A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH"— Transcrição da apresentação:

1 A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Pellini (2000) Pg. 40

2 A concepção de personalidade Aníbal Silveira
Ser único; Suas atitudes, comportamentos e sentimentos são resultado da interação psíquica com o mundo exterior; A interação do ser com o mundo externo vai gradativamente criando uma fronteira entre o eu e o mundo; Percepção cada vez mais próxima do eu real e dos próprios limites, e da individualidade (lembrar do desenvolvimento infantil até adulto);

3 Teoria Sistêmico - Cognitivista
Modelo compreensivo para explicar o processo de construção das imagens presentes nas respostas dos cartões da Prova de Rorschach; Esta teoria especifica um modelo de funcionamento psíquico em que existem três grupos de funções que serão rigorosamente analisada pela Prova de Rorschach:

4 DIMENSÕES Afetividade Conação Inteligância

5 Teoria Sistêmico - Cognitivista
A presente teoria fala de processos psíquicos como: Percepção; Memória; Representação; Emoção; Intencionalidade.

6 Estes fatores apresentam-se como partes do sistema funcional do sujeito;
Estes fatores se organizam no decurso da história do sujeito; Assim, a união dos fatores apresentados associados a história do sujeito, sua época, cultura etc. refletem o autor chama de: “Funcionamento Psíquico”.

7 Dimensão Afetiva Funções básicas da personalidade como: instintos e sentimentos; Ambos estimulam o ser humano constantemente a satisfazer as necessidades da própria existência e da espécie; Ainda, mantém ativo o interesse em ampliar suas relações interpessoais.

8 FUNÇÃO (INSTINTO E SENTIMENTO)
Estimular o contato com a realidade externa; Manter a sobrevivência individual; Manter a sobrevivência da espécie. QUALIDADE DOS INSTINTOS Sexual; Nutritivo; Aprovação; Manutenção da vida.

9 FUNÇÃO da DIMENSÃO SENTIMENTO
Sociabilidade; O sentimento é expresso nas relações interpessoais; Tal aspecto é formulado a partir da formulação cognitiva sobre si próprio e sobre o outro; O sentimento faz com que o sujeito se torne um ser social.

10 Desta Forma... Todo indivíduo bem adaptado ao meio manifesta no comportamento tanto o que diz respeito aos impulsos referentes à sua individualidade quanto aos sentimentos que se referem à individualidade.

11 Dimensão Conação Do latim conatus; “executo”;
Concepção: executo a partir da intenção, de um objetivo; É o setor de funções que antecedem o comportamento explícito e dirigem o trabalho mental, ou seja, Aparece na capacidade de perceber, adaptar-se e comunicar-se com o meio;

12 União e execução das dimensões afetivas e intelectuais;
Na esfera CONAÇÃO existem três funções básicas:

13 CONAÇÃO MANUTENÇÃO INIBIÇÃO INICIATIVA

14 Iniciativa – elemento subjetivo que desencadeia a ação explícita ou estimula a percepção e o raciocínio; Manutenção – preside a estabilidade, mantém a atenção, quer dando continuidade aos atos, quer mantendo o raciocínio ou a observação; Inibição – seleciona as reações mais adequadas refreando os impulsos não pertinentes.

15 IMPORTANTE Toda ação implica uma motivação.
Por tanto é fundamental que exista no funcionamento humano a HARMONIA CONATIVA, ou seja, Harmonia entre: iniciativa, manutenção e inibição.

16 Importante: raciocínio exigido para interpretação da CONAÇÃO
O predomínio da manutenção, também lido como perseverança, associada a iniciativa, também lida como coragem e com pouca inibição, também lida como prudência, resulta em traços de personalidade como: teimosia, agressividade, paixão;

17 O predomínio da manutenção, associada a inibição, e com pouca inibição, resulta traços de personalidade como: indecisão, fuga da responsabilidade .

18 Dimensão Intelectual É o setor das funções psíquicas que estabelece a observação, a adaptação lógica e captação dos fenômenos externos e subordina o trabalho mental às exigências da realidade externa, também chamada de concreta e objetiva. As funções intelectuais que presidem a captação dos dados da realidade são:

19 FUNÇÕES INTELECTUAIS OBSERVAÇÃO ELABORAÇÃO COMUNICAÇÃO

20 FUNÇÃO DA DIMENSÃO INTELECTUAL
Principal – captação da realidade concreta por: Observação Concreta: Raciocínio indutivo (do geral para o particular) e abstrata= Raciocínio dedutivo (do particular para o geral); Elaboração: generalização e sistematização Comunicação: mímica, gráfica ou abstrata.

21 Conclusão O emprego das três dimensões, afetiva, conativa e intelectual é fundamental a TODO comportamento humano, durante o processo de desenvolvimento de relações interpessoais e de amadurecimento mental determina o caráter do sujeito.

22 Prova de Rorschach

23 LEITURA PRÓXIMA AULA Avaliação Psicológica para porte de arma de fogo: Contribuições da prova de Rorschach dois últimos textos da apostila. Texto: II Considerações sobre a prova de Rorschach – pg. 35 III A Teoria da Personalidade da Prova de Rorschach


Carregar ppt "A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google