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PMBOK 5ª Edição Capítulo 3 Processos na gerência de projetos.

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1 PMBOK 5ª Edição Capítulo 3 Processos na gerência de projetos

2 2 Processos no gerenciamento de projetos Um processo é um conjunto de ações e atividades correlacionadas destinadas a criar um produto especificado. O gerenciamento de projetos é realizado através de processos, usando conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos que recebem entradas e geram saídas. São tarefas da equipe do projeto:

3 3 /19 Processos de gerenciamento de projetos - tarefas Selecionar os processos adequados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos necessários para atender aos objetivos do projeto Usar uma abordagem definida para adaptar os planos e as especificações do produto de forma a atender aos requisitos do produto e do projeto Balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco para produzir um produto de qualidade.

4 Processos de gerenciamento de projetos - tarefas Estabelecer e manter comunicação apropriada e envolvimento dos participantes interessados no projeto. Alcançar os requisitos desejados pelos clientes e patrocinadores do projeto, mantendo a equipe motivada. Categorias de processos – gerência do trabalho* e/ou da criação do produto * objeto do PMBOK

5 5 /19 Grupos de processos de gerenciamento de projetos Grupos de processos de iniciação Grupos de processos de planejamento Grupos de processos de execução Grupos de processos de monitoramento e controle Grupos de processos de encerramento

6 6 /19 Os cinco grupos de processos Iniciação. Define e autoriza o projeto / fase. Planejamento. Define e refina os objetivos e planeja a ação necessária. Execução. Integra pessoas e recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto. Monitoramento e controle. Mede e acompanha regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas Encerramento. Formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase a um final ordenado.

7 7 /19 Limites do projeto

8 Processos do grupo Iniciação Tratam principalmente da autorização do projeto ou, em um projeto com várias fases, de uma fase do projeto. Processos necessário para documentação das necessidades de negócios e do novo produto, serviço ou outro resultado que deve satisfazer esses requisitos. Sua elaboração liga o projeto ao trabalho em andamento da organização e autoriza o seu desenvolvimento.

9 9 /19 Processos do grupo Iniciação Exemplo Desenvolver o termo de abertura do projeto Compromete recursos financeiros e os demais necessários para iniciar o projeto ou fase. Com sua aprovação, o projeto os pode consumir Seleciona o gerente do projeto Estabelece fronteiras para o projeto Justifica a necessidade do projeto Identifica o problema a resolver.

10 Processos do grupo Iniciação Exemplo Identificar as partes interessadas Localiza pessoas e organizações que podem ser afetadas pelo projeto e de documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento ou impacto no sucesso do projeto. Stakeholders

11 11 /19 Processos do grupo Planejamento Definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento do projeto se torna a principal fonte de informações de como o projeto será planejado, executado, monitorado e controlado, bem como encerrado. Fonte de informações para as demais fases.

12 12 /19 Processos do grupo Planejamento Exemplo Coletar os requisitos Definir e documentar as necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto. Este processo aborda e documenta os requisitos do projeto e da entrega, do produto, os limites, métodos de aceitação e o controle de alto nível do escopo.

13 13 /19 Processos do grupo Execução Orientar as diversas interfaces técnicas e organizacionais que existem no projeto para executar o trabalho definido no seu plano de gerenciamento. As entregas são produzidas como saídas dos processos realizados. Informações sobre a situação atual das entregas e sobre a quantidade de trabalho realizado são coletadas como parte da execução do projeto e como entradas para o processo de relatório de desempenho.

14 14 /19 Processos do grupo Monitoramento e controle O monitoramento das atividades em andamento do projeto em relação ao plano de gerenciamento do projeto e à linha de base do desempenho do projeto. O controle dos fatores que poderiam dificultar o controle integrado de mudanças de forma que somente mudanças aprovadas sejam implementadas.

15 15 /19 Processos do grupo Encerramento Finalizar todas as atividades em todos os grupos de processos para encerrar formalmente o projeto ou uma fase do projeto. Terminar e liquidar cada contrato, inclusive a resolução de quaisquer itens em aberto, e encerrar cada contrato aplicável ao projeto ou a uma de suas fases. FIM

16 As informações do projeto Ao longo do projeto são produzidos, analisados, transformados e distribuídos dados e informações em diversos formatos para as equipes de desenvolvimento, clientes e demais participantes. Dados de desempenho, progresso e registros diversos criam a base de conhecimento.

17 As 10 áreas de conhecimento Integração Escopo Tempo Custo Qualidade Recursos Humanos Comunicações Risco Aquisições Participantes (Stakeholders)

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19 Informações do processo no PMBOK: Entradas, Ferramentas e técnicas, Saídas 19 /19


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