A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO."— Transcrição da apresentação:

1 Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO

2 Os pés Quais as condições que são oferecidas para se realizar o ofício de ensinar? Os professores apontaram que os pés têm poucas condições de conduzir o ofício de ser professor. Os salários, o numero de aulas e escolas, o material e as condições das salas, a formação, as políticas, etc. Com reflexos sobre a saúde dos professores. Os alunos: Condições para o exercício da vivência estudantil: recursos didáticos e pedagógicos, funcionários e professores apoiando, prédios e salas de aulas adequados.

3 As mãos Quais são os instrumentos que utilizamos para realizar nosso trabalho? Quais as experiências que temos para desenvolver este trabalho? As mãos expressam os meios materiais de trabalho: equipamentos, instrumentos, recursos didáticos, etc As mãos expressam as normas e regras no/do trabalho: a legislação, as condições em que se exerce o trabalho. As mãos expressam a formação (meio), a didática (estrito senso), como se faz o trabalho (projetos, estudos do meio, etc). As mãos expressam os caminhos para ser docente: as experiências, a diversidade de experiência, a formação. (aqui se estabelece uma boa analogia com o trabalho/ trabalhador, quais os meios de fazer a docência). Os alunos: Meios para conquistar a aprendizagem (livros, laboratórios, computadores, merenda, funcionários e professores preparados, projetos educacionais, etc) e para conquistar maior participação das decisões (grêmios, representações em conselhos).

4 O tronco Quais as relações sociais, interpessoais, que estabelecemos com alunos, pais, outros colegas, com a comunidade escolar? Idealização das relações sociais, tomadas na sua dimensão subjetiva: calcada nos valores acima citados: ética, responsabilidade, compromisso. O professor busca reconhecimento de que fez um trabalho de qualidade nestas relações. As relações sociais tomadas na sua dimensão objetiva: nas condições e relações de trabalho: são relações contraditórias, por vezes opressivas (competitivas, intolerantes), por vezes reconhecimento profissional. Os alunos: São as relações sociais contraditórias e conflitantes entre alunos, entre alunos e professores, entre alunos e funcionários e entre alunos e direção. A contradição: de um lado, o desinteresse e o autoritarismo; de outro a procura do sentido, com os amigos a amizade, com os demais o profissionalismo.

5 Alunos: a cabeça Para os alunos a cabeça (valores, idéias e conhecimentos) é a escola A escola é espaço educativo e de aprendizagem. Aprender é conhecer, estabelecer relações sociais, é experimentar.

6 A cabeça: os professores Quais os valores, as idéias e os conhecimentos que organizam o ofício de professor? Os professores nos falaram de valores: ética, compromisso, responsabilidade, respeito pelo diverso e diferente. Os professores nos falaram dos comportamentos desejáveis: desde ser ousado, inovador, criativo, honesto até comportamentos acomodados, resistentes. Nos falaram que há uma idéia de pertencimento a um grupo profissional (mas não nos disseram como se constrói esta concepção de pertencimento, de identidades). O pertencimento se constrói na alteridade, na igualdade e na diferença. Nos falaram como o trabalho docente se organiza: o trato com as informações, com as oportunidades, com o diverso, com a motivação dos alunos, na mediação, na formação continuada. Mas não falaram quais os conhecimentos que constroem a profissão docente. Falaram em saberes múltiplos, conhecimentos específicos. Mas quais? As representações: o professor semeia, transforma. A cabeça: mobiliza competências (valores, princípios e comportamentos) conquistadas durante a vida. E o ensino? E os conhecimentos que constroem o professor? Qual conhecimento é necessário para ser professor?


Carregar ppt "Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google