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O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.

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1 O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso.
Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento, o objetivo da Qualiti é possibilitar que seus clientes desenvolvam software de qualidade dentro do prazo e custo previstos.

2 Juliana Lima, PMP juliana.lima@qualiti.com.br
Projeto de Melhoria do Processo de Desenvolvimento de software do PSI de PE Juliana Lima, PMP WOGE / Softex outubro de 2005

3 Qualiti – www.qualiti.com.br
Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software Objetivo: transformar projetos de software em casos de sucesso! Programas de educação continuada Programa de Residência em Software PQT (Programa de Qualificação Técnica) PMP (Project Management Professional) Equipe: PhDs e Mestres em Engenharia de Software, MBAs, PMPs, ... Clientes em todo o Brasil e no exterior

4 Desafios Setor de TIC de PE: PSI de TIC de PE:
Representar em 2015, 10% do PIB do Estado de Pernambuco. PSI de TIC de PE: Internacionalizar o setor de tecnologia da informação e comunicação de forma integrada e contínua através de resultados duradouros.

5 Motivação Utilizar melhoria do processo de desenvolvimento de software e qualidade de software como um dos pilares para a internacionalização das empresas Demanda do mercado por fornecedores qualificados Projetos mais desafiadores em termos de custo x prazo x qualidade, exigindo maior controle e gestão Necessidade de equiparação de produtos e serviços com padrões mundiais de qualidade

6 Objetivo do Projeto Promover a melhoria de processos de desenvolvimento de software das empresas do PSI-PE para aumentar a competitividade no mercado nacional e internacional

7 Contexto 35 empresas Grupo heterogêneo Pequenas e médias empresas
Diversos mercados de atuação Diferentes capacidades de investimento Algumas certificadas ISO

8 A proposta do projeto Grupo Avaliação Grupo Melhoria PSI
Quantidade: 10 Empresas Objetivo: avaliação oficial do CMMI, com foco no nível 2 Quantidade: 25 Empresas Objetivo: melhoria dos seus processos, utilizando como base o nível 2 do CMMI

9 Grupo de avaliação Realizada pelo C.E.S.A.R/ Qualiti
Consultoria Acompanhamento Consultoria de Direcionamento Realizada pelo C.E.S.A.R/ Qualiti Apoio na implementação das diretrizes estabelecidas pela consultoria de direcionamento Validação dos produtos gerados pelas empresas Reuniões com subgrupos e empresas individuais Realizada pela ISD-Brasil Definição de diretrizes para implementação do CMMI Nível 2 Validação de aspectos críticos Reuniões com toda as empresas ou subgrupo de empresas

10 Equipe do Projeto

11 Metodologia do trabalho

12 Metodologia do trabalho – Gerenciamento e Acompanhamento
Planejamento e acompanhamento do projeto realizado pelo C.E.S.A.R e PSI Um gerente de projetos (PMP) alocado ao projeto Um plano do projeto foi elaborado e submetido à aprovação de todas as empresas Relatórios mensais sobre o progresso do projeto elaborado e enviado ao PSI e empresas Revisões em marcos são conduzidas com patrocinadores e alta direção das empresas Avaliações de satisfação dos clientes em marcos

13 Metodologia do trabalho – Gerenciamento e Acompanhamento
Site do projeto

14 Dificuldades e Riscos Falta de Priorização do projeto pelas empresas
Contingência Plano de Melhoria aprovado pela alta gerência da empresa Relatório mensal de cada descrevendo medições, riscos e atividades realizadas Estabelecimento de marcos curtos para melhor acompanhamento Estabelecimento de faltas para as empresas que não cumprirem os compromissos do projeto Atuação das entidades (SEBRAE, Porto Digital, SoftexRecife) como facilitadores Premiações para as empresas comprometidas com os marcos do projeto

15 Dificuldades e Riscos Não atender o nível 2 CMMI na avaliação oficial por falta de foco Simulações da avaliação oficial ao final do projeto Envolvimento da ISD validando aspectos críticos para avaliações Diretriz reforçada para que as empresas executem uma avaliação classe B antes da avaliação oficial

16 Dificuldades e Riscos Desistência pelas empresas do grupo
As empresas do grupo arcam com parte das despesas Contrato assinado entre SEBRAE e empresas. O valor do contrato deve ser pago, mesmo com desistência das empresas Busca de recursos para subsidiar avaliações oficiais para algumas empresas

17 Dificuldades e Riscos Projetos para institucionalização dos processos – regulado pelo mercado e empresas Cooperação entre as empresas Envolvimento da alta gerência Reuniões executivas periódicas e reuniões individuais Apoio das entidades financiadoras e apoiadoras

18 Resultados Redução de custo Visibilidade do projeto
Viabiliza a qualificação de empresas de pequeno porte Facilita e incentiva o investimento interno em qualidade Consultoria e SQAs compartilhados Visibilidade do projeto Fortalece o grupo na busca de investimentos Ambiente colaborativo Promove a troca de experiência e conhecimento

19 Resultados Crescimento e maturidade das empresas
Certificação MPS.BR da In Forma: primeira empresa brasileira certificada

20 Lições aprendidas Agrupamento das empresas
Fator decisivo para aumentar a troca de experiência entre as empresas Critérios: Tipo do negócio: produto, software sob encomenda Ciclo de vida: desenvolvimento, manutenção Tamanho: empresas de porte similar Maturidade: empresas com cultura instalada

21 Lições aprendidas Comunicação é um aspecto crítico!
O site do projeto se tornou ferramenta essencial Todas as mudanças são registradas em uma ferramenta de controle de mudanças, disponível na web para consulta de todos Lista de criada para os integrantes Reuniões periódicas de acompanhamento

22 Boas práticas O CMMI e PMBOK como base para gerenciar o projeto.
Gerente de projetos experiente alocado Plano do projeto atualizado e aprovado pelo PSI, e sócios das empresas Publicação de toda a documentação do projeto em site Gerência sistemática de esforço, prazo, custo e risco.

23 Boas práticas O site do projeto sistematicamente atualizado e com todas as informações relevantes aos envolvidos no projeto.

24 Boas práticas Pesquisa de satisfação do cliente em marcos do projeto

25 Boas práticas Gerência de configuração e mudanças no projeto.

26 Dúvidas e questionamentos

27 Em um patrimônio arquitetônico de classe mundial.
Obrigada! Juliana Lima (81)

28 O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso.
Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento, o objetivo da Qualiti é possibilitar que seus clientes desenvolvam software de qualidade dentro do prazo e custo previstos.


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