A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inovação e Criatividade Gabriel Massula. Ferramentas Gerenciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inovação e Criatividade Gabriel Massula. Ferramentas Gerenciais."— Transcrição da apresentação:

1 Inovação e Criatividade Gabriel Massula

2 Ferramentas Gerenciais

3 Inovação e Criatividade

4 Com o advento da Globalização, processo de integração econômica, social, cultural e política entre os países, as empresas tiveram que passar por uma profunda restauração. Se por um lado o mercado passou a ser global, por outro, a competição também. Os processos, a tecnologia empregada, os equipamentos, os maquinários, os produtos, os serviços e a qualificação das pessoas que trabalham na organização tiveram que ser revistos.

5 Inovação e Criatividade Diante disso, as empresas perceberam que pouco ou nada valia investir em equipamentos e máquinas se não investissem em pessoas. Pois, são elas que programam os equipamentos, utilizam máquinas e vendem seus produtos e serviços. Houve, assim, uma reorganização no setor de Gestão de Pessoas. O que antes era uma atribuição apenas do setor de Departamento Pessoal ou do Recursos Humanos, passou a ser responsabilidade de cada líder da organização. Treinar, acompanhar, reconhecer são algumas das competências cada vez mais necessárias nas ações diárias do Líder.

6 Inovação e Criatividade Conhecer processos, usar recursos tecnológicos, buscar a melhoria contínua dos produtos e serviços e trabalhar em equipe passou a ser competência de cada um nas organizações. Com investimentos em tecnologias, aliados a este diferencial competitivo, as empresas tem tomado as seguintes ações que, de maneira sistêmica e em conjunto, promovem excelentes resultados:

7 Inovação e Criatividade PDCA O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.ShewhartDeming O PDCA foi idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. Inicialmente deu-se o uso para estatística e métodos de amostragem. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos. O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da empresa.

8 Inovação e Criatividade PDCA

9 Inovação e Criatividade PDCA Plan (planejamento) : estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação. Do (execução) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ação. Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista. Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

10 Inovação e Criatividade PDCA

11 Inovação e Criatividade Espinha-de-Peixe

12 Inovação e Criatividade

13 FORÇA OPORTUNINADES FRACO AMEAÇA INTERNO EXTERNO INTERNOEXTERNO

14 Inovação e Criatividade 5W2H What – O que será feito (etapas) Why – Por que será feito (justificativa) Where – Onde será feito (local) When – Quando será feito (tempo) Who – Por quem será feito (responsabilidade) How – Como será feito (método) How much – Quanto custará fazer (custo)

15 Inovação e Criatividade 5W2H

16 Inovação e Criatividade PLANEJAMENTO É o processo de definição dos objetivos ou resultados a serem alcançados, bem como os meios para atingí-los; Consiste na escolha da alternativa mais adequada em face da realidade presente e expectativas do comportamento de inúmeras variáveis endógenas e exógenas; É minimizar os riscos operacionais

17 Inovação e Criatividade

18

19

20 TRABALHO EM GRUPO Pontos: - História da empresa; - Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento; - Processo (s) de inovações e criatividade; - Se existe plano de bonificações ou prêmios; - Ferramentas operacionais; - Visão de mercado e futuro; - O trabalho deverá ser apresentado em power point e entregue parte escrita.

21 Inovação e Criatividade EMPRESAS

22 Boa NoiteOverview


Carregar ppt "Inovação e Criatividade Gabriel Massula. Ferramentas Gerenciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google