A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Pessoal Profa. M.Sc. Yáskara Menescal UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA DEPERTAMENTO DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Pessoal Profa. M.Sc. Yáskara Menescal UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA DEPERTAMENTO DE."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Pessoal Profa. M.Sc. Yáskara Menescal UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA DEPERTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - DCEN

2 Pessoas no Processo 4 Pessoas constituem o bem mais valioso de uma organização. 4 Atividades de um gerente são fortemente orientadas a pessoas. 4 Gerenciamento pobre de pessoal contribue para o fracasso de um projeto.

3 Fatores críticos no Gerenciamento de Pessoal 4 Consistência – Membros de uma equipe devem ser tratados da mesma forma, sem favoritismo ou discriminação. 4 Respeito – Diferentes membros de equipe possuem diferentes habilidades e estas diferenças devem ser respeitadas. 4 Inclusão –Todos os membros da equipe devem estar envolvidos e deve-se garantir que seus pontos de vista são considerados. 4 Honestidade –É crucial ser sempre honesto com relação ao que está indo bem e o que está indo mal em um projeto.

4 Selecionando Pessoas 4 A seleção da equipe é uma importante tarefa do gerente de projeto. 4 Informações para a seleção são provenientes de: – Informações providas pelos candidatos. –Informações adquiridas através de entrevista e conversa com candidatos. – Recomendações e comentários de outras pessoas que conhecem ou que trabalharam com os candidatos.

5 Fatores de seleção de Pessoal 1 4 Experiência no domínio da aplicação –Conhecimento do domínio de aplicação é imprescindível para o sucesso de um projeto. É essencial que alguns membros da equipe tenha experiência no domínio. 4 Experiência com plataforma –Se programação de baixo nível estiver sendo executada, isto pode ser importante. Caso contrário, não é um atributo crítico. 4 Experiência com linguagem de programação – É usualmente importante para projetos de curta duração onde não existe tempo suficiente para o aprendizado de uma nova linguagem. 4 Habilidade para resolução de problemas – Isto é muito importante, pois engenheiros de software estão constantemente resolvendo problemas.

6 Fatores de seleção de Pessoal 2 4 Formação –Indicador de conhecimentos básicos do candidato e sua habilidade de aprendizagem. Torna-se irrelevante com a aquisição de experiência. 4 Habilidade para Comunicação – Importante devido a necessidade de comunicação oral e escrita com outros engenheiros, gerentes e clientes. 4 Adaptabilidade – Importante atributo que indica habilidade para aprender. Pode ser avaliada a partir de diferentes tipos de experiências que os candidatos tiveram.

7 Motivação de pessoas 4 Um papel importante do gerenciador de pessoal é motivar as pessoas que trabalham em um projeto. 4 Movitação é um assunto complexo que pode ser baseado nos seguintes tipos de necessidades: Necessidades básicas (Ex. Alimento, descanso, etc.); Necessidades pessoais (Ex. Respeito, auto-estima, etc); Necessidades sociais (Ex. Ser aceito como parte de um grupo).

8 Hierarquia de necessidades humanas

9 Como satisfazer necessidades 4 Sociais –Prover facilidades comuns; –Permitir comunicações informais. 4 Auto-estima – Reconhecimento de realizações; –Remuneração apropriada. 4 Auto-realização –Treinamento- as pessoas querem aprender mais; –Responsabilidade por seu trabalho.

10 Gerenciamento de Grupos 4 A maior parte das atividades de engenharia de software são atividades em grupo. –A programação de atividades é sempre apertada, mesmo para projetos não triviais. Desta forma, o trabalho não pode ser completado por uma única pessoa. 4 O padrão de interação de um grupo é um forte determinante do seu desempenho. 4 Flexibilidade para composição de um grupo é limitada. – Gerentes precisam realizar o melhor trabalho possível com o pessoal disponível.

11 Fatores que influenciam o Trabalho em Grupo 4 Composição. 4 Coesão. 4 Comunicação. 4 Organização.

12 Composição do Grupo 4 Orientado a tarefas Pessoas motivadas pelo trabalho que realizam 4 Auto – orientados Pessoas motivadas principalmente pelo sucesso e reconhecimento pessoal Atingir suas próprias metas Bem sucedidos para ajudar a atingir suas metas 4 Orientado a interações Pessoas motivadas pela presença e pelas ações de seus colegas de trabalho

13 Composição do Grupo 4 Grupo composto por membros que compartilham a mesma motivação pode ser problemático – Task-oriented - todos querem fazer suas próprias coisas; – auto-orientado - todos querem ser o chefe; – Interação orientada - muita conversa, não o suficiente de trabalho. 4 Um grupo eficaz tem um balanço de todos os tipos. 4 Isto pode ser difícil de alcançar software engenheiros são muitas vezes orientados para a tarefa. 4 Interação orientada as pessoas são muito importantes como eles podem detectar e aliviar as tensões que surgir.

14 Coesão do grupo 4 Pensam no grupo como mais importante do que as pessoas que pertencem a ele. 4 Metas com o grupo e seus membros –Pode ser desenvolvido um padrão de qualidade de grupo –Os membros do grupo trabalham rigorosamente em conjunto –Os membros do grupo podem conhecer o trabalho uns dos outros –Programação sem egos exaltados pode ser praticada

15 4 Coesão é influenciada por fatores como a cultura organizacional e as personalidades no grupo. A coesão pode ser incentivada através de eventos Social; Desenvolver uma identidade de grupo e território; 4 Abertura com informações é uma maneira simples de garantir que todos os membros do grupo se sinta parte do grupo.

16 Comunicação em um Grupo 4 Boa comunicação são essenciais para grupo de trabalho efetivo. Informação –devem ser trocadas informações sobre o status de trabalho, design decisões e alterações decisões anteriores Uma boa comunicação também fortalece coesão do grupo, uma vez que promove compreensão

17 Fatores de comunicação em grupo 4 Tamanho –Quanto maior o grupo, mais difícil é para as pessoas se comuniquem com outros membros do grupo. 4 Estrutura –Comunicação é melhor em grupos informalmente estruturada do que no grupos estruturados hierarquicamente 4 Composição –A comunicação é melhor quando existem diferentes tipos de personalidade em um grupos de grupo e quando são misturados ao invés de um único sexo 4 Ambiente físico Organização do local de trabalho pode ajudar a encorajar boas comunicações

18 Organização do grupo 4 Pequenos grupos são usualmente organizados de uma maneira informal sem uma estrutura rígida. 4 Para projetos grandes, pode existir uma estrutura hierárquica onde diferentes grupos são responsáveis por diferentes sub-projetos

19 Grupos informais 4 O grupo atua como um todo e toma decisões consensuais que afetam o sistema. 4 O líder serve como uma interface externa do grupo, mas não aloca trabalho. 4 Trabalho é discutido pelo grupo como um todo e tarefas são alocadas de acordo com habilidades e experiência. 4 Esta abordagem é bem sucedida para grupos onde todos os membros são experientes e competentes

20 Grupos de XP 4 São variantes de grupos informais com 4 organização democrática. 4 Neste grupos, algumas decisões de gerenciamento são atribuídas a alguns membros do grupo. 4 Programadores trabalham em pares e têm uma responsabilidade coletiva sobre o código que está sendo desenvolvido.

21 Grupos com programadores- Chefe 4 Consiste em um grupo de especialistas auxiliados por outros que são adicionados ao projeto quando necessário. 4 Motivado pela grande diferença de habilidades entre diferentes programadores. 4 Ambiente de suporte para programadores habilidosos que se responsabilizam pela maior parte das atividades de desenvolvimento de um sistema.


Carregar ppt "Gerenciamento de Pessoal Profa. M.Sc. Yáskara Menescal UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA DEPERTAMENTO DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google