A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo"— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
SOBRE AS CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DA SAÚDE MENTAL “Uma personalidade bem integrada é a base da saúde mental” (Klein, Melanie, 1960, 306) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA PERSONALIDADE BEM INTEGRADA?

2 PERSONALIDADE: É o conjunto das características internas e externas peculiares relativamente permanente do caráter de uma pessoa que influencia o seu comportamento em diferentes situações. ( Schultz, 2002) - Personalidade é uma palavra que tem como origem a palavra latina “PERSONA”, que se refere às máscaras utilizadas pelos atores em uma peça. Assim, “PERSONA” refere-se também a aparência externa que mostramos aos que nos rodeiam.

3 Obs. A personalidade não é uma estrutura rígida e imutável, ela pode
PERSONALIDADE é a unidade psicológica que orienta o comportamento de cada indivíduo. Ela se desenvolve a partir de duas realidades distintas: o organismo e o meio social. Obs. A personalidade não é uma estrutura rígida e imutável, ela pode variar de acordo com as circunstâncias.

4 INSTÂNCIAS CONSTITUINTES DA PESSOA:
TEMPERAMENTO: Motivações fisiológicas da personalidade. CARÁTER: Motivações sócio - ambientais da personalidade. PERSONALIDADE: É a resultante psicofísica da interação entre a hereditarie-dade e o meio, manifestada através do comportamento cujas características são peculiares a cada pessoa.

5 - MATURIDADE EMOCIONAL - Capacidade de contrabalançar os sentimentos de perdas através da aceitação de experiências e ou situações substitutas. - FORÇA DE CARÁTER – Qualidades das fantasias que movimentam o mundo interno da pessoa e motivam o comportamento. são elas quem fornecem as condições psicológicas para a sustentação de um determi-nado tipo de vinculação com a realidade externa.

6 - CAPACIDADE DE LIDAR COM EMOÇÕES CONFLITANTES - Capacidade de insight sobre a variedade dos impulsos e sentimentos contraditórios; o que implica no desenvolvimento da capacidade de encontrar recursos psicológicos para lidar com esses conflitos internos. EQUILÍBRIO VIDA INTERNA E A ADPATAÇÃO À REALIDADE - Capacidade de encontrar formas de adaptação ao mundo externo sem que o mesmo faça interferências insustentáveis nas emoções e pensamentos do indivíduo.

7 - UMA BEM - SUCEDIDA FUSÃO DAS DIFERENTES PARTES DA PERSONALIDADE EM UM TODO
- Capacidade de simbolização, isto é, capacidade de reconhecer em si mesmo sentimentos e pensamentos indesejáveis. Isso possibilita ao sujeito o desenvolvimento da capacidade de dar e receber amor, expressar e suportar sentimentos e emoções indesejáveis experimentar o sentimento de gratidão e de generosidade.

8 o controle, da mesma forma que se torna mais apta a lidar com as Quanto mais o ego se desenvolve, mais as defesas empregadas se tornam intrincadas e mais elas se ajustam, embora fiquem menos rígidas. Quando o insight não é sufocado pelas defesas, a saúde mental se torna possível. Uma pessoa uma luz mais agradável e pode corrigir sua tendência a embelezá-la. Desse modo ela fica menos exposta à experiência dolorosa de a idealização se romper e as ansiedades persecutórias e depressivas tomarem mentalmente sadia pode dar-se conta de ver toda a situação desagradável sob experiências dolorosas que provem do mundo externo”. Klein, Melanie ( 312 )

9 “ Minha experiência tem - me mostrado que nunca há uma integração completa, mas que quanto mais o indivíduo se esforçar nessa direção, mais insight terá sobre as ansiedades e impulsos, mais forte será o seu caráter e maior o seu equilíbrio mental”.

10 MATURIDADE pode ser entendida como o clímax da história pessoal, um ponto em que o indivíduo conseguiu plasmar um conjunto de traços que o definem, frente a si mesmo e aos demais como uma pessoa realizada. Entre estes traços salientam-se os seguintes: Viver de acordo com a realidade em vez de deixar-se levar por impulsos, temores ou fantasias. Ser capaz de reconhecer os seus próprios sentimentos e reações. Ter um seguro e relativamente estável sistema de valores. Estar adaptado profissionalmente e conseguir realizar o trabalho cotidiano sem sentir-se fatigado ou tenso.

11 Ser capaz de descansar e distrair-se nos períodos de lazer.
Ser autoconfiante mesmo quando as situações forem adversas. Ter suficiente flexibilidade para mudar quando a mudança promover melhor adaptação à realidade, sem que isso signifique “virar a casaca”. Ser capaz de amar de forma heterossexual obtendo prazer tanto em dar como em receber amor. Interessar-se pelos semelhantes de maneira construtiva, sem esquecer-se dos seus próprios interesses. Ser capaz de tomar decisões a respeito de si próprio e dos outros sem influenciar-se por preconceitos.


Carregar ppt "NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google