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Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU Das Novas Relações Humans OU Do Comportamental Organizacional OU Behaviorista.

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1 Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU Das Novas Relações Humans OU Do Comportamental Organizacional OU Behaviorista

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3 As Origens da Teoria Comportamental. As Novas Proposições sobre Motivação Humana. Os Estilos de Administração. A Organização como um Sistema Social Cooperativo. O Processo Decisório. O Comportamento Organizacional. O Conflito entre objetivos organizacionais e individuais. As Novas Proposições sobre Liderança. Apreciação Crítica da Teoria Comportamental ROTEIRO

4 ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL OPOSIÇÃO às escolas anteriores. Visão romântica da TRH. CRÍTICA AO MODELO DE MÁQUINA. 1947: O COMPORTAMENTO ADMINISTRATIVO. SIMON, Herbert A. TEORIAS DE MOTIVAÇÃO.

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6 PRINCIPAL IDEALIZADOR 15 Jun Feb 2001 Sociólogo americano. Pioneiro no desenvolvimento da intelgência artificial. 1956, com Allen Newell, Simon produziu um programa para computador: The Logic Theorist, que descobria provas de teoremas geométricos. Conhecido pelas contribuiçÕes em psicologia, matemática, estatística e pesquisa. Ganhou em 1978 Prêmio Nobel em Economia. Para Simon, administração é igual a tomar decisões.

7 CONTRIBUIÇÕES

8 Figura Hierarquia de Necessidades Alimento Repouso Abrigo Sexo Relacionamento Amizade Aceitação Afeição Compreensão Consideração Segurança Proteção contra: Perigo Doença Incerteza Desemprego Satisfação do ego Orgulho Status e prestígio Auto-respeito Reconhecimento Confiança Progresso Apreciação Admiração dos colegas Auto-realização Auto-desen- volvimento Excelência pessoal Competência Expertise Fisiológicas Segurança Auto-Realização Estima Sociais

9 Hierarquia das Necessidades (Maslow) e Como satisfazê-las Necessidades Secundárias Necessidades Primárias Necessidades de Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas Trabalho criativo e desafiante Diversidade e autonomia Participação nas decisões Responsabilidade por resultados Orgulho e reconhecimento Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Chefe amigável Condições seguras de trabalho Remuneração e benefícios Estabilidade no emprego Intervalos de descanso Conforto físico Horário de trabalho razoável

10 TEORIA DOS DOIS FATORES DE Herzberg Fatores Motivacionais ou Intrínsecos Fatores Motivacionais ou Intrínsecos Fatores Higiênicos ou Extrínsecos Fatores Higiênicos ou Extrínsecos Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo): 1.Trabalho em si. 1.Realização. 1.Reconhecimento 1.Progresso profissional. 1.Responsabilidade. Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo): 1.Trabalho em si. 1.Realização. 1.Reconhecimento 1.Progresso profissional. 1.Responsabilidade. Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa): 1.Condições de trabalho. 2. Administração da empresa. 3.Salário. 4. Relações com o supervisor. 5. Benefícios e serviços sociais. Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa): 1.Condições de trabalho. 2. Administração da empresa. 3.Salário. 4. Relações com o supervisor. 5. Benefícios e serviços sociais. Os fatores higiênicos apenas evitam a insatisfação, mas não provoca motivação. (ANDRADE e AMBIONI, 2007, p. 125).

11 Hierarquia das Necessidades (Maslow) e HERZBERG O trabalho em si Responsabilidade Promoção Crescimento O trabalho em si Responsabilidade Promoção Crescimento Reconhecimento Status Reconhecimento Status Relações interpessoais Colegas e subordinados Relações interpessoais Colegas e subordinados Condições físicas do trabalho, Salário QVT Condições físicas do trabalho, Salário QVT Necessidades de Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas MOTIVACIONAIS Itens técnicos: Políticas Segurança no cargo Itens técnicos: Políticas Segurança no cargo HIGIÊNICOS

12 1.As pessoas são indolentes e 2.Falta-lhes ambição e evitam o trabalho. 3.Resistem às mudanças 4.Sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina. 1.As pessoas são indolentes e 2.Falta-lhes ambição e evitam o trabalho. 3.Resistem às mudanças 4.Sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina. Teoria X (tradicional) Teoria X e Teoria Y de Mc Gregor: 2 estilos de administrar 1.As pessoas gostam de atividade. 2.As pessoas não são passivas. 3.Têm motivação e potencial de desenvolvimento. 4.Aceitam responsabilidade. 5.Têm imaginação e criatividade. 1.As pessoas gostam de atividade. 2.As pessoas não são passivas. 3.Têm motivação e potencial de desenvolvimento. 4.Aceitam responsabilidade. 5.Têm imaginação e criatividade. 1.A Administração é um processo de dirigir esforços das pessoas 2.As pessoas devem ser persuadidas e motivadas. 3. As pessoas devem receber incentivos econômicos como recompensa. 1.A Administração é um processo de dirigir esforços das pessoas 2.As pessoas devem ser persuadidas e motivadas. 3. As pessoas devem receber incentivos econômicos como recompensa. 1.A Administração é um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção dos objetivos organizacionais e pessoais. 2.A tarefa da Administração é criar condições organizacionais através das quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais. 1.A Administração é um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção dos objetivos organizacionais e pessoais. 2.A tarefa da Administração é criar condições organizacionais através das quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais. Teoria Y (moderna)

13 DESEMPENHO DA EQUIPE Realiza o mínimo É comandado Pensa em si Resiste à mudança Avaliado pelo superior Não há espaço para criatividade Administrar é controlar o empregado Realiza o máximo Tem iniciativa Pensa na empresa Incentiva a mudança Auxiliado pelo superior na avaliação Há espaço para criatividade Administrar é dispor de recursos para empregados X Y

14 1.Emprego estável 2.Pouca especilaização 3.Avaliação constante de desempenho e promoção lenta 4.Igualdade nas relações 5.Democracia e participação nas decisões 6.Pessoas maior patrimômio da empresa 1.Emprego estável 2.Pouca especilaização 3.Avaliação constante de desempenho e promoção lenta 4.Igualdade nas relações 5.Democracia e participação nas decisões 6.Pessoas maior patrimômio da empresa Teoria Z de William Ouchi MODELO DE ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

15 SISTEMAS ADMINISTRATIVOS DE LIKERT SISTEMAS Fatores Higiênicos ou Extrínsecos Fatores Higiênicos ou Extrínsecos SISTEMA I: AUTORITÁRIO- COERCITIVO (pessoal com pouca qualificação SISTEMA I: AUTORITÁRIO- COERCITIVO (pessoal com pouca qualificação Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa): 1.Condições de trabalho. 2. Administração da empresa. 3.Salário. 4. Relações com o supervisor. 5. Benefícios e serviços sociais. Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa): 1.Condições de trabalho. 2. Administração da empresa. 3.Salário. 4. Relações com o supervisor. 5. Benefícios e serviços sociais.

16 Apreciação Crítica da Teoria Comportamental 1.Ênfase nas pessoas. 2.Abordagem mais descritiva e menos prescritiva. 3.Profunda reformulação na filosofia administrativa. 4.Dimensões bipolares da Teoria Comportamental. 5.A relatividade das Teorias de Motivação. 6.Influência das ciências do comportamento sobre a Administração. 7.A organização como um sistema de decisões. 8.Visão tendenciosa. 1.Ênfase nas pessoas. 2.Abordagem mais descritiva e menos prescritiva. 3.Profunda reformulação na filosofia administrativa. 4.Dimensões bipolares da Teoria Comportamental. 5.A relatividade das Teorias de Motivação. 6.Influência das ciências do comportamento sobre a Administração. 7.A organização como um sistema de decisões. 8.Visão tendenciosa.

17 REFERÊNCIAS CHIAVENATO OLIVEIRA


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