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Modelos de Maturidade de Processos de Software

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Apresentação em tema: "Modelos de Maturidade de Processos de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Maturidade de Processos de Software
CMMI e MPS.BR

2 Contextualização CMMI / MPS.BR
Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software

3 Contextualização CMMI MPS.BR Modelo internacional Modelo brasileiro
Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Desenvolvido pela SOFTEX em 2003 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) Possui representação em níveis (7 níveis) Custo mais elevado Custo acessível

4 Representação CMMI Por estágios
Nível Descrição 1 Inicial 2 Gerenciado 3 Definido 4 Gerenciado quantitativamente 5 Em otimização

5 Representação por estágios Nível 1 - Inicial
Os processos são caóticos Geralmente a organização não possui um ambiente organizado de desenvolvimento de software Padrões não existem (e se existem, não são seguidos)

6 Representação por estágios Nível 2 - Gerenciado
Os projetos das organizações possuem requisitos gerenciados e processos planejados, medidos e controlados As práticas permitem que a organização cumpra os planos no desenvolvimento dos projetos Os requisitos, processos e serviços são gerenciados

7 Representação por estágios Nível 3 - Definido
Os processos são bem caracterizados e entendidos A padronização permite maior consistência nos produtos gerados pela organização Na descrição dos processos são usados padrões, procedimentos, ferramentas e métodos bem definidos

8 Representação por estágios Nível 4 – Gerenciado quantitativamente
Os processos são selecionados para contribuir com o desempenho geral dos demais processos São controlados usando métodos estatísticos e outras técnicas quantitativas Aspectos qualitativos devem ser traduzidos em números Dados sobre os processos são coletados e analisados

9 Representação por estágios Nível 5 – Em otimização
Os processos são continuamente melhorados com base em um entendimento quantitativo das causas comuns de alterações de desempenho A melhoria contínua é obtida com inovações e melhor uso de tecnologias Objetivos quantitativos de melhoria são estabelecidos, continuamente revisados e usados como critérios de gerenciamento Os efeitos da implantação da melhoria de processos são medidos e avaliados

10 Representação CMMI Contínua
Nível Descrição Incompleto 1 Realizado 2 Gerenciado 3 Definido 4 Gerenciado quantitativamente 5 Em otimização

11 Representação contínua Nível 0 - Incompleto
O processo não é realizado Ou é implementado, mas um ou mais objetivos específicos da área de processo não é(são) satisfeito(s)

12 Representação contínua Nível 1 - Realizado
O processo deve cumprir com todos os objetivos específicos de sua área O processo utiliza entradas determinadas e leva à obtenção de produtos específicos, identificados como saídas

13 Representação contínua Nível 2 - Gerenciado
O processo é planejado e executado de acordo com uma política determinada Todo processo é institucionalizado Requisitos e objetivos são estabelecidos O processo é monitorado, controlado e revisado, assim como os produtos resultantes

14 Representação contínua Nível 3 - Definido
O processo é padronizado, estabelecido e melhorado continuamente O processo definido é descrito e executado de maneira mais rigorosa O processo utilizado em um projeto é estabelecido em função de um processo organizacional padronizado

15 Representação contínua Nível 4 – Gerenciado quantitativamente
O processo é definido e controlado quantitativamente, por exemplo, aplicando-se técnicas estatísticas Existe previsibilidade do desempenho do processo

16 Representação contínua Nível 5 – Em otimização
O processo é adaptado para cumprir os objetivos de negócio da organização Foco na melhoria contínua do desempenho Melhorias tecnológicas incrementais e de inovação O processos otimizado é melhorado continuamente, pela intervenção nas causas de variação de desempenho

17 Representações do CMMI Por estágios x Contínua
Fornece um caminho pré-definido para melhoria através de: Implementação em seqüência Cada nível é base para o próximo Fornece maior foco nas áreas de processo escolhidas de acordo com os objetivos do negócio, reduzindo os riscos Permite comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade Oferece classificação única que resume os resultados e avaliações Permite comparação de áreas de “processo” dentro da organização e entre organizações

18 Estrutura do MPS.BR MPS.BR Modelo de Referência (MR-MPS)
Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de Negócio (MN-MPS) ISO/IEC 12207 CMMI® ISO/IEC 15504 Guia Geral Guia de Aquisição Guia de Avaliação Documentos do Programa Guia de Implementação

19 Modelo de Referência (MR-MPS)
Contém os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender para estar em conformidade com o MR-MPS Contém as definições dos níveis de maturidade, processos e atributos do processo (Guia Geral) O Guia de Aquisição é um documento complementar destinado a organizações que pretendem adquirir S&SC (boas práticas)

20 Modelo de Referência (MR-MPS)
O Guia de Implementação sugere formas de implementar cada um dos níveis do MR-MPS e formas de como uma unidade organizacional que faz Aquisição de produtos pode implementar o MR-MPS

21 Método de Avaliação (MA-MPS)
Define o processo e o método de avaliação MA-MPS, os requisitos para avaliadores líderes, avaliadores adjuntos e Instituições Avaliadoras (Guia de Avaliação)

22 Modelo de Negócio (MN-MPS)
Descreve regras de negócio para: Implementação do MR-MPS pelas Instituições Implementadoras (II) Avaliação seguindo o MA-MPS pelas Instituições Avaliadoras (IA) Organização de grupos de empresas pelas Instituições Organizadoras de Grupos de Empresas (IOGE) Certificação de Consultores de Aquisição (CA) Programas anuais de treinamento do MPS.BR por meio de cursos, provas e workshops

23 Representação do MPS.BR
Nível Descrição A Em otimização B Gerenciado quantitativamente C Definido D Largamente definido E Parcialmente definido F Gerenciado G Parcialmente gerenciado

24 Representação do MPS.BR
Atributos de Processos Descrição AP 1.1 O processo é executado AP 2.1 O processo é gerenciado AP 2.2 Os produtos de trabalho do processos são gerenciados AP 3.1 O processo é definido AP 3.2 O processo está implementado AP 4.1 O processo é medido AP 4.2 O processo é controlado AP 5.1 O processo é objeto de melhorias e inovações AP 5.2 O processo é otimizado continuamente

25 Representação do MPS.BR
Nível Atributos de Processos A AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1, AP 4.2, AP 5.1 e AP 5.2 B AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2 C AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2 D E F AP 1.1, AP 2.1 e AP 2.2 G AP 1.1 e AP 2.1

26 Nível G – Parcialmente gerenciado
Gerência de Projetos Estabelecer e manter os planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades dos projetos Gerência de Requisitos Gerenciar os requisitos do produto e dos componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos de projetos e os produtos de trabalho do projeto

27 Nível F - Gerenciado Aquisição Gerência de Configuração
Gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente Gerência de Configuração Estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos

28 Nível F - Gerenciado Garantia da Qualidade
Assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos Gerência de Portfólio de Projetos Iniciar e manter projetos que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização

29 Nível F - Gerenciado Medição
Coletar, armazenar, analisar e relatar os dados relativos aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados na organização e em seus projetos, de forma a apoiar os objetivos organizacionais

30 Nível E – Parcialmente definido
Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional Determinar o quanto os processos padrão da organização contribuem para alcançar os objetivos de negócio da organização Apoiar a organização a planejar, realizar e implantar melhorias contínuas nos processo com base no entendimento de seus pontos fortes e fracos

31 Nível E – Parcialmente definido
Definição do Processo Organizacional Estabelecer e manter um conjunto de ativos de processo organizacional e padrões do ambiente de trabalho usáveis e aplicáveis às necessidades de negócio da organização Gerência de Recursos Humanos Prover a organização e os projetos com os recursos humanos necessários e manter suas competências adequadas às necessidades do negócio

32 Nível E – Parcialmente definido
Gerência de Reutilização Gerenciar os ciclos de vida dos ativos reutilizáveis

33 Nível D – Largamente definido
Desenvolvimento de Requisitos Definir os requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto Integração do produto Compor os componentes do produto, produzindo um produto integrado consistente com seu projeto, e demonstrar que os requisitos são satisfeitos para o ambiente alvo ou equivalente

34 Nível D – Largamente definido
Projeto e Construção do Produto Projetar, desenvolver e implementar soluções para atender aos requisitos Validação Confirmar que um produto ou componente do produto atenderá ao seu uso pretendido quando colocado em produção Verificação Confirmar que cada serviço e/ou produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados

35 Nível C - Definido Desenvolvimento para Reutilização
Identificar oportunidades de reutilização sistemática de ativos na organização e, se possível, estabelecer um programa de reutilização para desenvolver ativos a partir de engenharia de domínios de aplicação Gerência de Decisões Analisar possíveis decisões críticas usando um processo formal, com critérios estabelecidos, para avaliação das alternativas identificadas

36 Nível C - Definido Gerência de Riscos
Identificar, analisar, tratar, monitorar e reduzir continuamente os riscos em nível organizacional de projetos

37 Nível B – Gerenciado quantitativamente
Não possui processos específicos O processo Gerência de Projetos sofre uma evolução Novos resultados são acrescentados ao processo Gerência de Projetos para atender aos objetivos de gerenciamento quantitativo Foca na Análise de Desempenho do Processo Organizacional

38 Nível A – Em otimização Não possui processos específicos Foca em:
Inovação e Implantação na Organização Análise de Causas e Resolução

39 Processos CMMI x MPS.BR CMMI MPS.BR Estágio Áreas de Processos Nível
1 Processo ad-hoc (imprevisível) -

40 Processos CMMI x MPS.BR CMMI MPS.BR Estágio Áreas de Processos Nível
2 Gerência e controle do projeto Planejamento do projeto Gerência de requisitos Garantia da qualidade do processo e do produto Gerência de acordos com os fornecedores Gerência de configuração Medição e Análise G Gerência de projetos F Garantia da qualidade Aquisição Gerência de portfólio de projetos Medição

41 Processos CMMI x MPS.BR CMMI MPS.BR Estágio Áreas de Processos Nível
3 Gerência de projeto integrada Definição do processo organizacional Foco no processo organizacional Treinamento organizacional Validação Verificação Integração do produto Solução técnica Desenvolvimento de requisitos Gerência de riscos Análise de decisão e resolução E Gerência de projeto (evolução) Avaliação e melhoria do processo organizacional Gerência de recursos humanos Gerência de reutilização D Projeto e construção do produto C Desenvolvimento para reutilização Gerência de decisões

42 Processos CMMI x MPS.BR CMMI MPS.BR Estágio Áreas de Processos Nível
4 Gerência quantitativa do projeto Desempenho do processo organizacional B Gerência de projetos (evolução)

43 Processos CMMI x MPS.BR CMMI MPS.BR Estágio Áreas de Processos Nível
5 Análise de causas e resolução Inovação e implantação na organização A -


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