A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DROGAS Qualquer substância que, quando consumida, modifica uma ou mais funções do corpo. DEPENDÊNCIA DE DROGAS É um estado mental, e muitas vezes físico,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DROGAS Qualquer substância que, quando consumida, modifica uma ou mais funções do corpo. DEPENDÊNCIA DE DROGAS É um estado mental, e muitas vezes físico,"— Transcrição da apresentação:

1 DROGAS Qualquer substância que, quando consumida, modifica uma ou mais funções do corpo. DEPENDÊNCIA DE DROGAS É um estado mental, e muitas vezes físico, que resulta da interação entre um organismo vivo e uma droga. Caracteriza-se por uma compulsão de tomar a droga por experimentar seu efeito psíquico e, às vezes, evitar o desconforto provocado por sua aus6encia (OMS/1974). DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA Qualquer droga capaz de causar dependência física ou psíquica. DEPENDÊNCIA FISÍCA É um estado de adaptação do corpo, manifestado por distúrbios físicos quando o uso da drogas é interrompido.

2 DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA Estado cognitivo e comportamental que resulta da interação entre o indivíduo e algum objeto, atividade ou pessoa. É a condição na qual uma droga produz um sentimento de satisfação e um impulso psicológico que requerem o uso periódico ou contínuo da droga, para produzir prazer ou evitar desconforto (compulsão dirigida ao objeto, em cuja ausência o indivíduo freqüentemente experimenta desconforto). CARACTERÍSTICAS: O indivíduo tem dificuldade em dizer não, enquanto o objeto desejado estiver disponível; O indivíduo é influenciado por pressões contrárias ou incentivos para reduzi-la; O padrão comportamental continuar ocorrendo, mesmo quando houver pressão para que seja reduzido ou eliminado (A característica mais marcante é a continuidade do comportamento, a despeito da pressão para que cesse)

3 DIMENSÕES DA DEPENDÊNCIA Alguns especialistas salientam que a característica crucial da dependência é um estado emocional negativo, ou seja um afeto negativo que o indivíduo sente quando está longe do objeto da dependência. GRAU DE DEPENDÊNCIA (pode ser equacionado com a quantidade de afeto negativo) Vai desde o leve desconforto até a extrema aflição; Grau de dificuldade de ficar sem o objeto da dependência; (para se compreender a dependência psicológica, deve-se voltar a atenção para a poderosa atração e necessidade do objeto e para a aflição causada por sua ausência) MOTIVOS PARA OS PRIMEIROS USOS DA DROGA (OMS/1974- as razões variam de acordo com os interesses individuais, formação, padrões motivacionais e curiosidade)

4 Satisfazer a curiosidade a respeito dos efeitos da droga; ( Dependentes de drogas geralmente tem prazer em falar sobre as drogas e seus efeitos com descrições de prazer fora do comum. As reações do não iniciado incentivam ou encorajam o exagero e embelezamento. O resultado é que o não abusador sente necessidade ficando motivado a experimentar a droga e vivenciar os efeitos descritos. Muitas vezes é isso que motiva o primeiro uso) Conseguir uma sensação de fazer parte; (A dependência de droga geralmente envolve um linguajar especial, um certo número de habilidades, novos conhecimentos, etc. para alguns pertencer a um grupo desses, é fator motivador dos primeiros abusos. Os que têm pouco ou nenhum vínculo grupal parecem ser mais sensíveis a esse fator) Expressar independência e as vezes hostilidade (Pode ocasionalmente, o abuso inicial, ser motivado por hostilidade contra os pais ou outras figuras de autoridade, (por envolver substância e atividade ilegais). Ainda, o abuso inicial, às vezes é motivado pela necessidade de expressar independência); Ter experiências agradáveis, novas e emocionantes (Às vezes por motivação em fazer algo excitante, perigoso e agradável (motocicleta)). Melhorar a "compreensão" ou criatividade Favorecer uma sensação de tranqüilidade e relaxamento

5 Escapar de algo (fuga de estados aversivos) Outros motivos para se iniciar o abuso de drogas: Pressão dos companheiros (sobre os membros não iniciados. Adolescentes que com seu grupo de mesma faixa etária, lutam para aceitação e identificação são mais suscetíveis) Necessidade de realização (Indivíduos que acreditam que as drogas são capazes de propiciar estados ou atributos internos que normalmente só ocorrem através de esforço, luta e outras dificuldades) Conseguir apoio psicológico (Para lidar com fadiga, evitar tomar decisões, reduzir intimidades ou conseguir privacidade, evitar pressões para ser bem sucedido, obter habilidade para enfrentar problemas e resolver conflitos de amadurecimento). Dohner considera que todos esses motivos originam-se de uma necessidade geral de apoio e de algo para enfrentar a vida.

6 Rebelar-se contra algo (quando existe na família uma privação emocional crônica, o uso de drogas pode ser motivado pela rejeição dos valores paternos e por uma tentativa de obter o reconhecimento de outras pessoas ou grupo). O abuso de drogas não é essencialmente diferente do vandalismo do roubo ou outra contravenção. Obter efeito afrodisíaco (crença que a maconha, por exemplo, melhora o desempenho sexual, contudo, não há comprovação científica). QUANDO SE DESENVOLVE A DEPENDÊNCIA Quando há aumento da quantidade e a freqüência da droga; ( meio social, início) Preocupação com as drogas; (o indivíduo fantasia a respeito da droga favorita, organiza e elabora planos para consegui-la. Nessa altura o abusador tem que desenvolver seu próprio comportamento para conseguir a droga.

7 Quando se abusa de substância que causam adição, os fenômenos do aumento da dosagem e da preocupação associam-se à tolerância de drogas. SINAIS DA DEPENDÊNCIA CARACTERÍSTICAS COMUNS Redução dos efeitos iniciais da droga; Necessidade da droga; Estabilização da dose; (nível para se sentirem "normais"). Período de abstinência; Recaída. ( Termo usado para designar o restabelecimento da dependência, após um período de abstinência). Adição: termo utilizado para se referir à dependência física Tolerância: Tentativa do corpo de resistir e compensar os efeitos da droga. Tolerância Cruzada: condição em que a tolerância a uma droga resulta em uma diminuição na resposta a uma outra droga ( mistura). Dependência Cruzada: condição em que uma droga impede os sintomas de retirada causados por uma droga diferente.


Carregar ppt "DROGAS Qualquer substância que, quando consumida, modifica uma ou mais funções do corpo. DEPENDÊNCIA DE DROGAS É um estado mental, e muitas vezes físico,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google