A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama Entidade-Relacionamento – DER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama Entidade-Relacionamento – DER"— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama Entidade-Relacionamento – DER
Eveline Alonso Veloso PUC-Minas

2 Bibliografia ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. Fundamentals of Database Systems. 2ª edição, Addison-Wesley, 2004, capítulo 3. YOURDON, Edward. Análise Estrutura Moderna. Tradução da 3ª edição americana, Rio de Janeiro: Campus, 1992, capítulo 12. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5ª edição, Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2002, capítulo 12.

3 O Diagrama E-R Modelo conceitual; Foco nos dados: Características:
baseado na percepção do mundo real. Foco nos dados: descreve, em alto nível, os dados armazenados no sistema; descreve esses dados como entidades, atributos e relacionamentos. Características: constitui uma importante fase do projeto do banco de dados; auxilia o usuário na validação dos dados da aplicação que está sendo desenvolvida; grande capacidade semântica.

4 Entidade Representa uma coleção de objetos do mundo real;
com existência independente; que compartilham a mesma estrutura. Departamento Empregado Dependente Projeto

5 Entidade Tipos: concreta: abstrata: existência física. exemplo:
cliente; carro; etc. abstrata: existência conceitual. feriado; trabalho; etc.

6 Depósitos de Dados x Entidades
Normalmente, um depósito de dados em um DFD; possuirá uma entidade equivalente no DER. Depósito de dados; nome corresponde a um substantivo no plural. Entidade; nome corresponde a um substantivo no singular.

7 Atributos Elementos de dados que identificam, qualificam e descrevem as entidades. São propriedades das entidades. Cada instância de uma entidade; tem um valor para cada um dos atributos da correspondente entidade. São esses valores que diferenciam as instâncias de entidades.

8 Tipos de Atributos Simples: Composto: não pode ser subdividido.
pode ser dividido em subpartes menores; que representam atributos mais básicos, com significado independente.

9 Tipos de Atributos Monovalorado: Multivalorado: assume um único valor;
para cada instância de entidade. Multivalorado: pode assumir um conjunto de valores;

10 Tipos de Atributos Nulo: Derivado:
atributo para o qual nenhum valor é aplicável ou é desconhecido; para uma instância de uma entidade. Exemplo: número do apartamento. Derivado: não é armazenado explicitamente; mas seu valor pode ser calculado a partir de outros atributos armazenados ou relacionamentos. Exemplo de atributo nulo: para a entidade Empregado, cursos de graduação completos.

11 Chave É um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, permite- nos identificar unicamente uma instância de uma entidade. Assume valores que são distintos para cada instância da entidade. Integridade da entidade: nenhum atributo que participe da chave de uma entidade; pode aceitar valores nulos.

12 Chave

13 Relacionamento Define um conjunto de associações, com determinado significado, entre instâncias de entidades. Grau do relacionamento: indica quantas entidades participam do relacionamento; maioria dos relacionamentos são binários: grau 2; relacionamentos ternários (grau 3) também são relativamente comuns.

14 Relacionamento Recursivo
Também chamado de auto- relacionamento. É um tipo de associação que envolve instâncias de uma mesma entidade. Identificar o papel desempenhado por cada instância da entidade é essencial; para distinguir o significado de cada participação da entidade.

15 Atributo de Relacionamento
Elemento de dados associado ao relacionamento; não às entidades que participam do relacionamento.

16 Restrições do Relacionamento – Cardinalidade
Expressa o número de instâncias de entidades; às quais outra instância de entidade pode associar-se através de um relacionamento. Tipos: um-para-um:

17 Restrições do Relacionamento – Cardinalidade
Tipos: um-para-muitos:

18 Restrições do Relacionamento – Cardinalidade
Tipos: muitos-para-muitos:

19 Entidade Fraca Não possui chave própria.
Identificada por uma entidade forte; e uma chave parcial. O relacionamento com a entidade forte é chamado de relacionamento identificador. Se um empregado é excluído; excluem-se todos os seus dependentes.


Carregar ppt "Diagrama Entidade-Relacionamento – DER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google