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GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.

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1 GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino Candau (Assistente Social Sanitarista)

2 Filosofia Gerencial: Desenvolver uma cultura organizacional flexível enfocada nas necessidades dos usuários e no resgate da própria dignidade do funcionário como pessoa humana, potencializando sua motivação, criatividade e envolvimento com o processo coletivo de melhoria da qualidade.

3 Paradigma: Considerar o desejo, a pulsão, o afeto, o imaginário e o simbólico como componente da dimensão humana na busca dos objetivos de melhoria do desempenho organizacional.

4 Desafio e compromisso da Direção:
Desafio e compromisso da Direção: Implantar a gestão participativa tendo como foco em questão compartilhar, melhorar a comunicação e viabilizar o modelo produtor do cuidado centrado no usuário e suas necessidades.

5 Incrementar na cultura organizacional o sentido a valorização humana e o vínculo do prazer no trabalho, alicerçando o ato do trabalhador. O valor do conviver e da integralidade das relações humanas supera a relação de poder e reconhece nas pessoas seu valor criativo como possibilidade de ganhos significativos na eficiência organizacional.

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7 Prioridades Organizacionais:
Prioridades Organizacionais: . Transparência na Administração possibilitando a comunicação eficaz com os usuários e servidores bem como a revitalização permanente da qualidade; . Humanização do espaço institucional adequando suas instalações às necessidades do usuário e do profissional;

8 . Produzir inovações para gerar acontecimento favorecendo a autonomia, criatividade e eqüidade na formulação dos projetos solidários; . Resgate do sujeito como ator fundamental no contexto da gerência, reconhecendo o valor a qualidade , a diversidade e a importância de cada um na busca pela qualidade do serviço. . O desconforto com o que está ocorrendo mobiliza para as mudanças da prática em saúde.

9 A Educação Permanente em Saúde pode construir o momento dialógico entre gestor, profissional e usuário, a fim de promover maior “empoderamento” para enfrentar os problemas (incômodos) detectados na ação, construindo a co-responsabilidade dos atores envolvidos e sendo fundamental na agenda do gestor para contribuir para um SUS melhor.

10 Mudanças e inovações em nossa prática definindo empreendimentos no serviço e gerando satisfação do usuário Reuniões sistemáticas de chefias, cujo eixo condutor é a construção de um espaço interativo para entender o novo, vencer desafios e trabalhar sentimentos aflorados no cotidiano da prática. Estabelecimento de um processo dinâmico mais horizontalizado de aproximação do conjunto de servidores, possibilitando que estes se tornem agentes modificadores de sua própria ação na busca da qualidade.

11 Decisões coletivas construindo na parceria um caminho de expressão com liberdade e prazer de redescoberta do gosto pelo bem feito e a dimensão ética do trabalho. Comunicação eficaz com o usuário resgatando o direito de ser tratado com respeito e dignidade. Práticas compartilhadas desobstruindo escutas viciadas, estigmas e preconceitos gerados pelos limites do trabalho.

12 “Sentir primeiro, pensar depois Perdoar primeiro, julgar depois Amar primeiro, educar depois Esquecer primeiro, aprender depois Libertar primeiro, ensinar depois Alimentar primeiro, cantar depois Possuir primeiro, contemplar depois Agir primeiro, julgar depois Navegar primeiro, aportar depois Viver primeiro, morrer depois Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, eles passarão. Eu, passarinho.....” Mario Quintana


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