A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de pessoas Profª. Maria Luísa Dias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de pessoas Profª. Maria Luísa Dias."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de pessoas Profª. Maria Luísa Dias

2 Recrutamento e seleção
O Recrutamento é um processo preliminar de pré-seleção, pois através da divulgação dos requisitos básicos de forma definida e objetiva, pode-se recrutar no mercado aqueles candidatos que mais se aproximam da vaga.

3 Fontes de Recrutamento
Funcionários da própria empresa; Banco de dados interno; Indicações; Cartazes (internos e externos); Entidades (sindicatos, associações, etc.); Escolas, universidades, curso, entre outros; Consultorias; Agências de empregos; Mídia (anúncios classificados, rádio, televisão, internet, redes sociais e etc.); Headhunters.

4 O Recrutamento de Pessoal divide-se em:
a) Recrutamento interno; b) Recrutamento externo;

5 Vantagens do Recrutamento Interno:
A velocidade do processo de Recrutamento & Seleção é otimizada, os interessados aparecem rapidamente. Geralmente menos de 24 horas o número de inscritos é satisfatório; O processo interno admissional também é mais veloz; O Colaborador não precisará submeter-se ao treinamento introdutório para inteirá-lo sobre informações importantes da empresa (política, regras, segurança, etc.); Os custos finais do processo de R&S caem vertiginosamente; A motivação do empregado escolhido nesse processo e dos que e o rodeiam atinge e supera os limites da normalidade automática, sem esforços e sem custos; Abre a perspectiva de oportunidades.

6 Recrutamento externo É o processo de captação de Recursos Humanos no mercado de trabalho, com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetivos. Todo recrutamento externo tem seu início a partir da tomada de decisão com relação a dois tópicos que definem qual o melhor caminho a ser seguido na escolha das fontes utilizadas na prospecção de candidatos. São eles: Variável do tempo: Determina a exigência temporal que está contida na solicitação feita pela área solicitante da vaga; Variável de custo: Representa a possibilidade financeira que dispões para iniciar um processo de recrutamento e seleção.

7 Fontes de Recrutamento Externo:
Indicações Entidades Diversas Agências de emprego Consultoria em Recrutamento e Seleção Headhunter Mídia

8 Seleção pessoal A Seleção de Pessoal consiste na escolha do candidato mais adequado às exigências da vaga, para eficiência no desempenho das tarefas e atividades pertinentes ao cargo. É o processo de avaliação das características de personalidade, aptidões e conhecimentos do candidato.

9 O Processo de seleção Todo processo de seleção de pessoal baseia-se na análise comparativa de dois campos: Exigências do Cargo Características do candidato São as características que o cargo exige do profissional em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para o bom desempenho das funções. É o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada candidato possui para desempenhar as suas tarefas.

10 As informações sobre o candidato são obtidas através de ficha do curriculum vitae, testes específicos e de personalidades, obtidos através de testes diversos de aferição como: provas situacionais, dinâmica de grupo e entrevistas de seleção.

11 Entrevista de seleção A entrevista de seleção é um instrumento de obtenção de informações sobre o candidato que quando utilizada corretamente, auxilia a conhecê-lo.

12 Apresentação Pessoal e da Empresa;
Apresentação dos objetivos do processo seletivo; Coleta de dados; Análise comportamental; Aplicação de testes; Fechamento da entrevista; Análise global; Laudo final.


Carregar ppt "Gestão de pessoas Profª. Maria Luísa Dias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google