A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas."— Transcrição da apresentação:

1 é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.

2 DIRIGIR: uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem. TAREFA: é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo; serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho de qualquer trabalho.

3 Ordens ou Instruções (transmitir decisões aos subordinados): são dadas ou emitidas pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando o que lhe foi determinado.

4 ordens gerais = obrigação de todos os empregados da empresa. ordens específicas = competência de um ou de poucos empregados da empresa.

5 ordens orais (verbais) = ordens dadas de viva voz aos executores. ordens escritas = ordens dadas por escrito aos executores.

6 (do Latim moveres, mover) denomina em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento.

7 A principal questão da psicologia da motivação é "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações"

8 Conceitos básicos Motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros

9 A motivação pode ser analisada a partir de duas perspectivas diferentes:

10 "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações" Ver o processo motivacional como impulso significa dizer que instintos e pulsões são a força propulsora da ação.

11 Exemplo desse tipo de motivação é a fome: A necessidade de alimento gera a fome que exige uma resolução através do comer. Assim necessidades internas geram no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida

12 No caso do aprendizado, por exemplo, o objetivo se encontra num estado futuro, em que o indivíduo possui determinado saber. Esse estado final como que atrai o indivíduo - a motivação como atração, como força que puxa, atrai.

13 Uma compreensão da motivação como força atratora não pode deixar de levar em conta as preferências individuais, uma vez que diferentes pessoas vêem diferentes objetivos como mais ou menos desejáveis.

14 Abraham Maslow, apresentou uma teoria de motivação, segundo qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência.

15

16 Necessidades fisiológicas Neces- sidade de Auto-realização Necessidades de estima Necessidades sociais Necessidades de segurança NECESSIDADES SECUNDÁRIAS NECESSIDADES PRIMÁRIAS

17 Necessidades fisiológicas Auto- realização Estima Sociais Segurança Trabalho criativo e desafiante Diversidade e autonomia Participação nas decisões Responsabilidade por resultado Orgulho e reconhecimento Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Gerente amigável Condições seguras no trabalho Remuneração e benefícios Estabilidade de emprego Interação de descanso Conforto físico Horário de trabalho razoável

18 fisiológicas Auto- realização Estima Sociais Segurança Alimento Repouso Abrigo Sexo Segurança Proteção Contra o perigo Doença Incerteza Desemprego Relacionamento Amizade Aceitação Afeição Compreensão Consideração Responsabilidade por resultado. Orgulho e reconhecimento Promoções. Auto-realização Auto-desen- volvimento Excelência Pessoal Competência Expertise

19 Resultam em Necessidades ou expectativas Metas desejadas Força direcional Realização Retorno (ou feedback) Para alcançar Que provêem


Carregar ppt "É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google