Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Capacitação em Processos de Software
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro
2
Modelo SW-CMM Número Nome Organização Processos Nível 1 Inicial
Sem rotinas caóticos Nível 2 Repetitivo Segue rotinas disciplinados Nível 3 Definido escolhe rotinas padronizados Nível 4 Gerido cria rotinas previsíveis Nível 5 Otimizante otimiza rotinas melhoria contínua
3
Modelo SW-CMM Áreas Chaves Todos os níveis > 1 possuem áreas chaves
KPA – Conjunto de práticas chaves Indicam metas a serem atingidas pela organização Cada KPA reside em um nível específico Para um nível superior... Deve-se implementar todas KPA’s do nível desejado Além de todas do nível anterior... Atividades de institucionalização “Travas” que evitam retrocesso...
4
Modelo SW - CMM Atividades de institucionalização
Comprometimento em executar Garantir permanência do processo Capacitação em executar Recursos, treinamento Medição e análise Verificar status de uma determinada KPA Verificação da implementação Verificação por parte de Gerentes de projeto Equipe de garantia de qualidade
5
Inter-relação entre elementos do SW- CMM
contêm Organizadas por contêm Níveis de maturidade Áreas chaves Características comuns Práticas chaves indicam alcançam dirigem descrevem Capacitação de processos Metas Implementação Atividades
6
Níveis do SW-CMM Nível 1 Nível 2 Caótico... KPA´s Gestão de requisitos
Planejamento de projetos Acompanhamento de projetos Gestão de sub-contratação Garantia da qualidade Gestão de configurações
7
Níveis do SW-CMM Nível 3 KPA´s Focalização em processos
Definição de processos Treinamento Gestão integrada de projetos Engenharia de produto de software Coordenação entre grupos Revisões
8
Níveis do SW-CMM Nível 4 Nível 5 KPA´s
Gestão quantitativa de processos Gestão da qualidade de software Nível 5 Prevenção de defeitos Gestão de mudanças de tecnologias Gestão de mudanças de processos
9
Estrutura Organizacional
Alvo do SW-CMM: Organização Estabelece uma estrutura mínima... Gerência Gerência executiva Gerência de projetos Grupos Garantia da qualidade de software Nível 2 Gestão de configurações Engenharia de processos Nível 3
10
O Modelo SW-CMM Outros modelos alternativos... ISO 9126 MPS.BR
Adaptação da ISO 12207, e CMMI Dividido em 3 partes MR-MPS: Modelo de referência para melhoria do processo de software MA-MPS – Método de avaliação para melhoria do processo de software MN-MPS – Modelo de negócio para melhoria do processo de software
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.