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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 9

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Apresentação em tema: "CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 9"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 9
25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 1 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com

2 Follow-up atividades do projeto integrado
Agenda Follow-up atividades do projeto integrado Diagramas de Casos De Uso – Conclusao Diagramas de Classe Bibliografia 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com

3 Diagramas de Casos De Uso – Conclusao
Fronteiras do sistema Representada por um retangulo que envolve os modulos implementados pelo sistema ou conjunto de casos de uso. Atores geralmente são externos ao sistema, mas quando representam agentes de software (Fig 3.15 prox. Slide). 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 3 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 3

4 Diagramas de Casos De Uso – Conclusao
Fronteiras do sistema Representada por um retangulo que envolve os modulos implementados pelo sistema ou conjunto de casos de uso. Atores geralmente são externos ao sistema, mas quando representam agentes de software (Fig 3.15 prox. Slide). 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 4 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 4

5 Diagramas de Casos De Uso – Conclusao
25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 5 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 5

6 Diagramas de Classes Um dos mais importantes e mais usados diagramas da UML. Principal caracteristica é demonstrar as classes que comporão o sistema com attributos, métodos e comunicação entre classes. UP recomenda o uso na fase de Analise para criação do modelo conceitual a respeito das informaçõe necessarias ao software. (apenas informação, atributos e associações. Os metodos serão agregados no modelo de dominio na fase de projeto). 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 6 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 6

7 Diagramas de Classes Atributos Metodos
As classes tem atributos para armazenar as informações dos objetos da classe. Metodos Tambem chamados de operações, que são funções que uma instancia de classe pode executar. Podem receber e enviar paramêtros e valores como funções. Não é obrigatorio que a classe mostre as três divisões, Pode haver classes sem metodos ou sem atributos ou ainda não precisem ser apresentados. Desenhar e explicar o layout de uma classe, Exemplificar metodo abrir conta recebendo parametro int numero da conta e encerrar conta int retornando o sucesso ou nao do encerramento, padrao 1 sucesso 2 falha. 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 7 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 7

8 Diagramas de Classes Metodos podem ser apresentados sem detalhamento de quais argumentos (paramêtros) deveriam receber, isso é opcional para evitar que em diagramas com muitas classes fique dificil extenso e de dificil visualização, esse detalhamento pode ser feito a parte em outro diagrama. Desenhar e explicar o layout de uma classe Classes representam uma categoria, Objetos sao os membros ou exemplos desta categoria 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 8 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 8

9 Diagramas de Classes Os simbolos “#” , “+” e “-” na frente dos atributos e metodos representam a visibilidade dos mesmos, determinando que objetos de quais classes podem usar o atributo ou metodo. - - Visibilidade privada, determina somente ob jetos da classes detentora do atributo ou metodo poderão enxerga-lo ou utiliza-lo. # - Visibilidade protegida, determina que alem dos objetos da classe detentora do atributo ou método, tambem os objetos de suas subclasses poderão ter acesso. + - Visibilidade pública, determina que o atributo ou método pode ser utlizado por qualquer objeto. Desenhar e explicar o layout de uma classe Classes representam uma categoria, Objetos sao os membros ou exemplos desta categoria 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 9 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 9

10 Diagramas de Classes Relacionamentos ou Associações
Unária ou reflexiva Binária Ternária ou N-ária Agregação Composição Generalização/Especialização Desenhar e explicar o layout de uma classe Classes representam uma categoria, Objetos sao os membros ou exemplos desta categoria 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 10 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 10

11 Diagramas de Classes Classe Associativa Dependência Realização Portas
Interfaces Fornecidas Requeridas Restrições Desenhar e explicar o layout de uma classe Classes representam uma categoria, Objetos sao os membros ou exemplos desta categoria 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 11 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 11

12 Diagramas de Classes Estereotipos Entity Boundary Control
Projeto Navegacional Enumeration Desenhar e explicar o layout de uma classe Classes representam uma categoria, Objetos sao os membros ou exemplos desta categoria 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 12 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com 12

13 Bibliografia BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 GUEDES, Gilleanes T.A. UML 2: Uma Abordagem Prática. 1ª Edição. São Paulo: Novatec, 2009. 2 WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2010. 3 WEST, David; MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary. Use a cabeça Análise & Projeto Orientado ao Objeto. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 4 ARAUJO, Ricardo; LIMA, Cardoso André. UML Aplicada: Da teoria à implementação. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. 5 BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James;, JACOBSON, Ivar. UML: Guia do Usuário. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2006. 6 LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução à análise e projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2007. 7 PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, métodos e padrões. 3ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 8 SILVA, Nelson Peres da. Análise e Estruturas de Sistemas de Informação. 1ª Edição. São Paulo: Érica, 2007. Bibliografia Basica – GUEDES (1) é o principal 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 25/03/2017 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 13 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –http:professorleomir.wordpress.com


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