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QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.

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1 QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e análise nos níveis de projeto e instituição. Com QIP, notaram que toda coleta de dados tem que ser guidada por objetivos => GQM (80s) QIP e GQM evoluiram então como paradigmas formalizados!

2 QIP Quality Improvement Paradigm Victor Basili (autor chefe) QIP é parte do modelo da Fábrica de Experiência Objetivos principais – Auxiliar na melhoria contínua do processo e na engenharia de processos de desenvolvimento; – Auxiliar na introdução de novas tecnologias.

3 QIP - Atividades 1. Caracterize o projeto atual e seu ambiente respeitando modelos e métricas; 2. Defina objetivos quantificáveis para ter sucesso em desempenho e melhoria do projeto; 3. Escolha o modelo de processo apropriado e métodos/ferramentas de suporte para este projeto;

4 QIP - Atividades 4. Execute o processo, construa o produto, colete, valide, e analise os dados para fornecer real-time feedback para ações corretivas. 5. Analise os dados para avaliar a atual prática, determine problemas, registre as descobertas, e faça recomendações para futuras melhorias do projeto.

5 QIP - Atividades 6. Empacote as experiências na forma de modelos atualizados/refinados e outras formas de conhecimento estruturado adquirido deste e de projetos anteriores e arquive isso em uma base de experiência para ser acessada ou reutilizada em projetos futuros.

6 QIP - Ciclo

7 QIP - Fases 1. Caracterizar e entender; 2. Definir objetivos; 3. Escolher processos, métodos, técnicas e ferramentas; 4. Executar o processo (ciclo do projeto); 5. Analisar os resultados; 6. Empacotar e arquivar a experiência.

8 QIP - PIA

9 QIP – Paradigm de Melhoria Conhecer o seu negócio de software Quais são os nossos pontos fracos no desenvolvimento de software? Quais processos nós usamos? Quais são as nossas metas? Compreensão Determinar melhorias efetivas Inspeções de código diminuirá a taxa de defeitos? Utilizar Smalltalk resultará em reutilização mais alta? Utilizar uma ferramenta CASE reduzirá o esforço total? Avaliação Faça do melhoramento parte do seu negócio Atualizar padrões Refinar treinamento Capturar modelos Captura Repetir

10 QIP - Benefícios Compreensão dos processos, produtos de software e suas qualidades; Estabelecimento de linhas básicas específicas ao contexto; Identificação de fatores de influência na qualidade; Identificação de pontos fortes e fracos nos produtos e processos; Suporte quantitativo à gerência dos projetos de software; Melhor predição e visibilidade dos desvios dos resultados esperados;

11 QIP - Benefícios Suporte às decisões para atividades corretivas; Crescente motivação da equipe de projeto para entender e melhorar o processo; Aprendizagem contínua; Identificação de oportunidades de melhoramento baseada numa análise qualitativa e quantitativa; Implantação de modificações/introdução de tecnologias inovativas; Justificação de programas de melhoramento/ modificações.

12 Muito Obrigado! André Sandri www.sandri.cjb.net


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