A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que significa afetividade/ afeto?...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que significa afetividade/ afeto?..."— Transcrição da apresentação:

1 O que significa afetividade/ afeto?...

2

3

4 Toda criança tem uma necessidade natural de ser amada
Toda criança tem uma necessidade natural de ser amada. O afeto que ela recebe ou não, determina em parte, seu comportamento futuro em relação aos outros. Quando a criança é privada de relações afetivas pode desenvolver graves perturbações e até mesmo comportamentos agressivos ou apáticos como a falta de interesse do aluno frente às atividades e aos conteúdos apresentados......

5 E na escola; como se dá essa relação? Esse sentimento?
No ambiente escolar, a relação de afetividade também se faz presente e se modifica ao longo dos anos. Nas séries iniciais o apoio afetivo é dado principalmente pelo professor, com o passar do tempo as relações sociais vão se modificando e a criança passa a se amparar cada vez mais em seus colegas e amigos da mesma faixa etária.

6 Nessa relação o mais importante é a aprendizagem, o ato de aprender.....

7 Aprendizagem..... Aprender a aprender.....
A aprendizagem é entendida como construção de conhecimentos. É prioridade no processo, onde os alunos são ativos. Não importa apenas a quantidade de informação que possuímos, mas sim a competência em ser, fazer, compreender, questionar e refletir as possibilidades de continuar fazendo. Aprender não é copiar ou reproduzir a realidade, mas elaborar uma apresentação pessoal sobre um conteúdo ou objeto da realidade. Não há aprendizagem sem conteúdos, os conhecimentos não são estáticos e permitem a construção de outros.

8 Os conhecimentos resultam de um processo de construção interno, no qual as crianças pensam e refletem no que desejam conhecer, pois segundo RCNEI (1998, p. 21), “as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”. O pensamento de desenvolve também por meio da interação social, no qual conflito e interações são indispensáveis. Neste contexto, aprender a brincar, a falar, a ler, escrever e a efetuar cálculos são cruciais para o desenvolvimento da competência de pensar.

9 Aprendizagem significativa e a construção do conhecimento....
Os conhecimentos precisam ser funcionais, isto é, devem ser efetivamente utilizados pelos alunos. Os assuntos trabalhados com os alunos devem guardar relações especificas com a lógica e os níveis específicos de um conhecimentos das mesmas. O papel do professor se resume ao de um mediador entre os alunos e os saberes que para eles são interessantes. A partir dos próprios interesses e motivações dos mesmos.

10 E como garantir aprendizagens significativas?

11 Para que realmente aconteça uma aprendizagem significativa é preciso.......
MOTIVAÇÃO...... O que entendemos por motivação? Tudo aquilo que liga os atos aos motivos que o impulsionam. Aquilo que motiva, emergia psicológica que estimula o ser humano para determinar uma realizada ação.

12 Motivação e Aprendizagem

13 Em educação podemos dizer que motivação é tudo aquilo que desperta no aluno o desejo de aprender algo novo.

14 Valorize e estimule a participação de seus alunos.

15 Desafie seus alunos em suas aulas expositivas.

16 Mostre como o conteúdo pode ser aplicado na vida real, explicando sempre os objetivos da atividade. Use recursos visuais, como desenhos, fotos, gráficos, objetos

17 Estabeleça metas individuais
Estabeleça metas individuais. Isso permite que os alunos desenvolvam seu próprio critério de sucesso

18 Comece a confiar em suas capacidades. acredita que ele PODE FAZER,
Dê atenção. Mostre ao aluno que você se importa com o progresso dele. Comece a confiar em suas capacidades. Diga a ele e que você acredita que ele PODE FAZER, que ele consegue.

19

20 Para refletirmos

21 A sala de aula não é um exército de pessoas caladas nem um teatro onde o professor é o único ator e os alunos, espectadores passivos. Todos são atores da educação. A educação deve ser participativa. Em minha opinião, um quinto do tempo escolar deveria ser gasto com os alunos dando aulas na frente da classe. Os professores relaxariam nesse período, e os alunos se comprometeriam com a educação, desenvolveriam capacidade crítica, raciocínio esquemático, superariam a fobia social.

22 Peço aos mestres para darem especial atenção aos alunos tímidos
Peço aos mestres para darem especial atenção aos alunos tímidos. Eles têm diversos graus de fobia social, de expressar suas idéias em público. Estamos fabricando uma massa de jovens tímidos. Os tímidos falam pouco, mas pensam muito e, às vezes, se atormentam com seus pensamentos. Já disse, os tímidos costumam ser ótimos para os outros, mas péssimos para si mesmos. São éticos e preocupados com a sociedade, mas não cuidam da sua qualidade de vida.

23 [ http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/57870.html ]
Os educadores são escultores da emoção. Eduquem olhando nos olhos, eduquem com gestos: eles falam tanto quanto as palavras. Sentar em forma de ferradura ou em círculo aquieta o pensamento, melhora a concentração, diminui a ansiedade dos alunos. O clima da classe fica agradável e a interação social dá um grande salto." (Texto de Augusto Cury) [ ]

24 “Idéias e palavras podem
mudar o mundo” (Professor John Keating, personagem de Robin Williams no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” do diretor Peter Weir) .


Carregar ppt "O que significa afetividade/ afeto?..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google