais de manutenção e no perfil estrutural das empresas tem tradução em modificações na relação de cada área, bem como no seu perfil funcional.

9 Planejamento e Organização da Manutenção A organização da manutenção de qualquer empresa deve estar voltada para a gerência e solução de problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado. A organização da manutenção de qualquer empresa deve estar voltada para a gerência e solução de problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado.

10 Planejamento e Organização da Manutenção A evolução do profissional de manutenção A evolução do profissional de manutenção A forte automação do processo produtivo, que leva à redução de operadores, exige modificações do perfil funcional causadas por ações como TPM, Manutenção Autônoma e Polivalência. A forte automação do processo produtivo, que leva à redução de operadores, exige modificações do perfil funcional causadas por ações como TPM, Manutenção Autônoma e Polivalência.

11 Planejamento e Organização da Manutenção Diferenciação entre perfis: o profissional de manutenção e o profissional de operação. Diferenciação entre perfis: o profissional de manutenção e o profissional de operação. A automação exige equipamentos cada vez mais sofisticados e cheios de sistemas e mecanismos diferentes.Não se pode reduzir o quadro de manutenção proporcionalmente à redução do quadro de operação. A automação exige equipamentos cada vez mais sofisticados e cheios de sistemas e mecanismos diferentes.Não se pode reduzir o quadro de manutenção proporcionalmente à redução do quadro de operação.

12 Planejamento e Organização da Manutenção Especialização: uma característica do profissional de manutenção. Especialização: uma característica do profissional de manutenção. O profissional de manutenção tem que ser cada vez mais capacitado. O profissional de manutenção tem que ser cada vez mais capacitado.

13 Planejamento e Organização da Manutenção A profissão de mantenedor A profissão de mantenedor Uma tendência que se verifica no mantenedor, é ter equipes mais enxutas formadas por pessoal mais qualificado. Uma tendência que se verifica no mantenedor, é ter equipes mais enxutas formadas por pessoal mais qualificado.

14 Planejamento e Organização da Manutenção Custos na Manutenção Custos na Manutenção Este é um exemplo claro de uma mudança de paradigma na manutenção: Este é um exemplo claro de uma mudança de paradigma na manutenção: o papel estratégico dos custos relacionados à manutenção no resultado final das empresas passa a ser, finalmente, reconhecido. o papel estratégico dos custos relacionados à manutenção no resultado final das empresas passa a ser, finalmente, reconhecido.

15 Planejamento e Organização da Manutenção A característica estratégica da gestão de custos de manutenção (investimentos vs custos): A característica estratégica da gestão de custos de manutenção (investimentos vs custos): a desoneração do produto final a desoneração do produto final

16 Planejamento e Organização da Manutenção Custos diretos: são aqueles necessários para manter o equipamento em operação. Custos diretos: são aqueles necessários para manter o equipamento em operação. Neles estão incluídos: manutenção preventiva, inspeções, lubrificação, manutenção preditiva e detectiva, custos de reparos ou revisões e manutenção corretiva. Neles estão incluídos: manutenção preventiva, inspeções, lubrificação, manutenção preditiva e detectiva, custos de reparos ou revisões e manutenção corretiva.

17 Planejamento e Organização da Manutenção Custos de perda de produção: são custos causados pela falha do equipamento pelo não cumprimento de sua missão ou cuja causa determinante tenha sido ação imprópria da manutenção. Custos de perda de produção: são custos causados pela falha do equipamento pelo não cumprimento de sua missão ou cuja causa determinante tenha sido ação imprópria da manutenção.

18 Planejamento e Organização da Manutenção Custos indiretos: são aqueles relacionados com a estrutura gerencial e de apoio administrativo, custos com análise e custos de melhoria, engenharia de manutenção, etc. Custos indiretos: são aqueles relacionados com a estrutura gerencial e de apoio administrativo, custos com análise e custos de melhoria, engenharia de manutenção, etc.

19 Planejamento e Organização da Manutenção Estrutura organizacional da Manutenção Estrutura organizacional da Manutenção A atividade de manutenção é encontrada em todos os lugares e situações. Diferentes aspectos envolvem a manutenção dentro de um grande hospital, numa indústria siderúrgica, numa industria de celulose, numa distribuidora de energia elétrica, etc. No entanto, a filosofia básica é a mesma e de um certo modo algumas relações estruturais ou organizacionais são muito semelhantes. A atividade de manutenção é encontrada em todos os lugares e situações. Diferentes aspectos envolvem a manutenção dentro de um grande hospital, numa indústria siderúrgica, numa industria de celulose, numa distribuidora de energia elétrica, etc. No entanto, a filosofia básica é a mesma e de um certo modo algumas relações estruturais ou organizacionais são muito semelhantes.

20 Planejamento e Organização da Manutenção Subordinação gerencial. Formas de atuação da manutenção: Subordinação gerencial. Formas de atuação da manutenção: Manutenção Centralizada; Manutenção Centralizada; Manutenção Descentralizada; Manutenção Descentralizada; Manutenção Mista. Manutenção Mista.

21 Planejamento e Organização da Manutenção Estrutura de manutenção nas empresas. Estrutura de manutenção nas empresas. A estrutura da Manutenção nas empresas tem aspectos distintos em função das atividades que lhe são pertinentes. Se tomarmos como exemplo uma indústria siderúrgica, teremos: A estrutura da Manutenção nas empresas tem aspectos distintos em função das atividades que lhe são pertinentes. Se tomarmos como exemplo uma indústria siderúrgica, teremos: Manutenção mecânica, elétrica, instrumentação/automação, inspeção de equipamentos, suprimentos, engenharia de manutenção, contratação, insumos, etc. Manutenção mecânica, elétrica, instrumentação/automação, inspeção de equipamentos, suprimentos, engenharia de manutenção, contratação, insumos, etc.

22 Planejamento e Organização da Manutenção Sistemas de controle da Manutenção Sistemas de controle da Manutenção Para harmonizar todos os processos que interagem na manutenção, é fundamental a existência de um Sistema de Controle da Manutenção. Para harmonizar todos os processos que interagem na manutenção, é fundamental a existência de um Sistema de Controle da Manutenção.

23 Planejamento e Organização da Manutenção A tendência moderna é que toda a empresa esteja interligada e os dados de uma área sejam facilmente acessados por qualquer das outras áreas. A tendência moderna é que toda a empresa esteja interligada e os dados de uma área sejam facilmente acessados por qualquer das outras áreas.

24 Planejamento e Organização da Manutenção Um bom sistema de controle permitirá identificar claramente: Um bom sistema de controle permitirá identificar claramente: que serviços serão feitos; que serviços serão feitos; quando os serviços serão feitos; quando os serviços serão feitos; que recursos serão necessários; que recursos serão necessários; quanto tempo será gasto; quanto tempo será gasto; qual será o custo dos serviços; qual será o custo dos serviços; que materiais serão aplicados; que materiais serão aplicados; que máquinas, dispositivos e ferramentas serão necessários. que máquinas, dispositivos e ferramentas serão necessários.

25 Planejamento e Organização da Manutenção O Sistema de Controle permitirá: O Sistema de Controle permitirá: nivelamento de recursos – mão-de-obra; nivelamento de recursos – mão-de-obra; programação de máquinas operatrizes ou de elevação de cargas; programação de máquinas operatrizes ou de elevação de cargas; registro para consolidação do histórico e alimentação de sistemas especialistas; registro para consolidação do histórico e alimentação de sistemas especialistas; priorização adequada dos trabalhos. priorização adequada dos trabalhos.

26 Planejamento e Organização da Manutenção Estrutura dos sistemas de controle: Estrutura dos sistemas de controle: Processamento das solicitações de serviços; Processamento das solicitações de serviços; Planejamento dos serviços; Planejamento dos serviços; Programação dos serviços; Programação dos serviços; Gerenciamento da excussão dos serviços; Gerenciamento da excussão dos serviços; Registros dos serviços e recursos; Registros dos serviços e recursos; Gerenciamento de equipamentos; Gerenciamento de equipamentos; Administração da carteira de serviços; Administração da carteira de serviços; Gerenciamento dos padrões de serviço; Gerenciamento dos padrões de serviço; Administração de estoques. Administração de estoques.

27 Planejamento e Organização da Manutenção Sistemas informatizados para manutenção: Sistemas informatizados para manutenção: Softwares e computadores devem ser bem dimensionados de acordo com o tamanho e complexidade da empresa. Softwares e computadores devem ser bem dimensionados de acordo com o tamanho e complexidade da empresa.

28 Planejamento e Organização da Manutenção Visão geral de mantenabilidade: Visão geral de mantenabilidade: É a característica de um equipamento que permite em maior ou menor grau de facilidade, a execução dos serviços de manutenção. É a característica de um equipamento que permite em maior ou menor grau de facilidade, a execução dos serviços de manutenção.

29 Planejamento e Organização da Manutenção A mantenabilidade deve estar associada a conceitos fundamentais como qualidade, segurança, meio ambiente, custos e tempo. A mantenabilidade deve estar associada a conceitos fundamentais como qualidade, segurança, meio ambiente, custos e tempo.

30 Planejamento e Organização da Manutenção A mantenabilidade será melhor se os seguintes critérios relacionados à área de suprimentos forem adotados: A mantenabilidade será melhor se os seguintes critérios relacionados à área de suprimentos forem adotados: intercambiabilidade; intercambiabilidade; padronização de sobressalentes; padronização de sobressalentes; padronização de equipamentos na planta. padronização de equipamentos na planta.


Carregar ppt "Gestão da Manutenção 4 - Planejamento e Organização da manutenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google