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CMM(Capabililty Matury Model) UFRJ-Instituto de Matemática Bacharelado em Informática Fundamentos da Engenharia de Software 952320146 Robson da Cunha Sardinha.

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Apresentação em tema: "CMM(Capabililty Matury Model) UFRJ-Instituto de Matemática Bacharelado em Informática Fundamentos da Engenharia de Software 952320146 Robson da Cunha Sardinha."— Transcrição da apresentação:

1 CMM(Capabililty Matury Model) UFRJ-Instituto de Matemática Bacharelado em Informática Fundamentos da Engenharia de Software Robson da Cunha Sardinha

2 Introdução Este trabalho apresenta a norma de determinação de qualidade CMM - Modelo de Maturidade da Capacidade definida pela SEI - Software Engineering Institute.

3 Qualidade O tema qualidade tem sido muito discutido em todos os círculos da vida moderna. u Qualidade total u ISO 9000 u Gestão pela qualidade u Certificação de qualidade ambiental

4 Conceitos básicos de qualidade de software n O que é qualidade ? u A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas (NBR ISO 8402) u Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes u Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos dos clientes u Qualidade é escrever tudo o que se deve fazer e fazer tudo o que foi escrito.

5 Conceitos básicos de qualidade de software Qualidade no produto X Qualidade no processo n Antigamente pensava-se que estabelecer padrões para qualidade do produto de software fosse suficiente. n Hoje a qualidade de software é sustentada por duas colunas : qualidade do processo de desenvolvimento e qualidade do produto.

6 Para o Cliente n Saber a capacidade corrente e potencial de um fornecedor. Para o empresa de desenvolvimento n Determinar a capacidade corrente e potencial de seu próprio processo de desenvolvimento. n Definir áreas e prioridades para um processo de melhoria contínua de software. Conceitos básicos de qualidade de software Benefícios dos modelos de qualidade

7 Algumas normas de qualidade de software Qualidade no processo de desenvolvimento de software

8 CMM Capability Maturity Model Desenvolvido pela SEI - Software Engineering Institute da Carnegie Mellon University no final dos anos 80 por solicitação do departamento de defesa dos EUA. Classificação das empresas Inicial Repetível Definido Gerenciado Otimizado

9 Níveis de maturidade do CMM n Nível 1 - Inicial (Organizações imaturas) u Não há metodologia implementada e tudo ocorre de forma desorganizada: não há garantia de prazo, custo ou funcionalidade. Poucos processos são definidos e o sucesso depende de esforços individuais e heróicos. n Nível 2 - Repetível u Os processos básicos de gerenciamento de projeto estão estabelecidos e permitem acompanhar custo, cronograma e funcionalidade. É possível repetir o sucesso de um processo utilizado anteriormente em outros projetos similares.

10 Níveis de maturidade do CMM n Nível 3 - Definido u Tanto as atividades de gerenciamento quanto de engenharia do processo de desenvolvimento de software estão documentadas, padronizadas e integradas em um padrão de desenvolvimento da organização. Todos os projetos utilizam uma versão aprovada e adaptada do processo padrão de desenvolvimento de software da organização. n Níveis 4 - Gerenciado u São coletadas medidas detalhadas da qualidade do produto e processo de desenvolvimento de software. Tanto o produto quanto o processo de desenvolvimento de software são entendidos e controlados quantitativamente.

11 Níveis de maturidade do CMM n Nível 5 u O melhoramento contínuo do processo é conseguido através de um "feedback" quantitativo dos processos e pelo uso pioneiro de idéais e tecnologias inovadoras n Observação u Poucas empresas conseguem alcançar o nível 4 ou 5.

12 Área Chave do Processo n Nível 2 - Repetível u u Gerenciamento de requisitos u u Planejamento do projeto u u Visão geral e acompanhamento do projeto u u Gerenciamento de subcontratados u u Garantia da qualidade do software u u Gerenciamento de configuração

13 Área Chave do Processo n Nível 3 - Definido u u Foco do processo organizacional u u Definição do processo organizacional u u Programa de treinamento u u Gerenciamento de software integrado u u Engenharia de produto de software u u Coordenação intergrupos u u Revisão conjunta

14 Área Chave do Processo n Nível 4 - Gerenciado u u Gerenciamento quantitativo dos processos u u Gerenciamento da qualidade de software n Nível 5 - Otimizado u u Prevenção de defeitos u u Gerenciamento de mudanças tecnológicas u u Gerenciamento de mudanças no processo

15 Área Comum e Práticas Base

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