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Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

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Apresentação em tema: "Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

2 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Realidade das Empresas Brasileiras ISO/IEC 12207 Softex Governo Universidades ISO/IEC 15504 CMMI Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

3 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Processo de Engenharia de Software ( 2 Níveis: 1o. Nível: trata do conjunto de atividades, métodos, práticas e tecnologias que as pessoas utilizam para desenvolver e manter software e produtos relacionados 2o. Nível (nível meta): trata da definição, implantação, medição, gerência, mudança e melhoria do processo de software: Engenharia do Processo de Software Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

4 Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software
ISO/IEC 12207 ISO/IEC 15504 CMMI MODELO PARA MELHORIA DO PROCESSO DE SOFTWARE (MR mps) Níveis de Maturidade Método de Avaliação Guia Implementação Guia Geral Guia Avaliação INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO (ICI) INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS PARA AVALIAÇÃO (ICA) ... ... ICI 1 ICI 2 ICI n ICA 1 ICA 2 ICA n Empresa 1 Empresa 2 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro Empresa n

5 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Definição do Processo Frameworks de Modelos de Ciclo de Vida definição de alto nível das fases e atividades que ocorrem durante o desenvolvimento Modelos de Processos de Ciclo de Vida definições mais detalhadas podem ser mapeados para os diferentes modelos de ciclo de vida Principais referências: ISO/IEC 12207, SPICE Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

6 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
ISO/IEC (1995) Information Technology - Software Life Cycle Processes Framework para processos de ciclo de vida com terminologia bem definida Contém processos, atividades e tarefas que devem ser aplicadas durante a aquisição de sistemas que contém software, produtos de software stand- alone, serviços de software e durante o fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

7 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Descreve a arquitetura de processos de ciclo de vida de software mas não especifica os detalhes de como implementar ou realizar as atividades e tarefas incluidas nos processos Não prescreve: nome, formato e conteúdo da documentação um modelo específico de ciclo de vida um método de desenvolvimento de software Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

8 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Estrutura da Norma ISO 12207 Treinamento Infra- estrutura Gerência Melhoria Processos Organizacionais Fundamentais Aquisição Fornecimento Desenvolvimento Operação Manutenção Gerência de Configuração Garantia da Qualidade Verificação Validação Revisão Conjunta Auditoria Resolução de Problema de Apoio Documentação Adaptação Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

9 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
ISO/IEC PDAM (2002) Atualização da Norma Objetivo: representar a evolução da engenharia de software adequar-se às necessidades vivenciadas pelos usuários da Norma harmonizar com a série de Normas ISO/IEC 15504 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

10 Processos Primários do Ciclo de Vida
Grupo de Processos de Aquisição Grupo de Processos de Fornecimento Grupo de Processos de Engenharia Elicitação de Requisitos Análise de Requisitos do Sistema Projeto da Arquitetura do Sistema Análise de Requisitos de Software Projeto de Software Construção de Software Integração do Software Teste do Software Integração do Sistema Teste do Sistema Instalação do Software Manutenção do sistema e do software Grupo de Processos de Operação Processos Organizacionais do Ciclo de Vida Grupo de Processos de Gerência Alinhamento Organizacional Gerência Organizacional Gerência de Projetos Gerência da Qualidade Gerência de Requisitos Medição Grupo de Processos de Melhoria de Processos Estabelecimento do Processo Avaliação do Processo Melhoria do Processo Grupo de Processos de Infra-estrutura e Recursos Gerência de Recursos Humanos Treinamento Gerência do Conhecimento Infra-estrutura Grupo de Processos de Reuso Processos de Suporte do Ciclo de Vida Grupo de Processos de Gerência de Configuração Grupo de Processos de Garantia da Qualidade Garantia da Qualidade Verificação Validação Revisão Conjunta Auditoria Avaliação do Produto Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

11 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
CMMI - Capability Maturity Model Integration Situação: vários modelos para melhoria de processos dificuldades de comunicação Proposta CMMI Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

12 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Conceitos Propósito Objetivos objetivos específicos objetivos genéricos Práticas Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

13 Exemplo: Gerência de Requisitos
Propósito: “gerenciar os requisitos dos produtos do projeto e dos componentes do produto e identificar inconsistências entre estes requisitos e os planos do projeto e produtos de trabalho” Objetivo Específico: REQM SG 1: “os requisitos são gerenciados e inconsistências entre os planos do projeto e os produtos de trabalho são identificadas” Prática Específica: REQM SP : “desenvolver um entendimento com os fornecedores dos requisitos sobre o significado dos requisitos” Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

14 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Representações Em estágios (staged) perspectiva de maturidade da organização enfatiza conjuntos de áreas de processo que definem estágios comprovados de maturidade do processo Contínua (continuous) perspectiva de capacidade das áreas de processo mede resultados em cada área individualmente Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

15 Níveis de Maturidade em Estágios
Foco na melhoria do processo Em Otimização 5 Gerenciado Quantitativamente Processo medido e controlado 4 Processo caracterizado para a organização e proativo Definido 3 Processo caracterizado para projetos e muitas vezes reativo Gerenciado 2 Inicial Processo imprevisível, pobremente controlado e reativo 1 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

16 Áreas de Processo CMMI agrupadas em Estágios
Nível de Maturidade 2 Gerência de Requisitos Planejamento do Projeto Monitoração e Controle do Projeto Gerência de Acordos com Fornecedores Medição e Análise Garantia da Qualidade do Processo e do Produto Gerência de Configuração Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

17 Gerência de Requisitos
Gerenciar Requisitos Identificar Inconsistências entre o Trabalho do Projeto e os Requisitos Obter Entendimento dos Requisitos Requisitos Obter Aceite/ Comprometi-mento com os Requisitos Manter Rastreabilidade bidirecional dos Requisitos Gerenciar Mudanças nos Requisitos Hierarquia para Rastreabilidade Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

18 Planejamento do Projeto
Estabelecer Estimativas Dados de Planejamento Desenvolver Plano do Projeto Obter aceite/ comprometimento dos stakeholders Planos do Projeto MONITORAÇÃO E CONTROLE DO PROJETO Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

19 Monitoração e Controle do Projeto
Monitorar o Projeto com relação aos Planos Gerenciar Ações Corretivas Monitorar Parametros do Planejamento do Projeto Monitorar Envolvimento dos Stakeholders Monitorar Riscos do Projeto Conduzir Revisões nos Marcos Analisar Aspectos Monitorar Comprome-timento Monitorar Gerência de Dados Conduzir Revisões do Progresso Realizar Ações Corretivas Gerenciar Ações Corretivas PLANEJAMENTO DO PROJETO Planos do Projeto Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

20 Gerência de Configuração
Estabelecer Baselines Estabelecer Integridade Sistema de Gerência de Configuração Estabelecer Registros da Gerência de Configuração Identificar Itens de Configuração Status Base de Dados de Pedidos de Alteração Resultados de Auditorias Estabelecer sistema de Gerência de Configuração Realisar Auditorias da Configuração Pedidos de Alteração Itens de Ações Criar ou liberar Baselines Seguir e Controlar Mudanças Seguir Mudanças Controlar Mudanças Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

21 Garantia da Qualidade do Processo e do Produto
Avaliar Objetivamente Processos e Produtos do Trabalho Produtos do Trabalho Avaliar Objetivamente os Produtos de Trabalho e Serviços Avaliar Objetivamente os Processos Relatórios e Registros Formecer Insight Objetivo Comunicar e Garantir Resolução de Não Conformi-dades Estabelecer Registros Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

22 Gerência de Acordos com Fornecedores
Estabelecer Acordos com Fornecedores Analisar Necessidades e Requisitos Selecionar Fornecedores Estabelecer Acordos com Fornecedores Lista de Produtos Requisitos do Fornecedor Produto Acordos com Fornecedor Adquirir Produtos COTS Realizar Transição de Produtos Executar Acordo com Fornecedor Realizar Teste de Aceitação Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro Satisfazer Acordos com Fornecedores

23 Medição e Análise Definir Atividades de Medição e Análise
Especificar Coleta de Dados e Procedimentos de Armazena-mento Especificar Procedimentos de Análise Estabelecer Objetivos Especificar Métricas Objetivos das Medições Repositório das Medições Procedimentos, Ferramentas Equipe Responsável pelas Medições Indicadores das Medições Fornecer Resultados das Medições Armazenar Dados e Resultados Analisar Dados das Medições Coletar Dados das Medições Comunicar Resultados Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

24 Áreas de Processo CMMI agrupadas em Estágios
Desenvolvimento de Requisitos Solução Técnica Integração do Produto Verificação Validação Foco no Processo Organizacional Definição do Processo Organizacional Treinamento Organizacional Gerência de Projeto Integrada (parte só IPPD) Gerência de Riscos Integração da Equipe (IPPD) Gerência Integrada de Fornecedores Análise de Decisão e Resolução Ambiente Organizacional para Integração (IPPD) Nível de Maturidade 3 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

25 Foco no Processo Organizacional
Objetivos e Necessidades do Processo Iniciativas de Melhoria Achados e Graus Melhorias Selecionadas Determinar Oportunidades de Melhoria no Processo Estabelecer Necessidades do Processo Organizacional Identificar Melhorias no Processo da Organização Avaliar Processos da Organização Equipes Piloto Ativos do Processo (Revistos) Assets do Processo Implantáveis Experiências do Processo Plano de Ação do Processo Planejar e Implementar Atividades de Melhoria de Processos Incorporar Experiências Relacionadas a Processo Implantar Processo e Assets Relacionados do Processo Implementar Planos de Ação do Processo Estabelecer Planos de Ação do Processo Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

26 Definição do Processo Organizacional
Criar Ativos do Processo Organizacional Modelos de Ciclo de Vida Processos Padrão da Organização Tornar Disponíveis Ativos do Processo Organizacional Implementadores do Processo Estabelecer Definições de Modelos de Ciclo de Vida Repositório Organizacional de Medições Biblioteca Organizacional de Documentação dos Processos Estabelecer um Repositório Organizacional de Medições Estabelecer Processo Padrão Guias para Adaptação Estabelecer Critérios e Guias para Adaptação Criar ou liberar Baselines Implantação Melhorias Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro FOCO NO PROCESSO ORGANIZACIONAL

27 Treinamento Organizacional
Identificar Necessidades de Treinamento e Tornar o Treinamento Disponível Determinar que Necessidades de Treinamento são Responsabilidade da Organização Estabelecer Plano Tático de Treinamento Organizacional Estabelecer Necessidades Estratégicas de Treinamento Estabelecer Capacidade de Treinamento Análise Necessidades Estratégia Requisitos Materiais Repositório de Treinamento Pedidos de Mudanças Registros Registros Pesquisas Materiais Avaliar Efetividade dos Treinamentos Estabelecer Registros de Treinamentos Disponibilizar Treinamento Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro Fornecer o Treinamento Necessário

28 Gerência Integrada do Projeto
DEFINIÇÃO DO PROCESSO ORGANIZACIONAL Plano do Projeto Baseado no Processo Definido Uso do Processo Definido para o Projeto Coordenar com Stakeholders Relevantes Usar Ativos do Processo da Organização para Planejar as Atividades do Projeto Agendas e Cronograma para Atividades Colaborativas Gerenciar Envolvimento dos Stakeholders Estabelecer o Processo Definido para o Projeto Integrar Planos Dependências Críticas Documentadas Estimativas e Medições Documentação Lições Aprendidas Processo Definido para o Projeto Gerenciar Dependências Questões Técnicas Documentadas Contribuir para os Ativos do Processo Organizacional Gerenciar o Projeto usando os Planos Integrados Resolver Questões de Coordenação Outras Funções Organizacionais e do Projeto Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

29 Desenvolvimento dos Requisitos
Desenvolver Requisitos do Usuário Desenvolver Requisitos do Produto Analisar e Validar Requisitos Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

30 Solução Técnica Requisitos Validados
Selecionar Soluções para os Componentes do Produto Implementar o Projeto do Produto Desenvolver o Projeto Projetos Alternativos e Critérios de Seleção Projeto Detalhado e Documentação Produto Entregue Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

31 Integração do Produto Preparar para a Integração do Produto
Assegurar Compatibilidade da Interface Plano de Integração SOLUÇÃO TÉCNICA Desenvolver o Projeto Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

32 Verificação Preparar para Verificação Realizar Revisão por Pares
Plano de Verificação Verificar Produtos de Trabalho Selecionados Ações Corretivas Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

33 Validar Produto ou Componentes do Produto Preparar para Validação
Requisitos do Usuário Requisitos do Produto Produtos Requisitos de Validação Validar Produto ou Componentes do Produto Preparar para Validação Ações Corretivas Plano de Validação dos Requisitos Plano de Validação do Produto Necessidades do Processo e de Suporte Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

34 Análise e Resolução da Decisão
Avaliar Alternativas Estabelecer e Usar Guias para Análise de Decisão Selecionar Técnicas de Avaliação Estabelecer Critérios de Avaliação Identificar Alternativas Propostas Guias Técnicas Critérios Alternativas Propostas Soluções Selecionar Soluções Avaliar Alternativas Resultados da Avaliação Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

35 Gerência de Riscos Preparar para a Gerência de Riscos
Identificar e Analisar Riscos Estabelecer Baselines Determinar Fontes e Categorias de Riscos Definir Parâmetros de Riscos Estabelecer uma Estratégia de Gerência de Riscos Identificar Riscos PLANEJAMENTO DO PROJETO E MONITORAÇÃO E CONTROLE Repositório de Riscos Avaliar, Classificar e Priorizar Riscos Mitigar Riscos Implementar Planos de Mitigação de Riscos Desenvolver Planos de Mitigação de Riscos ANÁLISE E RESOLUÇÃO DA DECISÃO Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

36 Áreas de Processo CMMI agrupadas em Estágios
Nível de Maturidade 4 Desempenho do Processo Organizacional Gerência Quantitativa do Projeto Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

37 Desempenho do Processo Organizacional
Estabelecer Baselines e Modelos de Desempenho MEDIÇÃO E ANÁLISE Sub-Processos do Processo Padrão da Organização Selecionados Estabelecer Medidas de Desempenho do Processo Selecionar Processos Estabelecer Baselines de Desempenho do Processo Objetivos de Negócio Processos Padrão da Organização GERÊNCIA QUANTITATIVA DO PROCESSO Medições do Processo do Projeto Baselines de Desempenho do Processo Organizacional Objetivos de Negócio Estabelecer Modelos de Desempenho do Processo Estabelecer Objetivos de Qualidade e de Desempenho do Processo Objetivos de Desempenho do Processo Organizacional Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro Modelos de Desempenho do Processo GERÊNCIA QUANTITATIVA DO PROCESSO

38 Gerência Quantitativa do Projeto
Gerenciar Quantitativamente o Projeto FOCO NO PROCESSO ORGANIZACIONAL Compor o Processo Definido Estabelecer Objetivos do Projeto Objetivos de Qualidade e Desempenho do Processo Predições da Qualidade e Desempenho do Processo Sub-Processo Selecionados Ações Corretivas Selecionar os Sub-Processos a serem Gerenciados Repositório de Medições da Organização Definições de Medidas derivadas dos Objetivos Gerenciar Desempenho do Projeto Processo Definido do Projeto Gerenciar Estatisticamente o Desempenho de Sub-Processos Medida de Capacidade de Sub-Processo Aplicar Métodos Estatísticos para Entender Variação Registrar Dados Estatísticos de Gerência `Selecionar Medidas e Técnicas Analíticas Monitorar o Desempenho de Sub-Processos Selecionados Sub- Processos Estáveis Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

39 Áreas de Processo CMMI agrupadas em Estágios
Nível de Maturidade 5 Inovação e Deployment Organizacional Análise e Resolução de Causas Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

40 Inovação e Deployment Organizacional
Selecionar Melhorias Coletar e Analisar Propostas de Melhorias Selecionar Melhorias para Implantação Identificar Inovações Realizar Pilotos de Melhorias Resultados de Medições Propostas de Melhorias e Análises Melhorias Implantar Melhorias Gerenciar a Implantação Planejar a Implantação Medir Efeitos das Melhorias Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

41 Análise e Resolução de Causas
Determinar Causas de Defeitos Tratar Causas de Defeitos Estabelecer Baselines Implementar Propostas de Ação Avaliar Efeitos de Mudanças Proposta de Ação Analisar Causas Planos de Ação Registrar Dados Medidas de Desempenho Dados de Problemas e Defeitos Selecionar Dados para Análise Registros Análise e Resolução de Causas Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

42 Modelo de Referência (MR mps)
Níveis de Maturidade Base: ISO/IEC 12207 ISO/IEC 15504 Representação em Estágios do CMMI Áreas de processo CMMI (níveis 2, 3, 4 e 5) Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

43 Modelo de Referência (MR mps)
Níveis de Maturidade 7 níveis de maturidade A - Em Otimização B - Gerenciado quantitativamente C - Definido D - Largamente definido E - Parcialmente definido F - Gerenciado G - Parcialmente Gerenciado Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

44 Template de Definição de Processo no MR mps
Nível mps: _____ PROPÓSITO: RESULTADOS ESPERADOS: INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO: Consulte ISO/IEC Consulte CMMI ... Consulte ... Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

45 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
PROCESSO: Medição Nível mps: F PROPÓSITO: O propósito da Medição é coletar e analisar os dados relativos aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados na organização e em seus projetos de forma a apoiar os objetivos organizacionais. RESULTADOS ESPERADOS: É estabelecido e sustentado um compromisso organizacional para implementação da medição As necessidades de informação da medição dos processos organizacionais e de gerenciamento são identificadas com base nos objetivos de medição. Os objetivos de medição são priorizados, documentados e atualizados, e possíveis de serem rastreados em relação às necessidades de informação. Um conjunto adequado de medidas , orientado pelas necessidades de informação e objetivos de medição, é identificado e/ou desenvolvido, priorizado, documentado, revisado e atualizado. As atividades de medição (coleta e armazenamento) são especificadas, incluindo métodos e ferramentas. ... INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Consulte ISO/IEC e AMD (subprocesso Medição) Consulte CMMI (Área de Processo Medição e Análise) Consulte bibliografia sobre o método GQM Exemplo Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

46 Modelo de Referência (MR mps) Nível G - Parcialmente Gerenciado
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

47 Nível G - Parcialmente Gerenciado
Áreas de Processo CMMI Gerência de Requisitos Planejamento do Projeto Monitoração e Controle Mps Br Gerência de Requisitos Gerência de Projetos Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

48 Modelo de Referência (MR mps) Nível F - Gerenciado
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

49 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Nível F - Gerenciado Áreas de Processo CMMI Gerência de Configuração Medição e Análise Garantia da Qualidade do Processo e do Produto Gerência de Acordos com Fornecedores Mps Br Gerência de Configuração Medição Garantia da Qualidade Gerência de Aquisição Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

50 Modelo de Referência (MR mps) Nível E -Parcialmente Definido
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

51 Modelo de Referência (MR mps) Nível E - Parcialmente Definido
Áreas de Processo CMMI Definição do Processo Organizacional Foco no Processo Organizacional Treinamento Organizacional Gerência Integrado de Projeto sem IPPD Mps Br Estabelecimento do Processo Organizacional Avaliação e Melhoria Treinamento Adaptação do processo para a gerência do projeto Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

52 Modelo de Referência (MR mps) Nível D - Largamente Definido
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

53 Modelo de Referência (MR mps) Nível D - Largamente Definido
Áreas de Processo CMMI Desenvolvimento de Requisitos Solução Técnica Integração do Produto Verificação Validação Mps Br Especificação de Requisitos Projeto de Software Construção de Software Documentação Integração de Software Instalação do Software Liberação do Produto Verificação Validação Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

54 Modelo de Referência (MR mps) Nível C - Definido
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

55 Modelo de Referência (MR mps) Nível C - Definido
Áreas de Processo CMMI Análise de Decisão e Resolução Gerência de Riscos Gerência Integrada de Fornecedores Mps Br Análise de Decisão e Resolução Gerência de Riscos Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

56 Modelo de Referência (MR mps) Nível B -Gerenciado Quantitativamente
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

57 Nível B - Gerenciado Quantitativamente
Áreas de Processo CMMI Desempenho do Processo Organizacional Gerência Quantitativa do Projeto Mps Br Desempenho do Processo Organizacional Gerência Quantitativa do Projeto Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

58 Modelo de Referência (MR mps) Nível A - Em Otimização
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

59 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Nível A - Em Otimização Áreas de Processo CMMI Inovação e Deployment Organizacional Análise e Resolução de Causas Mps Br Inovação e Deployment Organizacional Análise e Resolução de Causas Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

60 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Implementação do MR mps treinamento projeto piloto consultoria para implementação auditoria da fidelidade ao processo Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

61 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Implementação do MR mps Projeto mps Br ICI e/ou ICA MNE MNC Contrato Convênio Convênio, se pertinente LEGENDA: ICI - Instituição Credenciada para Implantação do MR mps ICA – Instituição Credenciada para Avaliação do MR mps MNE – Modelo de Negócio Específico para Cada Empresa (personalizado) MNC – Modelo de Negócio Cooperado entre Várias Empresas (pacote) Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

62 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Implementação do MR mps treinamento treinamento Mínimo definido por níveis projeto piloto consultoria para implementação recomendações definidas por níveis auditoria da fidelidade ao processo Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

63 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Implementação do MR mps avaliação benchmarking Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

64 MR mps - Método de Avaliação
Baseado no SPICE (ISO/IEC 15504) Avaliação será feita através de indicadores: Diretos – produtos intermediários Indiretos– documentos que indicam que a atividade foi realizada Afirmação – resultantes de entrevistas Decisão: Não Implementada Parcialmente implementada, Largamente implementada Totalmente implementada Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

65 MR mps - Método de Avaliação
Nível de Implementação da Prática Totalmente Implementado Largamente Implementado Parcialmente implementado Não Implementado Caracterização O indicador direto está presente e julgado adequado Existe pelo menos um indicador indireto e/ou afirmação para confirmar a implementação Não foi notada nenhuma fraqueza substancial Foi notada uma ou mais fraquezas O indicador direto não está presente ou é julgado inadequado Artefatos ou afirmações sugerem que alguns aspectos da prática estão implementadas Fraquezas foram documentadas Qualquer situação diferente das acimas Grau de Alcance >85% a 100% >50% a 85% >15% a 50% 0 a 15% Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

66 Resultado da avaliação terá validade de 2 anos
Avaliação para outro Nível MR mps Avaliação para manter o Nível MR mps Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

67 Estratégias de Trabalho das Instituições Credenciadas
As instituições têm formas independentes de implementação As instituições manterão seus modos de trabalho, desde que atendam aos requisitos do modelo de referência e estejam previamente credenciadas junto ao mps Br Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

68 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Processo Planejamento de Projetos Processo de Desenvolvimento ISO/IEC 12207 Cultura Organizacional empresa PAs CMMI existente ajustado MR mps Processo Gerência de Requisitos Processo Monitoração e Controle Configuração Processo Garantia da qualidade do processo e do Produto Processo de Medição e Análise Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

69 Documentação para Credenciamento
Apresentação da instituição proponente, contendo seus dados com ênfase na experiência em processos de software Estratégia de Implementação do Modelo Estratégia para Avaliação segundo o Método de Avaliação Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

70 Documentação para Credenciamento
Estratégia para seleção e treinamento de consultores para implementação do MR mps Estratégia para seleção e treinamento de avaliadores Lista de consultores de implementação treinados no Modelo e aprovados em prova específica Lista de avaliadores treinados no Modelo e aprovados em prova específica Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

71 Capacitação no Uso do Modelo
Introdução ao MR mps (curso de 4 h, baseado na Guia Geral) Obrigatório para todos os consultores de implementação e avaliadores das instituições credenciadas e para o representante da empresa avaliada na equipe de avaliação Implementação do MR mps (curso de 16 h) Obrigatório para todos os implementadores das instituições credenciadas, incluindo prova específica Avaliação do MR mps (curso de 24 h, baseado na Guia de Avaliação) Obrigatório para todos os avaliadores das instituições credenciadas, incluindo prova específica Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

72 Implantação em cada Empresa
A empresa deve adequar seu processo aos requisitos do MR mps considerando: Características da empresa Níveis de maturidade Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro

73 Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro


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