A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes."— Transcrição da apresentação:

1 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes

2 Projeto de Melhoria do Processo de Desenvolvimento de software do PSI de PE Juliana Lima, PMP WOGE / Softex outubro de 2005

3 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Qualiti – Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software Objetivo: transformar projetos de software em casos de sucesso! Programas de educação continuada Programa de Residência em Software PQT (Programa de Qualificação Técnica) PMP (Project Management Professional) Equipe: PhDs e Mestres em Engenharia de Software, MBAs, PMPs,... Clientes em todo o Brasil e no exterior

4 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Desafios Setor de TIC de PE: ­ Representar em 2015, 10% do PIB do Estado de Pernambuco. PSI de TIC de PE: ­ Internacionalizar o setor de tecnologia da informação e comunicação de forma integrada e contínua através de resultados duradouros.

5 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Motivação Utilizar melhoria do processo de desenvolvimento de software e qualidade de software como um dos pilares para a internacionalização das empresas ­ Demanda do mercado por fornecedores qualificados ­ Projetos mais desafiadores em termos de custo x prazo x qualidade, exigindo maior controle e gestão ­ Necessidade de equiparação de produtos e serviços com padrões mundiais de qualidade

6 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Objetivo do Projeto Promover a melhoria de processos de desenvolvimento de software das empresas do PSI-PE para aumentar a competitividade no mercado nacional e internacional

7 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Contexto 35 empresas Grupo heterogêneo ­ Pequenas e médias empresas ­ Diversos mercados de atuação ­ Diferentes capacidades de investimento ­ Algumas certificadas ISO

8 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes A proposta do projeto Grupo Avaliação Grupo Melhoria PSI Quantidade: 10 Empresas Objetivo: avaliação oficial do CMMI, com foco no nível 2 Quantidade: 25 Empresas Objetivo: melhoria dos seus processos, utilizando como base o nível 2 do CMMI

9 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Grupo de avaliação Realizada pelo C.E.S.A.R/ Qualiti Apoio na implementação das diretrizes estabelecidas pela consultoria de direcionamento Validação dos produtos gerados pelas empresas Reuniões com subgrupos e empresas individuais Realizada pela ISD-Brasil Definição de diretrizes para implementação do CMMI Nível 2 Validação de aspectos críticos Reuniões com toda as empresas ou subgrupo de empresas Consultoria Acompanhamento Consultoria de Direcionamento

10 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Equipe do Projeto Patrocinador CESAR Gerente de Projetos CESAR Consultor de Direcionamento Consultor de Acompanhamento Patrocinador PSI SEBRAE-PE APEX SoftexRecife Porto Digital Gerente de Projetos PSI SEPG

11 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Metodologia do trabalho

12 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Metodologia do trabalho – Gerenciamento e Acompanhamento Planejamento e acompanhamento do projeto realizado pelo C.E.S.A.R e PSI Um gerente de projetos (PMP) alocado ao projeto Um plano do projeto foi elaborado e submetido à aprovação de todas as empresas Relatórios mensais sobre o progresso do projeto elaborado e enviado ao PSI e empresas Revisões em marcos são conduzidas com patrocinadores e alta direção das empresas Avaliações de satisfação dos clientes em marcos

13 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Metodologia do trabalho – Gerenciamento e Acompanhamento Site do projeto

14 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Dificuldades e Riscos Falta de Priorização do projeto pelas empresas ­ Contingência Plano de Melhoria aprovado pela alta gerência da empresa Relatório mensal de cada descrevendo medições, riscos e atividades realizadas Estabelecimento de marcos curtos para melhor acompanhamento Estabelecimento de faltas para as empresas que não cumprirem os compromissos do projetofaltas Atuação das entidades (SEBRAE, Porto Digital, SoftexRecife) como facilitadores Premiações para as empresas comprometidas com os marcos do projeto

15 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Dificuldades e Riscos Não atender o nível 2 CMMI na avaliação oficial por falta de foco Simulações da avaliação oficial ao final do projeto Envolvimento da ISD validando aspectos críticos para avaliações Diretriz reforçada para que as empresas executem uma avaliação classe B antes da avaliação oficial

16 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Dificuldades e Riscos Desistência pelas empresas do grupo As empresas do grupo arcam com parte das despesas Contrato assinado entre SEBRAE e empresas. O valor do contrato deve ser pago, mesmo com desistência das empresas Busca de recursos para subsidiar avaliações oficiais para algumas empresas

17 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Dificuldades e Riscos Projetos para institucionalização dos processos – regulado pelo mercado e empresas ­ Cooperação entre as empresas Envolvimento da alta gerência ­ Reuniões executivas periódicas e reuniões individuais ­ Apoio das entidades financiadoras e apoiadoras

18 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Resultados Redução de custo ­ Viabiliza a qualificação de empresas de pequeno porte ­ Facilita e incentiva o investimento interno em qualidade ­ Consultoria e SQAs compartilhados Visibilidade do projeto ­ Fortalece o grupo na busca de investimentos Ambiente colaborativo ­ Promove a troca de experiência e conhecimento

19 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Resultados Crescimento e maturidade das empresas Certificação MPS.BR da In Forma: primeira empresa brasileira certificada

20 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Lições aprendidas Agrupamento das empresas ­ Fator decisivo para aumentar a troca de experiência entre as empresas ­ Critérios: Tipo do negócio: produto, software sob encomenda Ciclo de vida: desenvolvimento, manutenção Tamanho: empresas de porte similar Maturidade: empresas com cultura instalada

21 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Lições aprendidas Comunicação é um aspecto crítico! ­ O site do projeto se tornou ferramenta essencial ­ Todas as mudanças são registradas em uma ferramenta de controle de mudanças, disponível na web para consulta de todos ­ Lista de criada para os integrantes ­ Reuniões periódicas de acompanhamento

22 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Boas práticas O CMMI e PMBOK como base para gerenciar o projeto. ­ Gerente de projetos experiente alocado ­ Plano do projeto atualizado e aprovado pelo PSI, e sócios das empresas ­ Publicação de toda a documentação do projeto em site ­ Gerência sistemática de esforço, prazo, custo e risco.

23 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Boas práticas O site do projeto sistematicamente atualizado e com todas as informações relevantes aos envolvidos no projeto.

24 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Boas práticas Pesquisa de satisfação do cliente em marcos do projeto

25 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Boas práticas Gerência de configuração e mudanças no projeto.

26 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Dúvidas e questionamentos

27 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Em um patrimônio arquitetônico de classe mundial. Obrigada! Juliana Lima (81)

28 Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes


Carregar ppt "Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google