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Guia para Implantação de Testes em Pequenas e Médias Empresas de Software Juliana Ochner, 06/out/2007.

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2 Guia para Implantação de Testes em Pequenas e Médias Empresas de Software Juliana Ochner, 06/out/2007

3 Roteiro Introdução Motivação; Objetivo do Guia; Fases e Atividades; Benefícios; Conclusões

4 Introdução Custos + Prazos + Qualidade = Melhoria de Processos Modelos de Melhoria: –CMMI; –ISO 12207; –ISO 15504; –TMM

5 Motivação Dificuldade em implantar um processo de testes baseados nos modelos atuais; Modelos de maturidade de testes não consideram a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras; Modelos de maturidade de teste diz o que fazer e não o como fazer;

6 Motivação Principais problemas encontrados em um Programa de Melhoria de SW: –Resistência a mudanças; –Falta de recursos financeiros; –Conflito de prioridades entre projetos; –Dificuldade em medir sucesso; –Benefícios geralmente obtidos a médio e longo prazo; –Muitas mudanças culturais e organizacionais em pouco tempo; –Alto Custo/Esforço.

7 Guia de Implantação Modelos de Referência: –TMM; –IDEAL; –Pro2Pi; –XP; –Scrum.

8 Objetivo Elaborar um Guia de Implantação de Teste de software baseado nos 2 primeiros níveis do TMM e no modelo IDEAL para pequenas e médias empresas de software. Fornecer diretrizes fundamentais para implantação da disciplina de teste considerando todas as limitações e restrições que existem em pequenas e médias empresas de software.

9 Guia de Implantação FASE ATIVIDADE TEMPLATE FERRAMENTAOBJETIVOS

10 Guia de Implantação Atividades

11 Guia de Implantação Iniciação –Obter comprometimento dos interessados; –Kickoff do Projeto; Diagnóstico –Realizar Diagnóstico ( template diagnóstico); –Compilar Resultados; –Apresentar Resultados;

12 Guia de Implantação Identificar e Priorizar Ações de Melhoria –Identificar Ações; –Priorizar Ações ( template de priorização); –Elaborar Plano de Ação ( template de plano de ação). Implementar Ações de Melhoria –Planejar Ações; –Executar Ações.

13 Guia de Implantação Verificar Resultados –Apresentar Resultados Institucionalizar Melhoria –Institucionalizar Melhoria Acompanhamento do Programa de Melhoria –Estabelecer Métricas; –Coletar Métricas; –Avaliar e Divulgar Métricas.

14 Benefícios Obtidos Implantação de testes com um modelo iterativo incremental possibilitando menos resistência da equipe; Iterações definidas com base nas práticas do TMM, o que possibilita maior coerência entre as ações; Realização de pilotos possibilitando um rápido feedback; Equipe pequenas facilitando a comunicação contínua; Equipe parcialmente dedicada ao programa;

15 Benefícios Obtidos Integração contínua ao processo da empresa a cada nova iteração; Seleção do backlog da iteração; Acompanhamento diário através dos pilotos exercícios.

16 Resultados Obtidos Envolvimento da equipe completa de testes desde as semanas iniciais do projeto; Apresentação de resultados para a equipe de testes e para toda a empresa em um curto espaço de tempo, aumentando a motivação da equipe e a confiança no Projeto; Baixo custo de implantação; Respeita a cultura da organização.

17 Contribuições Disponibilizar um guia, baseado em modelos reconhecidos internacionalmente, que define passo a passo implantação da área de testes; Possibilitar que a implantação da área de testes seja feita de uma forma estruturada e iterativa incremental, reduzindo assim o choque cultural; Um guia que considera a realidade das empresas brasileiras de pequeno e médio porte.

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