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Administração Geral - Aula 04

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Apresentação em tema: "Administração Geral - Aula 04"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Geral - Aula 04
Relações Humanas Teoria Comportamental

2 - Produtividade depende também do comportamento das pessoas
Nem tudo é tão mecânico como disseram Taylor e Fayol A organização é um “sistema social” Comportamento Organizacional: - Características que diferem uma pessoa da outra - Comportamento das pessoas em grupos ( Normas de conduta, grupos formais e informais) Sindicatos

3 1908: “humanistas” Henry Gant – trabalhadores são seres humanos, não máquinas.
Estudo do fator humano no papel do gerente: as organizações são sistemas cooperativos Psicologia Industrial: - Relações humanas - Processo de supervisão e liderança - Comunicação - Satisfação no trabalho

4 Escola das relações humanas:
Experiemento de Hawthorne (Mayo) Conclusões: 1. O nível de produção é resultante da interação social 2. Comprotamento social dos empregados 3. Recompensas e Sanções sociais 4. Grupos Informais 5. Relações Humanas 6. Importância do conteúdo do cargo 7. Ênfase nos aspectos emocionais

5 Os métodos de trabalho visam à eficiência e não a cooperação
Os métodos de trabalho visam à eficiência e não a cooperação. A cooperação humana não é resultado das determinações legais ou da lógica organizacional. Mayo defende os seguintes pontos de vista: * O trabalho é uma atividade tipicamente grupal * O Operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social * O ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto”, de “ser reconhecido” * A civilização industrializada traz como consequência a desintegração dos grupos primários

6 Funções básicas da organização:
- Produzir bens ou serviços: função econômica que busca o equilíbrio externo. - Distribuir satisfações entre seus participantes: função social que busca o equilíbrio interno da organização. Decorrência da teoria das Relações Humanas - A Influência da Motivação humana - Necessidade humanas básicas: fisiológicas, psicológicas e auto-relaização - Liderança ( Autocrático Participativo) - Comunicação - A organização Informal - A dinâmica do Grupo

7 Apreciação Crítica da teoria das Relações Humanas (algumas)
- Oposição Cerrada à teoria clássica - Concepção ingênua e romântica do operário - Limitação do campo experimental - Ênfase nos grupos informais - Enfoque manipulativo das Relações Humanas

8 A teoria das Relações Humanas abriu novos horizontes à teoria administrativa:
1. Equação Humana: o sucesso das organizações depende diretamente das pessoas 2. Novo papel do administrador: comunicar, liderar, motivar e conduzir as pessoas

9 Cultura Organizacional
Normas informais de conduta, hábitos, crenças, valores e preconceitos Clima organizacional: medida de como as pessoas se sentem em relação a organização: - satisfação - Insatisfação - Indiferença

10 Hierarquia das necessidades de Maslow

11 Hierarquia das necessidades de Maslow
- Estado motivacional permanente - Só se atinge um estado de total satisfação por certo período de tempo - Quando um desejo é satisfeito outro surge no lugar

12 Teoria dos dois fatores de Herzberg – fatores higiênicos e motivacionais
- Dirigiu sua atenção apenas aquelas motivações que se relacionam com a realização do trabalho - As mais básicas: insatisfação potencial - Somente os níveis mais elevados considerados por Maslow são tidos como realmente motivadores.

13 McGregor – Teoria da Participação
As tentativas para se influir no comportamento de indivíduos estão baseadas em suposições, generalizações e hipóteses relativas a natureza humana. O Comportamento humano varia de maneira considerável, mas existem dois pontos de visa com características próprias: Teoria X – mecanicista e pragmática: O ser humano médio tem versão ao trabalho Por isso, precisam ser obrigados, controlados, intimidados com punição. Prefere ser dirigido, evita responsabilidade, pouca ambição e deseja segurança. “O trabalho produtivo é uma forma artificial de comportamento para a maioria dos indivíduos e alguma pressão deve ser estabelecida.

14 Teoria Y – A integração dos objetivos
O esforço físico e mental despendido no trabalho é tão natural como o despendido em recreação e repouso. O controle externo ou os regulamentos não são os únicos meios para dirigir esforços ( o homem exerce auto-controle e auto direção) O Homem aprende em condições adequadas, a não só aceitar mas também a procurar responsabilidades É característica das pessoas a capacidade de exercer imaginação, talento, espírito criador na solução de problemas Organização: propiciar oportunidades para estimular a consciência da realização do desenvolvimento pessoal

15 MOTIVAÇÃO: Teoria e Prática
A teoria é apresentada de maneira bastante genérica Cientista tem sugerido técnicas: - Expansão dos cargos e responsabilidades - Rotação de cargos - Horário Flexível - Benefícios (caixa de sugestões) - Saber que seu trabalho é importante - Elogios.


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