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Painel 2: Grupos de Empresas Rumo ao CMM/CMMI

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Apresentação em tema: "Painel 2: Grupos de Empresas Rumo ao CMM/CMMI"— Transcrição da apresentação:

1 Painel 2: Grupos de Empresas Rumo ao CMM/CMMI
WOGE/SOFTEX 06 de Outubro de 2005

2 Ana Patrícia Silveira Viotti
Engenheira Civil e Mestre em Ciência da Computação (UFMG) Experiência de 19 anos em análise e desenvolvimento de sistemas, sendo 7 anos como Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento Coordenadora do SEPG Diretora Técnica da Spress

3 Agenda Apresentação da Spress Projeto “Rumo ao CMM com a Fumsoft”
Processo de Avaliação Resultados Lições Aprendidas Recomendações Conclusão Futuro.

4 Spress Informática S/A

5 Spress Informática S/A
Software House Início das atividades em 1970 Localizada em Belo Horizonte - MG Sede própria (2.400 m2) Número Funcionários: 162 Número Clientes: 1.200 Atuação Nacional 6 Filiais virtuais - 56 suportes regionais.

6 Spress Informática S/A
Software Sistemas de Gestão de Concessionárias de Veículos (Líder do mercado) Sistema de Automação Comercial.

7 Spress Informática S/A
Serviços Suporte Regional Help Desk Consultoria e Auditoria Treinamento Workshop e Seminários Fábrica de Software.

8 Spress Informática S/A
32 meses 6.500 horas de trabalho Investimento de R$1,5 mi

9 Spress Informática S/A

10 Projeto: “Rumo ao CMM com a Fumsoft”
Grupo de 7 empresas organizado pela FUMSOFT Iniciado em Setembro de 2002 em parceria com o ESICenter UNISINOS Estrutura geral: 140 horas de consultoria; 144 horas de treinamento - 8 cursos; 72 horas de treinamento - 9 tutoriais; 20 horas de treinamento - 4 workshops.

11 Projeto: “Rumo ao CMM com a Fumsoft”
Motivação empresa preocupada com definição e melhoria de seus processos operacionais necessidade da melhoria para crescer Objetivos conseguir um processo de SW efetivo, cumprindo compromissos de prazo, custo e qualidade redução de bugs, horas extras e incêndios!

12 Projeto: “Rumo ao CMM com a Fumsoft”
1º Desafio - definição de papéis/grupos: SEPG (Software Engineering Process Group) 8 funcionários (os melhores!) NENHUM com dedicação exclusiva SQA criar setor e o cargo/papel identificar na equipe ou contratar? iniciar as atividades (inexistentes) SCM criar auditorias tempo disponível para atividades

13 Projeto: “Rumo ao CMM com a Fumsoft”
2º Desafio - Intitucionalização Campanha Motivacional Treinamentos Internos Mecanismo de sugestões. “Esta é a forma como nós fazemos as coisas aqui” A cultura organizacional conduz o processo

14 Campanha Motivacional

15 No fim do projeto a Organização contava com...
Processos de Desenvolvimento de Software: Patrocinado pela Diretoria Técnica; Definido e mantido pelo SEPG; Monitorado pelo Comitê Diretivo; Institucionalizado; Disponibilizado; e com os seguintes ativos...

16 Spress Informática Ativos Processo Padrão de Software SEPG
Políticas Organizacionais Procedimentos Delineam/Restringem e são base para alinham um conjunto de apresentam Processos Instruções de Trabalho Grupos assumem Papéis Melhoria SEPG Medições Padrões/Templates Processo Padrão de Software executam Ciclo de Vida que é utilizado Tipo de Projeto definem critérios e diretrizes para adaptação do Ferramentas e Banco de Dados Treinamento suportado por Produtos de Trabalho geram e utilizam Fluxo de Trabalho (define a arquitetura do OPD) Define o curso de execução

17 Ferramentas e Banco de Dados
Spress Informática Ferramentas e Banco de Dados GAS: é um sistema de gestão que atende a todas as operações realizadas nos diversos departamentos da empresa É base para a execução e gerenciamento das atividades Para a organização, determina um ambiente de desenvolvimento integrado, com gerência de requisitos (OS), planejamento e controle e monitoramento de projetos, gerência de riscos e custos, gerência de configuração (integrado com CVS), garantia de qualidade e medições automáticas.

18 Processo de Avaliação Iniciado em Outubro de 2004 em parceria com a ISD Brasil Duração: 7 meses Processo: Mini-avaliação (mini-assessment) Treinamento no método de avaliação (SCE) Avaliação Interna com mentoring Avaliação Oficial nível 2 SW-CMM

19 Avaliação Oficial Resultado Finalizado um dia antes do previsto
Total de Práticas: 99 Pontos fortes: 100% Pontos fracos: 0% Finalizado um dia antes do previsto

20 Avaliação Oficial Resultado

21 Resumo Geral

22 Resultados Tangíveis Intangíveis
Fornece uma estrutura para priorização de ações Ganho real de produtividade Redução de defeitos (bugs) Controle efetivo de prazos e custos Melhoria de qualidade reportada pelos clientes Intangíveis Moral da equipe elevada Ambiente de trabalho estável Melhoria da comunicação (linguagem comum)

23 Lições Aprendidas A melhoria é contínua mesmo! “Comunicação é a alma do negócio” Saber parar e/ou esperar Implementação das práticas em diversos projetos (se possível todos) Intitucionalização não deixar para depois (treinar & treinar) utilização de práticas do PSP (Personal Software Process) e TSP (Team Software Process)

24 Recomendações Apoio da alta direção Projeto de Melhoria SEPG
deixe claro desde o começo SEPG sua “boa” formação é essencial dar status ao grupo Projeto de Melhoria relato do andamento para todos os níveis

25 Recomendações Importância de uma Ferramenta Gerencial
elemento de integração dos processos, dos procedimentos e da equipe dá suporte à implantação e institucionalização do modelo acelera o processo de avaliação garante que, mesmo depois do esforço inicial de implantação dos novos processos, sua aderência tende a ser persistente na empresa.

26 Conclusão Exige muita dedicação É Difícil, mas vale a pena o esforço!

27 Futuro... Migração para o CMMI:
Treinamentos no modelo (introdução e intermediário) e no método de avaliação SCAMPI Consultorias mensais Avaliações Classe C e B Avaliação Classe A para obtenção do nível 3 de maturidade no 2o semestre de 2006

28 Obrigada.


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