A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligência Emocional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligência Emocional"— Transcrição da apresentação:

1

2 Inteligência Emocional
Habilidade individual para perceber, clarificar e gerir as nossas emoções e as emoções dos outros de forma a facilitar os processos cognitivos e promover o crescimento pessoal e intelectual (Salovey et al., 1995) Habilidade individual para reparar os estados emocionais negativos e manter os positivos (Queirós et al., 2005) Capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros (Salovey e Mayer, 2000)

3 Quatro domínios da IE Percepção das emoções – identificação de sentimentos por estímulos Uso das emoções – capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio Entender as emoções – captar variações emocionais nem sempre evidentes Controle e Gestão (transformação) da emoção – aptidão para lidar com os próprios sentimentos

4 Inteligência Emocional
Pode ser desenvolvida nas crianças, tanto de forma individual como colectiva em pequenos grupos, através de uma série de exercícios simples e práticos para cada habilidade emocional básica A IE influi de forma decisiva na adaptação social e psicológica dos alunos, no seu bem-estar emocional e, inclusive, nos seus (in)sucessos Ajudar os alunos a desenvolver a sua IE pode constituir um factor preponderante para a diminuição de comportamentos e atitudes de indisciplina, agressividade e de desmotivação, contribuindo para um maior sucesso escolar

5 Foi alvo de uma investigação de mestrado
Clube IE de S. J. Madeira Foi alvo de uma investigação de mestrado 2 grupos: experimental (35 alunos) e de controle (68 alunos) Procurou: Medir o nível de IE dos alunos que frequentaram o clube e dos alunos q não o frequentaram Medir o grau Perturbação do Comportamento (agressividade e indisciplina) na sala de aula nos dois grupos Medir o sucesso escolar dos alunos

6 Clube IE de S. J. Madeira Resultados
O treino de competências emocionais realizado no Clube de IE: Aumentou o nível de IE Diminuiu os comportamentos de agressividade Diminuiu os comportamentos de indisciplina Aumentou o sucesso escolar dos alunos

7 Projecto Inteligência Emocional na Escola Aprender a Ser Feliz

8 Objectivos Ajudar os alunos a desenvolver a sua IE, ou seja a capacidade para perceber, compreender, usar, e regular as suas emoções e as dos outros de uma forma natural Proporcionar aos alunos a construção dos conhecimentos necessários ao permanente processo de crescimento emocional e intelectual Fornecer ferramentas úteis para o bem-estar físico, emocional e mental Desenvolver as seguintes habilidades: Perceber, valorizar e expressar emoções com exactidão Gerar sentimentos que facilitem o pensamento Compreender as emoções e o conhecimento emocional Gerir as emoções promovendo um crescimento emocional e intelectual

9 Conteúdos Teóricos Conceitos básicos sobre o que são as emoções e o que é a IE Práticos Atenção e percepção das nossas emoções Conhecimento das nossas emoções Regular as nossas emoções Percepção emocional interpessoal Compreender os outros (empatia) Regular as emoções nos outros

10 Inteligência Emocional
Metodologia Desenvolvimento das habilidades emocionais básicas Técnicas de relaxamento Exercícios respiratórios Risoterapia Desenvolvimento de estratégias orientadas para a manutenção do equilíbrio emocional Recursos Par pedagógico – 1 professor e 1 psicólogo Grupo máximo de 20 alunos Sala de aula Sessões semanais de 90 minutos


Carregar ppt "Inteligência Emocional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google