A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
COSMOVISÃO O que é o mundo? Como o mundo se organiza? Qual o papel do ser humano no mundo? O que é “conhecimento”? O que é aprender? Como o ser humano aprende? O que deve ser ensinado? Para que deve ser ensinado? Onde estamos, o que somos e para onde vamos? Todo processo educativo possui um projeto a ser realizado de acordo com uma “cosmovisão”; Compreender a “minha” cosmovisão, permite que faça escolhas consciêntes e coerentes com esta cosmovisão.

2 ALFABETIZAÇÃO O que é alfabetização?
É o processo de aquisição e uso competente da linguagem escrita. 2. O que é usar competentemente a língua escrita? Ser capaz de ler com compreensão e escrever com autonomia diferentes tipos de textos. 3. Mas existem diversas formas de textos, com diferentes graus de complexidade? Por isso mesmo o processo de alfabetização inicia-se muito antes do domínio das letras, palavras, sons e extende-se por toda vida.

3 Quando devemos começar a alfabetização da criança?
O processo da alfabetização da criança começa desde de que ela convive com a lingua escrita, em um ambiente chamado “letrado” apesar de ser muitas vezes ignorado pelas escolas. 2. Mas tem uma hora de sistematizar tudo isso? Primeiro:ofertar,encantar,inserir,compartilhar, Segundo: desejar,necessitar, querer, gostar, Terceiro: conhecer, aprender, usar, Você pode atropelar estas etapas; e muitas vezes somos atropelados no nosso direito de conhecer, mas o que isso realmente produz lá na frente? O que realmente ensinamos?

4 3. Não existe então uma idade “certa” para aprender a ler e escrever?
Para muitos sim. Como existe a cultura “certa”, a lingua “certa”, o corpo “certo”. Para outros o que existe é a história, o caminho singular de cada sujeito, que precisa ser conhecido e respeitado. 4. Então é “normal” uma criança ficar 5, 8, 10 anos na escola e não aprender a ler e a escrever? Não. Não podemos achar “normal” que uma criança passe 10 anos na escola e não aprenda. Como não devíamos achar normal que sejam violentadas, espancadas, abandonadas, indesejadas, mas são. Como não devíamos achar “normal” que métodos que já falharam com tantas crianças, que produziram milhares de analfabetos ainda sejam considerados, mas continuamos achando que servem… A normalidade passa longe do mundo “normal”.

5 5. Mas tanta gente não aprendeu a ler e a escrever com esses métodos, fônico, silábico?
Muitos sim. Muitos não. Então os que não aprendem são todos doentes? São todos “casos perdidos”? É preciso mudar a sentença por uma pergunta: por que não aprendem? Mas aprendem outras coisas? Não tem direito de aprender porque não aprendem como os outros? 6. Então qual o melhor método para alfabetizar? O investigativo. A obrigação do educador é conhecer todos os métodos assim como as cosmovisões que os inspiram. A obrigação do educador é conhecer os processos de aprendizagem de seus alunos, e compreender que não são iguais, ou únicos, por isso exigem processos de ensino também diferenciados.

6 7. Existe diferença entre alfabetizar adultos e crianças?
Claro. Assim como existe diferença entre crianças de 5 e 9 anos, adultos jovens, adolescentes, senhoras e senhores. Os interesses, as motivações, os contextos e os textos que interessam a cada sujeito.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google