A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Orientação Técnica PCAGP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Orientação Técnica PCAGP."— Transcrição da apresentação:

1 II Orientação Técnica PCAGP

2 “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece a si mesmo, mas conhece o inimigo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas.” (SunTzu)

3 Etapas do Planejamento Estratégico
1-Identificar o perfil da realidade escolar; 2-Avaliar os critérios da eficácia escolar;  3-Fazer a avaliação estratégica; 4-Elaborar o plano de ação.

4 1- Identificar o perfil da realidade escolar
O que conhecemos sobre a realidade da escola?

5 2- Avaliar os critérios da eficácia escolar
Ensino e aprendizagem: diz respeito à aquisição de conhecimentos e habilidades por parte dos alunos, proposta pedagógica, planejamento pedagógico, método pedagógico, estratégias de ensino, práticas educacionais, avaliação da aprendizagem e do material didático. Clima escolar: está relacionado com as condições observáveis de liderança, compromisso, motivação, disciplina, segurança da comunidade escolar, isto é, a atmosfera geral da escola.

6 Pais e comunidade: envolve a participação dos pais e da comunidade em geral no desempenho da escola.
Gestão de pessoas: diz respeito à coordenação da equipe para que todos tenham um bom desempenho profissional. Gestão de processos: está relacionada ao planejamento das ações da escola bem como ao gerenciamento delas. Infraestrutura: são as condições materiais de funcionamento (instalações e equipamentos) para que o ensino-aprendizagem ocorra de maneira adequada. Resultado: está relacionado com tudo que indica o desempenho geral da escola, como: taxa de aprovação, reprovação, abandono e distorção idade-série; satisfação dos alunos, pais, colaboradores e da sociedade; indicadores de melhoria das práticas de gestão e cumprimento das metas estabelecidas.

7 Quais informações já possuímos sobre estes requisitos
Quais informações já possuímos sobre estes requisitos? Em que requisito podemos classificá-las?

8 Características Avaliação REQUISITO CARACTERISTICAS AVALIAÇÃO
EVIDÊNCIAS Características Avaliação

9 Verde - para representar objetivo atingido, ou seja, a escola tem determinada característica para atender a um requisito de qualidade; Amarelo - para representar objetivo parcialmente atingido, ou seja, quando a escola tem alguns indícios que representam uma característica; Vermelho - para objetivo não atingido, ou seja, não há indícios que representam uma determinada característica para atender a um requisito de qualidade.

10 3- Fazer a avaliação estratégica
Nas instituições educacionais, permanece o desafio de se vincular o planejamento à avaliação,o que leva à definição dos objetivos, metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazo e por quem serão gerenciadas. O resultado gera um novo olhar para o planejamento estratégico,que é reestruturado para atender a uma nova realidade, mapeada a partir dessa prática. Este processo torna-se um ciclo permanente de avaliar, planejar e implementar, o qual contribuiu para a oferta de uma educação de qualidade.

11 “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” (Sun Tzu, 500 a.C.).

12 Análise FOFA Nas palavras de Júlio Cezar Iacia (2009),
“a Análise FOFA é um sistema simples para analisar o posicionamento ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em que ela estiver inserida”. A técnica é creditada ao professor Albert Humphrey, da Universidade de Stanford, que liderou o projeto de pesquisa nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores empresas do mundo.

13 Forças e Fraquezas (ambiente interno)
são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: competências ou recursos que uma organização tem à sua disposição para atingir seus objetivos existenciais.

14 Oportunidades e Ameaças (ambiente externo)
por outro lado, são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais não são controlados pela organização, mas têm forte influência sobre esta. Emergem de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.

15 Atrapalha ajuda Interna (organização) Externa (ambiente) F forças O
Interna (organização) Externa (ambiente) F forças O oportunidades fraquezas A ameaças

16 Questões que TÊM que ser abordadas imediatamente.
Questões que PODEM ser abordadas agora. Questões que DEVEM ser investigadas mais profundamente. Questões que PODEM ser planejadas no futuro.

17 4- Elaborar o plano de ação.

18 Objetivos – ações que se espera promover para alcançar uma educação de qualidade.
Evidências (metas) – elencar indicadores dos resultados esperados. Ações – atividades a serem desempenhadas para que os objetivos sejam atingidos. Responsáveis – definir pessoas para liderar cada uma das ações. Prazos – período de tempo (início - término) previsto para implementar as ações. Avaliação – definir instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento das ações. Observações – incorporar quaisquer outros aspectos relevantes que não tenham sido contemplados nos demais itens.

19 Algumas questões que se deve ter em mente neste momento são:
Os objetivos são viáveis de serem atingidos? As evidências de fato indicam aonde devemos chegar para atingir os objetivos? As ações são possíveis de serem realizadas com a estrutura existente na unidade escolar? Os responsáveis escolhidos para organizar a execução das ações possuem competência e governabilidade para agir? O tempo destinado para tais ações são possíveis de serem cumpridos?


Carregar ppt "II Orientação Técnica PCAGP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google