A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor –Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões) Hábitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor –Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões) Hábitos."— Transcrição da apresentação:

1

2 ALIMENTOS

3

4

5 Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor –Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões) Hábitos e motivos de compra Objetivos: –Incutir idéia –Criar desejo –Ato de compra Interessar, persuadir, convencer, levar à ação

6

7 Psicologia e Propaganda Consumidor típico –Gosto da massa –Reações e gostos médios Inserir na massa o indivíduo típico, denominador comum Natureza humana

8 Psicologia e Propaganda Vários tipos de estímulos –Ruptura do equilíbrio do organismo Reações/estímulos externos –Atos espontâneos Reações/estímulos sem necessidade aparente Estímulos que não provocam reações Motivação Desejo

9 Psicologia e Propaganda Necessidades humanas –Ambição Progredir, ser alguém –Amor à família Afeto aos pais, irmãos, etc –Aparência Pessoal Asseio e bem vestir –Apetite Paladar, boa mesa –Aprovação Social Desejo de ser apreciado, ser igual (socialmente)

10 Psicologia e Propaganda Necessidades humanas –Atividade Esportes, jogos e semelhantes –Atração Sexual Conquista amorosa, namoro, casamento –Beleza Sentimento estético, desejo pelo que é belo –Conformismo Hábitos, tendência à imitação, a seguir líderes –Conforto Desejo de repouso, bem estar, tendência à euforia

11 Psicologia e Propaganda Necessidades humanas –Cultura Sede de saber, desejo de instruir-se –Curiosidade Necessidade de saber o que se passa, bisbilhotice –Economia De dinheiro, tempo, esforços, desejo de lucrar –Evasão Psicológica Desejo de esquecer a realidade

12 Psicologia e Propaganda Necessidades humanas –Impulso de afirmação Desejo de se impor, de se afirmar –Segurança Proteção contra sinistro, previdência –Saúde Higiene, defesa contra doenças

13 Psicologia e Propaganda Para comprar: 1.Existência da necessidade 2.Consciência da necessidade 3.Conhecimento do objeto que pode satisfazê-la 4.Desejo de satisfazê-la 5.Decisão por determinado produto ou marca –Melhor satisfação do desejo

14

15 Psicologia e Propaganda Desejo –Vigor – decidir à compra –Reduzir motivos que refream desejos Moral, econômico, etc Anúncio deve: –Tornar massa consciente –Despertar desejo (reforçar) –Salientar objeto é a solução (vale o sacrifício) Publicidade vende desejo, prestígio, satisfação que confere. Valor psicológico, subjetivo

16 Psicologia e Propaganda Estados de consciência –AIDA Atenção Interesse Desejo Ação de compra Estímulo (situações) – resposta (reações) –Necessidades internas (instintivas) –Necessidades externas (adquiridas)

17 Psicologia e Propaganda Necessidades - Solução –Capacidade do objeto em satisfazer –Campanhas: estímulos excitante

18 Psicologia e Propaganda Fatores de influência –Isolados ou combinação Sugestão –Pessoas são sugestionáveis (momentos/condições) –Prestígio –Testemunho –Repetição/veracidade –Convicção (confiança) –Atmosfera (circunda objeto)

19 Psicologia e Propaganda Fatores de influência –Imitação Ver os outros fazerem Crenças, hábitos, atitudes = ditadas pelos outros Tendência inata do ser humano Havaianas, todo mundo usa!

20 Psicologia e Propaganda Fatores de influência –Empatia Identificação espiritual Viver mentalmente mesmas situações Sentimentos parecidos = simpatia

21 Psicologia e Propaganda Mecanismos de ação da publicidade –Vida econômica resumida em 3 fases: Necessidades Desejos Satisfação Publicidade atua nas duas primeiras

22 Psicologia e Propaganda Mecanismos de ação da publicidade –Atenção Espontânea –Choque maior ou menor de intensidade, ruptura Voluntária –Valor de percepção Fascinada –Absorve-se no objeto, esquece o mundo ao redor

23 Psicologia e Propaganda Mecanismos de ação da publicidade –Compreensão Elementos piscofisiológicos –Comunicar pensamento –Provocar ação –Arte enriquece publicidade Elementos afetivos –Só nos interessa: interesse pessoal e direto –Vê e compreende o que quer –O que isso significa para mim?

24 Referências Bibliográficas SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, p. 78 – 98.


Carregar ppt "ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor –Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões) Hábitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google