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Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU

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Apresentação em tema: "Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
Das Novas Relações Humans OU Do Comportamental Organizacional OU Behaviorista

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3 ROTEIRO As Origens da Teoria Comportamental.
As Novas Proposições sobre Motivação Humana. Os Estilos de Administração. A Organização como um Sistema Social Cooperativo. O Processo Decisório. O Comportamento Organizacional. O Conflito entre objetivos organizacionais e individuais. As Novas Proposições sobre Liderança. Apreciação Crítica da Teoria Comportamental

4 ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL
OPOSIÇÃO às escolas anteriores. Visão romântica da TRH. CRÍTICA AO ‘MODELO DE MÁQUINA’. 1947: O COMPORTAMENTO ADMINISTRATIVO. SIMON, Herbert A. TEORIAS DE MOTIVAÇÃO.

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6 PRINCIPAL IDEALIZADOR
15 Jun Feb 2001 Sociólogo americano. Pioneiro no desenvolvimento da intelgência artificial. 1956, com Allen Newell, Simon produziu um programa para computador: The Logic Theorist, que descobria provas de teoremas geométricos. Conhecido pelas contribuiçÕes em psicologia, matemática, estatística e pesquisa. Ganhou em 1978 Prêmio Nobel em Economia. Para Simon, administração é igual a tomar decisões.

7 CONTRIBUIÇÕES

8 Figura 13.4. Hierarquia de Necessidades
Auto-Realização Estima Auto-realização Auto-desen- volvimento Excelência pessoal Competência Expertise Sociais Satisfação do ego Orgulho Status e prestígio Auto-respeito Reconhecimento Confiança Progresso Apreciação Admiração dos colegas Segurança Relacionamento Amizade Aceitação Afeição Compreensão Consideração Fisiológicas Segurança Proteção contra: Perigo Doença Incerteza Desemprego Alimento Repouso Abrigo Sexo

9 Hierarquia das Necessidades (Maslow) e Como satisfazê-las
Trabalho criativo e desafiante Diversidade e autonomia Participação nas decisões Responsabilidade por resultados Orgulho e reconhecimento Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Chefe amigável Condições seguras de trabalho Remuneração e benefícios Estabilidade no emprego Intervalos de descanso Conforto físico Horário de trabalho razoável Necessidades de Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas Necessidades Secundárias Primárias

10 Fatores Motivacionais ou
TEORIA DOS DOIS FATORES DE Herzberg “Os fatores higiênicos apenas evitam a insatisfação, mas não provoca motivação.” (ANDRADE e AMBIONI, 2007, p. 125). Fatores Motivacionais ou Intrínsecos Fatores Higiênicos ou Extrínsecos Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo): Trabalho em si. Realização. Reconhecimento Progresso profissional. Responsabilidade. Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa): Condições de trabalho. 2. Administração da empresa. 3. Salário. 4. Relações com o supervisor. 5. Benefícios e serviços sociais.

11 O trabalho em si MOTIVACIONAIS Responsabilidade Promoção Crescimento
Hierarquia das Necessidades (Maslow) e HERZBERG Necessidades de Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas MOTIVACIONAIS O trabalho em si Responsabilidade Promoção Crescimento Reconhecimento Status Relações interpessoais Colegas e subordinados HIGIÊNICOS Itens técnicos: Políticas Segurança no cargo Condições físicas do trabalho, Salário QVT

12 Teoria X e Teoria Y de Mc Gregor: 2 estilos de administrar
Teoria X (tradicional) Teoria Y (moderna) As pessoas são indolentes e Falta-lhes ambição e evitam o trabalho. 3. Resistem às mudanças 4. Sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina. As pessoas gostam de atividade. As pessoas não são passivas. Têm motivação e potencial de desenvolvimento. Aceitam responsabilidade. Têm imaginação e criatividade. A Administração é um processo de dirigir esforços das pessoas 2. As pessoas devem ser persuadidas e motivadas. 3. As pessoas devem receber incentivos econômicos como recompensa. A Administração é um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção dos objetivos organizacionais e pessoais. 2. A tarefa da Administração é criar condições organizacionais através das quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais.

13 DESEMPENHO DA EQUIPE Realiza o mínimo Realiza o máximo É comandado
Y X Realiza o mínimo É comandado Pensa em si Resiste à mudança Avaliado pelo superior Não há espaço para criatividade Administrar é controlar o empregado Realiza o máximo Tem iniciativa Pensa na empresa Incentiva a mudança Auxiliado pelo superior na avaliação Há espaço para criatividade Administrar é dispor de recursos para empregados

14 Teoria Z de William Ouchi
MODELO DE ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA Emprego estável Pouca especilaização 3. Avaliação constante de desempenho e promoção lenta Igualdade nas relações Democracia e participação nas decisões Pessoas maior patrimômio da empresa

15 SISTEMAS Fatores Higiênicos ou Extrínsecos
SISTEMAS ADMINISTRATIVOS DE LIKERT SISTEMAS Fatores Higiênicos ou Extrínsecos SISTEMA I: AUTORITÁRIO- COERCITIVO (pessoal com pouca qualificação Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa): Condições de trabalho. 2. Administração da empresa. 3. Salário. 4. Relações com o supervisor. 5. Benefícios e serviços sociais.

16 Apreciação Crítica da Teoria Comportamental
Ênfase nas pessoas. Abordagem mais descritiva e menos prescritiva. Profunda reformulação na filosofia administrativa. Dimensões bipolares da Teoria Comportamental. A relatividade das Teorias de Motivação. Influência das ciências do comportamento sobre a Administração. A organização como um sistema de decisões. Visão tendenciosa.

17 REFERÊNCIAS CHIAVENATO OLIVEIRA


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