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15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.

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1 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 9 1

2 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com2 Agenda Follow-up atividades do projeto integrado Diagramas de Casos De Uso – Conclusao Diagramas de Classe Bibliografia

3 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com3 Diagramas de Casos De Uso – Conclusao Fronteiras do sistema Representada por um retangulo que envolve os modulos implementados pelo sistema ou conjunto de casos de uso. Atores geralmente são externos ao sistema, mas quando representam agentes de software (Fig 3.15 prox. Slide).

4 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com4 Diagramas de Casos De Uso – Conclusao Fronteiras do sistema Representada por um retangulo que envolve os modulos implementados pelo sistema ou conjunto de casos de uso. Atores geralmente são externos ao sistema, mas quando representam agentes de software (Fig 3.15 prox. Slide).

5 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com5 Diagramas de Casos De Uso – Conclusao

6 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com6 Diagramas de Classes Um dos mais importantes e mais usados diagramas da UML. Principal caracteristica é demonstrar as classes que comporão o sistema com attributos, métodos e comunicação entre classes. UP recomenda o uso na fase de Analise para criação do modelo conceitual a respeito das informaçõe necessarias ao software. (apenas informação, atributos e associações. Os metodos serão agregados no modelo de dominio na fase de projeto).

7 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com7 Diagramas de Classes Atributos As classes tem atributos para armazenar as informações dos objetos da classe. Metodos Tambem chamados de operações, que são funções que uma instancia de classe pode executar. Podem receber e enviar paramêtros e valores como funções. Não é obrigatorio que a classe mostre as três divisões, Pode haver classes sem metodos ou sem atributos ou ainda não precisem ser apresentados.

8 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com8 Diagramas de Classes Metodos podem ser apresentados sem detalhamento de quais argumentos (paramêtros) deveriam receber, isso é opcional para evitar que em diagramas com muitas classes fique dificil extenso e de dificil visualização, esse detalhamento pode ser feito a parte em outro diagrama.

9 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com9 Diagramas de Classes Os simbolos #, + e - na frente dos atributos e metodos representam a visibilidade dos mesmos, determinando que objetos de quais classes podem usar o atributo ou metodo. - - Visibilidade privada, determina somente ob jetos da classes detentora do atributo ou metodo poderão enxerga-lo ou utiliza-lo. # - Visibilidade protegida, determina que alem dos objetos da classe detentora do atributo ou método, tambem os objetos de suas subclasses poderão ter acesso. + - Visibilidade pública, determina que o atributo ou método pode ser utlizado por qualquer objeto.

10 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com10 Diagramas de Classes Relacionamentos ou Associações Unária ou reflexiva Binária Ternária ou N-ária Agregação Composição Generalização/Especialização

11 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com11 Diagramas de Classes Classe Associativa Dependência Realização Portas Interfaces Fornecidas Requeridas Restrições

12 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com12 Diagramas de Classes Estereotipos Entity Boundary Control Projeto Navegacional Enumeration

13 15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com13 Bibliografia 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 13 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 GUEDES, Gilleanes T.A. UML 2: Uma Abordagem Prática. 1ª Edição. São Paulo: Novatec, WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, WEST, David; MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary. Use a cabeça Análise & Projeto Orientado ao Objeto. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Alta Books, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 4 ARAUJO, Ricardo; LIMA, Cardoso André. UML Aplicada: Da teoria à implementação. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James;, JACOBSON, Ivar. UML: Guia do Usuário. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução à análise e projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª Edição. Porto Alegre: Bookman, PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, métodos e padrões. 3ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, SILVA, Nelson Peres da. Análise e Estruturas de Sistemas de Informação. 1ª Edição. São Paulo: Érica, 2007.


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