A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Análise de Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Análise de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Análise de Sistemas
Eveline Alonso Veloso PUC-Minas

2 Bibliografia YOURDON, Edward. Análise Estruturada Moderna. Rio de Janeiro: Campus, Capítulos 1 e 6. BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivair. UML: Guia do Usuário. Rio de Janeiro: Campus, Capítulo 1. PAULA-FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões. 2ª edição, Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, Capítulo 1.

3 A Crise do Software 1960 a 1985: estouros de orçamentos e cronogramas:
tempo do projeto: 10 anos (1960 a 1970); equipe: programadores. danos materiais: falhas de segurança. mortes: Therac-25: (1985 a 1987) 6 acidentes envolvendo doses altíssimas de radiação; dose terapêutica: 200-rad; dose do Therac-25: a rad (radiation absorbed dose).

4 Problemas/Dificuldades no Desenvolvimento de Software
Crescente demanda por novos softwares; maiores e mais complexos. Estimativas de prazo, esforço e custo imprecisas. Sistemas informatizados sendo entregues com atraso; custando mais caro do que o previsto.

5 Problemas/Dificuldades no Desenvolvimento de Software
Qualidade do software às vezes é menor que a adequada; causando insatisfação do usuário final, pois o sistema informatizado entregue; não faz o que deveria fazer; é pouco confiável; é lento; é difícil de usar; etc.

6 Problemas/Dificuldades no Desenvolvimento de Software
Empresas dependentes de sistemas legados que necessitam de modificações; mas possuem código e/ou documentação ilegíveis ou inexistentes. Manutenção difícil, cara e demorada de software já existente.

7 Questão para Discussão
Os problemas e dificuldades citados para o desenvolvimento de software já ocorrem há muitos anos. A empresa em que você trabalha passa por esses problemas?

8 Algumas Causas Falta de processos e métodos.
Coleta de dados sobre produtividade inexistente ou insuficiente; comprometendo as estimativas de prazo, esforço e custo; não permitindo a avaliação de novas ferramentas, técnicas e padrões. Documentação insuficiente.

9 Engenharia de Software
Três elementos fundamentais: métodos; padrões; ferramentas. Auxiliam: controle do processo de desenvolvimento do software; construção de software de alta qualidade.

10 Enunciar os Problemas Os problemas têm que ser enunciados...
Processos - I 23/03/2017 Enunciar os Problemas Os problemas têm que ser enunciados... ... antes de serem resolvidos. © 2002 Wilson de Pádua Paula Filho

11 Enunciar os Problemas O que os usuários pedem é uma coisa.

12 Enunciar os Problemas O que os analistas de requisitos entendem é outra coisa.

13 Enunciar os Problemas O que os arquitetos projetam é mais outra coisa.

14 Enunciar os Problemas O que acaba sendo construído é ainda outra coisa.

15 Enunciar os Problemas Como o cliente é cobrado...

16 Enunciar os Problemas O que realmente o usuário queria...

17 Modelos Modelo: simplificação da realidade. Um bom modelo inclui componentes que têm ampla repercussão; e omite os componentes menores; que não são relevantes em um determinado nível de abstração.

18 Modelos Um modelo pode ser visto como uma representação do sistema a ser construído. Exemplos: maquetes de edifícios; plantas de circuitos eletrônicos.

19 Por que Modelar Sistemas de Informação?
Auxilia os usuários e os analistas de requisitos a compreenderem melhor o problema; e o sistema que está sendo desenvolvido. Facilita a comunicação entre todas as pessoas envolvidas no projeto de desenvolvimento do software.

20 Por que Modelar Sistemas de Informação?
Facilita a gerência da complexidade do domínio; permitindo exibir várias visões dos elementos do sistema. Permite definir a arquitetura lógica; independente das possíveis implementações.

21 Importância da Modelagem
Ajuda a visualizar um sistema como ele é; ou como se deseja que ele seja. Permite especificar tanto o comportamento; quanto a estrutura de um sistema. Oferece uma representação que serve de guia para a construção do sistema. Documenta as decisões tomadas; após a avaliação das alternativas propostas.


Carregar ppt "Introdução à Análise de Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google