A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na"— Transcrição da apresentação:

1 “é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
DIREÇÃO “é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”

2 DIREÇÃO DIRIGIR: uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem. TAREFA: é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo; serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho de qualquer trabalho.”

3 Principais meios de direção empresarial:
Ordens ou Instruções (transmitir decisões aos subordinados): são dadas ou emitidas pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando o que lhe foi determinado.

4 Dois aspectos principais devem ser
DIREÇÃO Dois aspectos principais devem ser mencionados a respeito das ordens de serviços: QUANTO À AMPLITUDE ordens gerais = obrigação de todos os empregados da empresa. ordens específicas = competência de um ou de poucos empregados da empresa.

5 DIREÇÃO QUANTO À FORMA ordens orais (verbais) = ordens dadas de viva voz aos executores. ordens escritas = ordens dadas por escrito aos executores.

6 É o impulso interno que leva à ação.
MOTIVAÇÃO (do Latim moveres, mover) denomina em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. É o impulso interno que leva à ação.

7 "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?"
MOTIVAÇÃO A principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?" "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações"

8 Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba
MOTIVAÇÃO Conceitos básicos Motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros

9 Como impulso e como atração.
MOTIVAÇÃO A motivação pode ser analisada a partir de duas perspectivas diferentes: Como impulso e como atração.

10 COMO IMPULSO MOTIVAÇÃO
Ver o processo motivacional como impulso significa dizer que instintos e pulsões são a força propulsora da ação. COMO IMPULSO "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações"

11 COMO IMPULSO MOTIVAÇÃO Exemplo desse tipo de motivação é a fome:
Assim necessidades internas geram no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida COMO IMPULSO Exemplo desse tipo de motivação é a fome: A necessidade de alimento gera a fome que exige uma resolução através do comer.

12 COMO ATRAÇÃO MOTIVAÇÃO
No caso do aprendizado, por exemplo, o objetivo se encontra num estado futuro, em que o indivíduo possui determinado saber. Esse estado final como que atrai o indivíduo - a motivação como atração, como força que puxa, atrai.

13 MOTIVAÇÃO COMO ATRAÇÃO
Uma compreensão da motivação como força atratora não pode deixar de levar em conta as preferências individuais, uma vez que diferentes pessoas vêem diferentes objetivos como mais ou menos desejáveis. COMO ATRAÇÃO Um mesmo objetivo pode ser buscado por diferentes pessoas por diferentes razões: uma deseja mostrar seu desempenho, outra anseia ter influência sobre outras pessoas (poder), etc.

14 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
MOTIVAÇÃO HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW Abraham Maslow, apresentou uma teoria de motivação, segundo qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência.

15 MOTIVAÇÃO 1 – necessidades fisiológicas: 2 – necessidades de segurança: 3 – necessidades sociais: 4 – necessidades de estima: 5 – necessidades de auto-realização:

16 A hierarquia das necessidades, segundo Maslow
sidade de Auto-realização NECESSIDADES SECUNDÁRIAS Necessidades de estima Necessidades sociais Necessidades de segurança NECESSIDADES PRIMÁRIAS Necessidades fisiológicas

17 A hierarquia das necessidades humanas e os meios de satisfação
Trabalho criativo e desafiante Diversidade e autonomia Participação nas decisões Auto- realização Responsabilidade por resultado Orgulho e reconhecimento Promoções Estima Amizade dos colegas Interação com clientes Gerente amigável Sociais Condições seguras no trabalho Remuneração e benefícios Estabilidade de emprego Segurança Interação de descanso Conforto físico Horário de trabalho razoável Necessidades fisiológicas

18 A hierarquia de necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO A hierarquia de necessidades de Maslow Auto- realização Estima Auto-realização Auto-desen- volvimento Excelência Pessoal Competência Expertise Sociais Responsabilidade por resultado. Orgulho e reconhecimento Promoções. Segurança Relacionamento Amizade Aceitação Afeição Compreensão Consideração Segurança Proteção Contra o perigo Doença Incerteza Desemprego fisiológicas Alimento Repouso Abrigo Sexo

19 MODELO DE MOTIVAÇÃO Resultam em Para alcançar Necessidades Força Metas
ou expectativas Força direcional Metas desejadas Que provêem Retorno (ou feedback) Realização


Carregar ppt "“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google