A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Validação de Requisitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Validação de Requisitos"— Transcrição da apresentação:

1 Validação de Requisitos
Eveline Alonso Veloso PUC-Minas

2 Bibliografia PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5ª ed., Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2002, capítulos 10 e 11. IEEE. SWEBOK: Guide to the Software Engineering Body of Knowledge. 2004, capítulo 2. Transparências da professora Maria Augusta Vieira Nelson – PUC-Minas. PAULA-FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões. 2ª ed., Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2003, capítulo 5.

3 Objetivos da Validação de Requisitos
Garantir que: o analista de requisitos compreendeu adequadamente os requisitos do software; certificando que não houve falhas na comunicação entre ele e os usuários e cliente; os requisitos especificados realmente definem o sistema correto; ou seja, o sistema que o cliente e usuários desejam; as diferentes representações dos requisitos (modelos, descrições textuais, tabelas, etc); são consistentes entre si;

4 Objetivos da Validação de Requisitos
Garantir que: a especificação dos requisitos do software: apresenta qualidade; está em conformidade com os padrões das organizações envolvidas (cliente e desenvolvedora); é um documento adequado; que permite prosseguir com o desenho e a implementação do software.

5 Motivação É melhor prevenir do que remediar:
Para cada dólar gasto com a prevenção de defeitos; o custo total associado ao reparo de defeitos é reduzido de 3 a 10 dólares. Capers Jones (1994) Tempo para se reparar um defeito: 30 minutos na fase de requisitos; 5 a 17 horas na fase de testes. Kelly, Sherif, and Hops (1992) É comum planejar um ou mais pontos no processo de desenvolvimento dos requisitos de um produto de software onde esses requisitos são validados. O objetivo é encontrar quaisquer problemas o mais cedo possível, ou seja, antes que recursos sejam alocados para construir o produto de software definido por esses requisitos. Caper Jones justifica o subprocesso de validação dos requisitos da seguinte maneira: investir em inspeções que revelem defeitos reduz o custo total de reparo de defeitos. Este é mais um motivo para investir tempo e recursos para aumentar a qualidade dos requisitos. O tempo também se torna um fator crítico. Se reparar um defeito na fase de requisitos leva apenas 30 minutos, na fase de testes toma de 5 a 17 horas. O reparo de defeitos na etapa de requisitos garante especificações de maior qualidade e economiza-se também o tempo de reparo. Estas são algumas medidas que mostram como a etapa de validação de requisitos pode trazer economia de tempo e custo se feita com critério.

6 Técnicas de Validação de Requisitos
Revisões de Requisitos: análise sistemática e manual dos requisitos. Prototipação: utilização de um modelo do sistema para validar seus requisitos. Validação do Modelo de Análise: validação dos modelos produzidos durante a Análise de Requisitos. Geração de Testes de Aceitação: desenvolvimento de testes para os requisitos.

7 Revisões de Requisitos
Um grupo de revisores é alocado para examinar a especificação dos requisitos do software: verificando que esse documento satisfaz os critérios de qualidade desejados; procurando por: erros no conteúdo ou de interpretação; hipóteses confusas ou equivocadas; falta de clareza na descrição dos requisitos; desvios em relação aos padrões estabelecidos no processo ou projeto; falta de alguma informação; inconsistências entre requisitos; requisitos não alcançáveis.

8 Revisões de Requisitos
Diferentes stakeholders; incluindo representantes da organização cliente e da organização desenvolvedora; devem ser envolvidos em revisões de requisitos. Listas de conferência são muitas vezes utilizadas; ajudam a guiar o que procurar em uma revisão.

9 Prototipação Meio de validar a interpretação do analista de requisitos sobre os requisitos do software. Vantagem: as hipóteses e interpretações do analista de requisitos; sobre os requisitos do software; são mais facilmente visualizadas; permitindo identificar onde ele está enganado; se for o caso. Desvantagem: perigo da atenção do usuário desviar-se das funcionalidades do sistema; para questões cosméticas; ou problemas de qualidade do protótipo.

10 Validação do Modelo de Análise
A qualidade dos modelos desenvolvidos durante a Análise de Requisitos; normalmente também é validada. Se notações formais foram utilizadas para especificar os requisitos do software; é possível utilizar procedimentos automatizados para provar algumas características do modelo de análise.

11 Geração de Testes de Aceitação
Propriedade essencial de todo requisito de software: deve ser possível validar que o produto final o satisfaz. Essa técnica consiste em desenhar testes de aceitação; que serão utilizados para verificar a conformidade do produto final com cada requisito de software. Requisitos que não podem ser validados através de testes de aceitação; não são requisitos.


Carregar ppt "Validação de Requisitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google