A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recrutamento e Seleção de Pessoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recrutamento e Seleção de Pessoal."— Transcrição da apresentação:

1 Recrutamento e Seleção de Pessoal

2 Na atualidade a realidade organizacional tem passado por diversas mudanças. O cenário político, econômico e social se alterou muito desde que o processo de globalização teve início e as tecnologias se difundiram. A nova configuração mundial fez com que as empresas precisassem alterar seu posicionamento frente ao mercado, passando a valorizar aspectos de sua gestão que antes eram praticamente ignorados. Um desses aspectos é o fator humano. Na gestão moderna é preciso que toda e qualquer organização, independente do ramo em que atua e de seu porte, procure formas de se tornar mais competitiva, tendo em vista que o aumento da concorrência tem sido significativo nas últimas décadas. E uma das formas mais recorrentes de se tornar mais competitiva é por meio dos recursos humanos de que a empresa dispõe. Agregar talentos à sua equipe de funcionários é uma forma de fazer com que a empresa aumente e melhore sua performance diante do mercado em que atua, fortalecendo sua imagem junto a clientes e fornecedores.

3 O processo de recrutamento é de suma importância para o sucesso das empresas, pois é através dele que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo. Um desafio atual é a capacitação de pessoas para preencher vagas, sendo que a ausência de critérios e instrumentos à seleção pode acarretar problemas sérios ocasionando perdas financeiras e afastamento de clientes.

4 Uma ferramenta essencial para a empresa moderna é a Administração de Recursos Humanos, qual consiste em planejar, desenvolver, coordenar e controlar as pessoas que fazem parte da empresa visando promover seu maior desempenho. Nessa relação a empresa representa a forma que as pessoas têm de realizar seus objetivos e metas individuais, que estejam relacionados direta ou indiretamente ao trabalho, de modo que haja uma troca e sinergia de esforços, ou seja, a empresa colabora com a realização do indivíduo enquanto o indivíduo colabora para o desenvolvimento e realização da empresa.

5 Diversas organizações não dedicam a atenção necessária ao processo de recrutamento e seleção de pessoal e acabam por passar por problemas significantes quando necessitam de mão-de-obra especializada ou na alocação de talentos. Muitas organizações cometem um erro comum: o que pensar que os recursos humanos são abundantes, podendo ser facilmente atraídos à empresa ou facilmente repostos sempre que necessário. O processo de recrutamento, nesse sentido, visa suprir a organização de recursos humanos necessários que sua postura frente ao mercado seja a mais estratégica e competitiva possível. Não basta à empresa se contentar com os recursos aparentemente disponíveis. É preciso que ela procure em diversas fontes as pessoas que atendam às suas necessidades e que colaborem na realização de seus objetivos. A seleção, por sua vez, como define Chiavenato (2004, p. 87), refere-se “à escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos”.

6 Existem vários meios de recrutamento:
Recrutamento Interno: que acontece dentro da própria empresa, onde os empregados aptos serão remanejados. Recrutamento Externo: são os funcionários que virão de fora da empresa. Pessoas que foram atraídos pelas técnicas de recrutamento. Pode ser até funcionários de outras empresas que se envolveram com as propostas apresentadas. Recrutamento misto: é o que aborda tanto fontes internas como externas de recursos humanos, podendo ser adotados em três alternativas, sendo elas, recrutamento externo seguido de recrutamento interno; recrutamento interno seguido de recrutamento externo; recrutamento interno e recrutamento externo, concomitantemente.

7 De acordo com Chiavenato (1999), o processo de seleção pode ser constituído por três processos:
Modelo de colocação: ocorre quando existe apenas um candidato para uma vaga, sendo necessário efetiva-lo sem qualquer descarte; 2) Modelo de seleção: existem vários candidatos para uma mesma vaga. Assim, analisa-se o candidato fazendo um paralelo entre seu perfil e o perfil exigido pelo cargo para, a partir dessa análise, decidir qual o melhor candidato a ser escolhido; 3) Modelo de classificação: existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.

8 Nesse sentido, existem fases que visam a eliminação dos candidatos não adequados, filtrando-os aos poucos: Entrevista preliminar: também chamada de triagem inicial. É realizada por profissionais da área de recursos humanos e verificam-se dados pessoais e profissionais do candidato. De acordo com o resultado obtido nessa etapa o candidato é aceito ou rejeitado. 2) Entrevista técnica: se aceito, nessa fase são verificados os conhecimentos técnicos e aptidões pessoais do candidato, para que se avalie seu perfil em relação ao do cargo disponível. 3) Teste de seleção: passando pela fase da entrevista técnica o candidato será avaliado por meio de testes específicos para que sejam analisadas suas capacidades lógicas, seu grau de argumentação e verbalização bem como suas condições emocionais. 4) Técnicas de simulação: podem-se incluir no processo as técnicas de simulação para que sejam avaliados aspectos comportamentais e de relacionamento das pessoas umas para com as outras.

9 Nesse sentido pode-se afirmar que o objetivo primordial do processo de recrutar e selecionar pessoas nas organizações é agregar talentos à empresa para que sua produção e produtividade sejam maximizadas com base em criatividade, inovação e adequação às novas exigências do mercado.

10 Conteúdo desenvolvido pela Equipe Profissionalizando
sob coordenação de Suely Bortolotti Gestora de Recursos Humanos e Pós-graduada em Gestão Administrativa e Marketing


Carregar ppt "Recrutamento e Seleção de Pessoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google