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O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.

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1 O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações necessários para executá-las e acompanhá-las a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento de uma organização.

2 Ciclo de Controle do PDCA (Plan, Do, Check e Action) AÇÃO CORRETIVA PLANEJAR (definir objetivo, meta e método) DESENVOLVER (treinar e implantar) CHECAR Objetivo Meta Método P D Treinar Implantar C A

3 Ciclo PDCA PLAN - PLANEJAMENTO –Estabelecer metas; –Estabelecer o método para alcançar as metas propostas. DO - EXECUÇÃO –Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento e coletar os dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação. Na etapa de Execução são essenciais a educação e o treinamento no trabalho. CHECK - VERIFICAÇÃO –A partir dos dados coletados na execução, comparar o resultado alcançado com a meta planejada. ACTION – AÇÃO / ATUAÇÃO –Adotar como padrão o plano proposto, caso a meta tenha sido alcançada. –Agir sobre as causas do não alcance da meta, caso o plano não tenha sido efetivo.

4 Metodologia para a Análise e Solução dos Problemas

5 1ªEtapa: Definiçãodo Problema OBJETIVOS: – Demonstrar que o problema que está sendo tratado é importante; – Apresentar o histórico do problema e como foi a sua trajetória até o presente momento; – Expressar, em termos concretos, os resultados indesejáveis provocados pelo problema. Demonstrar as perdas decorrentes da existência do problema e quanto se poderia ganhar/ economizar com a eliminação do problema; – Definir um objetivo a ser atingido para que o problema seja efetivamente eliminado; – Estabelecer uma equipe e designar as tarefas de cada membro; – Elaborar um cronograma e estimar um orçamento para que a meta de eliminação do problema seja concretizada.

6 2ªEtapa:Observação de Aspectos do Problema OBJETIVOS: – Investigar os quatro elementos básicos de um problema : tempo, local, tipo e efeitos; – Adotar diferentes pontos-de-vista para especular sobre as causas do problema; – Buscar no próprio local onde o problema se manifesta evidências que enriqueçam a definição do problema.

7 3ªEtapa: Análise do Problema OBJETIVOS: – A partir dos dados coletados nas etapas anteriores, estabelecer hipóteses sobre os principais candidatos a causas do problema; – Testar as hipóteses sobre os principais candidatos a causas a fim de selecionar realmente as causas principais (causas-raiz) do problema; Testar as hipóteses significa investigar se realmente existe uma relação entre as possíveis causas e os resultados e, caso se admita a existência da relação, verificar quão forte é o relacionamento, isto é, que efeitos a possível causa provoca.

8 4ªEtapa: Atuação para Eliminaras Causas OBJETIVOS: – Devem ser colocadas em prática ações tomadas para combater os efeitos indesejados (ações corretivas) e ações tomadas para eliminar as reais causas do problema (ações preventivas); – Certificar-se de que as ações tomadas não produzem outros problemas (efeitos colaterais). Se isso ocorrer, é preciso adotar outras ações ou delinear medidas atenuantes para os efeitos colaterais; – Planejar um conjunto de diferentes propostas de ação examinando as vantagens e desvantagens de cada uma delas para selecionar aquelas com as quais os colaboradores envolvidos estiverem de acordo

9 5ªEtapa: Avaliação das Ações OBJETIVOS: – Comparar os dados do problema (resultados indesejáveis relativos ao tema) obtidos antes e depois da execução das ações de melhoria utilizando, sempre que possível, o mesmo instrumento para a comparação (tabelas, gráficos, diagramas); – Procurar converter os ganhos com a eliminação do problema em valores monetários; – Estabelecer uma rotina de acompanhamento para evitar quaisquer possibilidades de reincidência do problema

10 6ªEtapa: Aprendizado OBJETIVOS: –Os cinco Ws e um H : who (quem), when (quando), where (onde),what (o que), why (por que) e how (como) para a melhoria do trabalho devem ser claramente identificados e usados como o novo padrão/instrução de trabalho; –As preparações e comunicações necessárias para a operacionalização dos novos padrões devem ser corretamente executadas; –A educação e o treinamento devem ser fornecidos; –Um sistema de definição de responsabilidade deve ser estabelecido para verificar se os novos padrões estão sendo cumpridos; –Refletir sobre as coisas que transcorreram bem ou mal durante as atividades de análise e solução de problemas para daí extrair lições para futuras aplicações da metodologia; –Transferir as experiências e os conhecimentos adquiridos para áreas ou grupos com problemas semelhantes.


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