A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho Siqueira, M. M. M. e Gomide Jr, S. (200. Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho Siqueira, M. M. M. e Gomide Jr, S. (200. Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1

2 Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho Siqueira, M. M. M. e Gomide Jr, S. (200. Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho. Em J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade e A. V. B. Bastos (Eds.). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed

3 Vínculos do indivíduo com o trabalho e a organização Indivíduo, ao longo de sua vida, estabelece vínculos com: pessoas, grupos, instituições, partidos políticos, ideologias, objetos ou locais geográficos. Disciplinas e teorias que tentaram compreender estes vínculos Conceitos psicossociais decorrentes dessas teorias: –Vínculos com o trabalho: envolvimento e satisfação –Vínculos com a organização: comprometimento, percepções de suporte, reciprocidade e justiça

4 Vínculos do indivíduo com o trabalho Satisfação no trabalho...um estado emocional positivo ou de prazer resultante de um trabalho ou de experiências de trabalho. (Locke, 1976) Pressupostos: Trabalhador satisfeito com seu trabalho pode se tornar uma pessoa com maiores possibilidades de ser um cidadão integrado à sociedade, à sua família e apresentar melhores índices de bem-estar físico e mental. Quanto maior a satisfação menores são os custos envolvidos com a força de trabalho e maiores são os lucros das organizações através da manutenção de um contingente de trabalhadores satisfeitos

5 Vínculos do indivíduo com o trabalho Satisfação no trabalho F Dimensões do conceito: –Multidimensional : –Conjunto de reações específicas, a vários componentes do trabalho, que desencadeiam satisfação / insatisfação. VISÃO MULTIDIMENSIONAL DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO COLEGAS CHEFIA PROMOÇÕES O TRABALHO SALÁRIO

6 Vínculos do Indivíduo com o trabalho Satisfação no trabalho F Dimensões do conceito: –Unidimensional: u Concebe a satisfação no trabalho como uma atitude geral frente ao trabalho como um todo. u Julga irrelevante quantificar reações específicas. u Considera ser inviável incluir em um só modelo todos os aspectos particulares do trabalho, os quais variam de situação para situação.

7 Vínculos do indivíduo com o trabalho Satisfação no trabalho F Antecedentes e conseqüentes: F Correlatos: envolvimento com trabalho & comprometimento organizacional ANTECEDENTES CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO ANTECEDENTES CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO SATISFAÇÃO NO TRABALHO CONSEQÜÊNCIAS PARA ORGANIZAÇÕES MENOR ROTATIVIDADE MENOS FALTAS MELHOR DESEMPENHO MAIOR PRODUTIVIDADE CONSEQÜÊNCIAS PARA ORGANIZAÇÕES MENOR ROTATIVIDADE MENOS FALTAS MELHOR DESEMPENHO MAIOR PRODUTIVIDADE

8 Vínculos do indivíduo com o trabalho Envolvimento com o trabalho...grau em que o desempenho de uma pessoa no trabalho afeta sua auto-estima. (Lodahl e Kejner, 1965) Pressupostos: A ligação com o trabalho se inicia durante a fase de socialização do indivíduo, quando lhe são transmitidos os valores sociais relativos ao trabalho... cristalizando-se mais tarde através de experiências de trabalho que, por sua vez, passariam a influenciar diretamente a auto-estima do indivíduo.

9 Vínculos do indivíduo com o trabalho Envolvimento com o trabalho F Antecedentes e conseqüentes: Correlatos: satisfação no trabalho & comprometimento organizacional

10 Vínculos do indivíduo com a organização F Postulados sociológicos e cognitivistas (processamento de informações e esquemas) que sustentam as proposições acerca dos vínculos com a organização: F Teoria da troca social –Troca foge à regra dos contratos pré-estabelecidos e envolve oferta de favores que criam obrigações não especificadas. –A natureza da retribuição fica a cargo de quem deve retribuir. F Princípio da reciprocidade – Baseado em duas exigências sociais básicas (esquemas): (1)deve-se ajudar a quem nos ajuda e (2)não se deve prejudicar a quem nos beneficia. – Provoca a noção de débito no receptor e leva o doador a desenvolver expectativas de retribuição por parte do receptor.

11 Vínculos do indivíduo com a organização F Comprometimento organizacional BASE AFETIVA Sentimentos e afetos BASE COGNITIVA Crenças sobre o papel social dos envolvidos numa relação de troca econômica e social BASE COGNITIVA Crenças sobre o papel social dos envolvidos numa relação de troca econômica e social ComprometimentoAfetivoComprometimentoAfetivo ComprometimentoCalculativoComprometimentoCalculativo ComprometimentoNormativoComprometimentoNormativo ORGANIZAÇÃOORGANIZAÇÃO CARREIRA/PROFISSÃOCARREIRA/PROFISSÃO SINDICATOSINDICATO BASES PSICOLÓGICAS ESTILOS FOCOS

12 Vínculos do Indivíduo com a Organização F Comprometimento organizacional –Bastos (2000) encontrou, no Brasil, quatro padrões de comprometimento: u Duplo compromisso: níveis altos e semelhantes de comprometimento organizacional e com a profissão; u Duplo descompromisso: baixos comprometimentos com a organização e com a profissão; u Unilateral com a organização: comprometimento mais alto com a organização do que com a profissão; u Unilateral com a profissão: comprometimento mais alto com a profissão do que com a organização.

13 Vínculos do indivíduo com a organização F Estilos de Comprometimento Organizacional –Comprometimento Afetivo... Um estado no qual um indivíduo se identifica com uma organização particular e com seus objetivos, desejando manter-se afiliado a ela com vistas a realizar tais objetivos (Mowday, Steers e Porter, 1979)... mas, u outros autores julgam que intenções devem ser retiradas desta definição e que esta atitude deveria incluir somente duas dimensões: –Internalização de objetivos e valores organizacionais; –Envolvimento com papéis relativos a estes objetivos e valores.

14 Vínculos do indivíduo com a organização F Estilos de Comprometimento Organizacional ANTECEDENTES CARACTERÍSTICAS PESSOAIS (fracas correlações) CARACTERÍSTICAS DO CARGO PERCEPÇÃO DE SUPORTE ORGANIZACIONAL ANTECEDENTES CARACTERÍSTICAS PESSOAIS (fracas correlações) CARACTERÍSTICAS DO CARGO PERCEPÇÃO DE SUPORTE ORGANIZACIONAL COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL AFETIVO CONSEQÜÊNCIAS PARA ORGANIZAÇÕES MELHOR DESEMPENHO MAIOR ESFORÇO NO TRABALHO MENOR ROTATIVIDADE MENOS FALTAS MENOR ROTATIVIDADE MENOS ATRASOS CONSEQÜÊNCIAS PARA ORGANIZAÇÕES MELHOR DESEMPENHO MAIOR ESFORÇO NO TRABALHO MENOR ROTATIVIDADE MENOS FALTAS MENOR ROTATIVIDADE MENOS ATRASOS

15 Vínculos do indivíduo com a organização F Estilos de Comprometimento Organizacional –Comprometimento Calculativo... Crenças relativas a perdas ou custos associados ao rompimento da relação de troca com a organização (Siqueira,2003) u Seu desenvolvimento e aparecimento pode ser atribuído a: à um raciocínio econômico representado mentalmente por: à crenças, percepções ou avaliações (balanço cognitivo) a respeito de uma relação de troca com a organização.

16 Vínculos do indivíduo com a organização F Estilos de Comprometimento Organizacional ANTECEDENTES BALANÇO ENTRE: INVESTIMENTOS DO EMPREGADO NA EMPRESA INVESTIMENTOS DO EMPREGADO NA EMPRESA RETRIBUIÇÕES ORGANIZACIONAIS AOS INVESTIMENTOS DO EMPREGACO RETRIBUIÇÕES ORGANIZACIONAIS AOS INVESTIMENTOS DO EMPREGACO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL CALCULATIVO CONSEQÜÊNCIAS PARA ORGANIZAÇÕES BAIXA MOTIVAÇÃO BAIXA MOTIVAÇÃO BAIXO DESEMPENHO BAIXO DESEMPENHO

17 Vínculos do indivíduo com a organização F Estilos de Comprometimento Organizacional –Comprometimento Normativo Crenças do empregado acerca da dívida social para com a organização, ou da obrigatoriedade de retribuir um favor (Siqueira,2002) u O vínculo normativo se constitui em: à um conjunto de pensamentos em que são reconhecidas obrigações e deveres morais para com a organização, os quais são: à acompanhados de sentimentos de culpa, apreensão e preocupação, quando o empregado pensa ou planeja se desligar da organização.

18 Vínculos do indivíduo com a organização F Estilos de Comprometimento Organizacional G comprometimento organizacional normativo: G esquema mental G compartilhado socialmente COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NORMATIVO CAPACIDADE PREDITIVA DIRETAMENTE: DIRETAMENTE: SATISFAÇÃO NO TRABALHO SATISFAÇÃO NO TRABALHO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL AFETIVO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL AFETIVO INDIRETAMENTE: INDIRETAMENTE: COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL

19 Vínculos do indivíduo com a organização F Percepção de Suporte Organizacional "Crenças globais acerca do quanto o empregador cuida do bem- estar e valoriza as contribuições de seus empregados. (Eisenberger, 1986) Crenças dos trabalhadores a respeito do compromisso das organizações para com eles. Trabalhador se coloca no papel de receptor das doações. Tais doações geralmente envolvem políticas de gestão de pessoal.

20 Vínculos do indivíduo com a organização F Percepção de Suporte Organizacional Pesquisas sinalizam que quanto maiores as percepções de suporte organizacional: Menores são as taxas de absenteísmo e rotatividade; Maior é a satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho, comprometimento afetivo com a organização; Melhores são os desempenhos; Maior efetividade organizacional.

21 Vínculos do indivíduo com a organização F Percepção de Reciprocidade Organizacional Um conjunto de crenças acerca do estilo retributivo adotado pela organização perante contribuições ofertadas por seus empregados".(Siqueira, 2003) Empregado acredita que é doador e que a organização é recebedora das doações nas trocas sociais. Empregado desenvolve expectativas sobre futuras retribuições organizacionais a atos de trabalho, concedidos espontâneamente por ele como favores, benefícios ou ajuda à organização. Relaciona-se com: percepções de justiça no trabalho, cultura organizacional, suporte organizacional, comprometimento organizacional calculativo, normativo e afetivo e satisfação e envolvimento com o trabalho.

22 Vínculos do indivíduo com a organização F Percepção de Justiça nas Organizações Adams (1963) preconiza que a decisão do indivíduo de permanecer se relacionando com a organização dependeria do quanto de justiça é percebida por ele nas trocas sociais. Segundo Teoria de Justiça de Rawls (1971), dois aspectos a serem levados em consideração na idéia de justiça: distribuição (de bens escassos) e procedimento (escolha de procedimentos de distribuição). Indivíduos usariam três possíveis critérios para julgar justiça na distribuição de recompensas: equidade ou proporcionalidade (levam a mais produtividade) igualdade (levam a mais cooperação) necessidade (levam a bem estar)

23 Vínculos do Indivíduo com a Organização F Percepção de Justiça Distributiva Crença de que as compensações recebidas pelo empregado são justas quando comparadas com o montante de esforço dispendido na realização de suas contribuições Ü Critério de distribuição que melhor explicaria o desempenho do trabalhador seria o da equidade.

24 Vínculos do Indivíduo com a Organização F Síntese das pesquisas com percepção de justiça de distribuição (Rego, 2000): ANTECEDENTES POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS TRADICIONAIS POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS TRADICIONAIS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL INCENTIVOS INCENTIVOSECONÔMICOSANTECEDENTES POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS TRADICIONAIS POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS TRADICIONAIS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL INCENTIVOS INCENTIVOSECONÔMICOS Percepção de Justiça de Distribuição CONSEQUENTES Avaliações de Curso Egoístico Avaliações de Curso Egoístico Satisfação Satisfação no Trabalho Cooperação Compulsória Cooperação Compulsória Comprometimento Calculativo Comprometimento Calculativo Comprometimento Normativo Comprometimento Normativo Satisfação com as Expectativas Satisfação com as ExpectativasCONSEQUENTES Avaliações de Curso Egoístico Avaliações de Curso Egoístico Satisfação Satisfação no Trabalho Cooperação Compulsória Cooperação Compulsória Comprometimento Calculativo Comprometimento Calculativo Comprometimento Normativo Comprometimento Normativo Satisfação com as Expectativas Satisfação com as Expectativas

25 Vínculos do Indivíduo com a Organização F Percepção de Justiça Procedimental Crenças do empregado de que são justos os meios utilizados na determinação do montante de compensações que receberá por sua contribuição 5 condições para procedimentos serem percebidos como justos: Consistência das regras utilizadas ao longo do tempo; Supressão dos vieses das pessoas responsáveis pelas decisões; Acuracidade nas informações prestadas aos afetados pelas decisões; Resultados positivos nas decisões; Representatividade dos indivíduos afetados pelas decisões no grupo de responsáveis pelas decisões, Manutenção de padrões éticos e morais.

26 Vínculos do Indivíduo com a Organização F Síntese das pesquisas com percepção de justiça de procedimentos (Rego, 2000): PARTICIPAÇÃO PARTICIPAÇÃO ÉTICA ÉTICA AÇÕES EM LONGO PRAZO AÇÕES EM LONGO PRAZO CLAREZA NAS EXPECTATIVAS CLAREZA NAS EXPECTATIVAS VALORES SOCIAIS VALORES SOCIAIS PARTICIPAÇÃO PARTICIPAÇÃO ÉTICA ÉTICA AÇÕES EM LONGO PRAZO AÇÕES EM LONGO PRAZO CLAREZA NAS EXPECTATIVAS CLAREZA NAS EXPECTATIVAS VALORES SOCIAIS VALORES SOCIAIS Percepção de Justiça dos Procedimentos Formais Percepção de Justiça dos Procedimentos Interacionais Comprometimento organizacional afetivo Comprometimento organizacional afetivo Cooperação voluntária Cooperação voluntária Comportamentos de cidadania organizacional Comportamentos de cidadania organizacional Baixo absenteísmo Baixo absenteísmo Baixa rotatividade Baixa rotatividade Comprometimento organizacional afetivo Comprometimento organizacional afetivo Cooperação voluntária Cooperação voluntária Comportamentos de cidadania organizacional Comportamentos de cidadania organizacional Baixo absenteísmo Baixo absenteísmo Baixa rotatividade Baixa rotatividade Confiança no supervisor Confiança no supervisor Auto estima Auto estima Desempenho em longo prazo Desempenho em longo prazo Envolvimento com o trabalho Envolvimento com o trabalho Confiança no supervisor Confiança no supervisor Auto estima Auto estima Desempenho em longo prazo Desempenho em longo prazo Envolvimento com o trabalho Envolvimento com o trabalho

27 Vínculos do Indivíduo com o Trabalho e a Organização F Implicações para atuação do profissional –Diagnósticos psicossociais da organização (3 conjuntos de ações) : Atualização e acesso às informações geradas pela pesquisa; Formação sólida em técnicas de pesquisa e medidas; Garantia, através de ações concretas, da efetiva participação dos empregados em decisões que os afetem. A partir dos dados obtidos no diagnóstico, propor políticas de recursos humanos sólidas e que não estejam subordinadas a interesses pessoais. Garantir um fluxo contínuo de comunicação organização- empregado que possibilite a todos os membros organizacionais uma ininterrupta atualização das informações e decisões.


Carregar ppt "Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho Siqueira, M. M. M. e Gomide Jr, S. (200. Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google